Arborização Urbana: Reestruturando o meio ambiente nas cidades

Autor: Jéssica de Souza - Data: 16/09/2021

Arborização Urbana



No passado, o êxodo rural ajudou no processo de urbanização no Brasil. Em 1950 deu-se início a uma migração campo-cidade devido às grandes oportunidades no mercado de trabalho que o meio urbano oferecia, principalmente na região sudeste com a industrialização, além da busca pela qualidade de vida, estabilidade, etc. Mas esse rápido crescimento deu origem a cidades que surgiam e/ou cresciam sem nenhum planejamento, ocasionando diversos problemas como os voltados para as questões do meio ambiente.

Os principais problemas estão ligados à flora. Com uma grande concentração da população em um local é necessário abrir espaços para que elas construam locais de moradia e de assistência; com isso acaba ocorrendo o desmatamento da flora local e redução da fauna como consequência. Outros problemas que aparecem são as inundações (que acontecem por acúmulo de lixo e pelas ruas pavimentadas que retiram a drenagem de chuva dos solos), a poluição atmosférica ( consequência da emissão de gases que alteram a qualidade do ar) e aumento da temperatura.

Buscar a Arborização Urbana é reestruturar novamente o meio ambiente nas cidades e, com isso, melhorar a qualidade de vida da população e resolver ao máximo os problemas causados pela urbanização. O plantio de árvores traz diversos benefícios que vão desde o aspecto ecológico até o social; auxiliam na estabilidade dos solos, conforto térmico, qualidade do ar, direcionamento de ventos, abrigo à fauna, reduzem a poluição sonora e o estresse nas pessoas, entre diversos outros benefícios.

Mas para a prática da arborização precisa haver um planejamento/projeto para que não ocorra conflitos com outros equipamentos urbanos (postes, fiação, calhas, muros, calçadas). É necessário fazer a escolha correta das árvores que serão plantadas no local no que diz respeito à espécies que possam trazer sombreamento, serem nativas, que não apresentem riscos à população, não causem danos em ruas e calçadas, etc.


Arborização em vias públicas




Principais pontos ao pensar no projeto de Arborização

Ao pensar em um bom projeto, tanto em áreas verdes (parques, praça) quanto em vias (ruas, avenidas, calçadas), devemos considerar os seguintes pontos:


    - Condições do ambiente;
    - Características das espécies
    - Largura das ruas e das calçadas;
    - Fiação Aérea e subterrânea;
    - Afastamentos;
    - Diversificação das espécies.


Em Condições do meio ambiente entra o caso do desenvolvimento das plantas em seu habitat, as nativas, para que não ocorra problemas como a diferenciação no porte da mesma, floração. Para que elas cresçam saudáveis em seu clima ideal.

A Característica das espécies engloba adquirir o máximo de informações sobre a planta como o seu desenvolvimento, tamanho das flores e dos frutos, resistência do tronco, tamanho e forma das copas, se as raízes são profundas, estética, resistência à pragas e doenças, tipo de folhagem, etc. Atentar-se a esses fatos é importante pois, por exemplo, dependendo do tipo da folhagem (tamanho) ao cair ela pode entupir calhas ou machucar algum pedestre que estiver passando; raízes superficiais podem causar a quebra das calçadas; árvores de porte médio/alto causam problemas na fiação elétrica em vias.

Na Largura das Ruas e Calçadas as recomendações são para evitar arborizar ruas estreitas (normalmente <7m - verificar planilha local). Já nas vias mais largas, antes de definir o porte da árvore, verificar dados como largura da calçada e recuo das edificações para evitar que o volume das copas não atrapalhem a passagem de veículos grandes e entrem em conflito com o loteamento. Observar essa questão também em canteiros centrais das vias.


Arborização em vias públicas




Já o cuidado com a Fiação Aérea e Subterrânea é um dos mais importantes. Na fiação aérea temos a rede de alta tensão e baixa tensão, além da rede telefônica e a TV a cabo; a menor altura delas é de 4,8m e por isso é recomendado não fazer o plantio de árvores na calçada em que elas se encontram ou, se for plantar, optar pelas de pequeno porte (<4m). A fiação subterrânea e redes de esgoto, dependendo da raiz da árvore, podem sofrer com obstruções; por isso que no plantio tem que haver um afastamento das tubulações.


Arborização em vias públicas




O Afastamento se refere às distâncias que as árvores têm que ter uma das outras e com elementos como pontos de ônibus, esquinas, hidrantes, postes de iluminação, semáforos, etc. Geralmente existem tabelas com esses valores de distanciamento nas secretarias de meio ambiente das cidades.


Arborização em vias públicas




Por fim, na Diversificação das espécies, é pensado para que o local não seja um ambiente monótono e possua diferentes pontos focais na paisagem. Mas essa diversificação precisa ser feita de forma consciente trazendo uma uniformidade.

Algumas informações de plantio

O primeiro dado a ser considerado para iniciar o plantio é a escolha das mudas. Elas devem ser saudáveis e com ramificações acima de 1,80m em números de 3 e 4 equilibradas. Além das mudas, tem sido bem comum o plantio de árvores de grande porte que são, em sua maioria, retiradas de um local não adequado e replantadas em condições ideais.

É importante também dar o espaçamento correto entre uma árvore e outra. Esse espaçamento influencia no crescimento, forma do tronco, manejo e custos de produção. O recomendado é saber o diâmetro da copa da árvore e entre as copas deixar um espaço de 1m.

Após demarcar os espaçamentos é aberta uma cova com dimensões calculadas de acordo com o tamanho da muda, recipiente usado e tipo de solo. Devem ser localizadas a uma distância de cerca de 0,50m da sarjeta e ter o solo preparado com adubos de acordo com com sua necessidade. O canteiro ao redor da muda ideal é de 1m2 e para não ficar com a terra exposta é recomendado inserir uma forração para que não seja depositado lixo no local, surjam ervas daninhas e tenha o pisoteio; a grama pode ser usada para a proteção mas corre o risco de serem encontradas fezes de animais.

Muitas vezes são utilizados tutores para auxiliar no direcionamento do crescimento das plantas verticalmente, e o material recomendável para a função são estacas de madeira ou bambu. Eles devem ser enterrados em uma profundidade de 0,50m e com uma pequena distância do tronco da muda; sendo presos por barbantes e sisais. Para ser evitado um possível vandalismo pode ser inserido uma grade de proteção ao redor da muda em materiais como madeira, ferro, etc.

Podas

Diversas vezes a poda é considerada uma atividade com fins estéticos, que podem moldar as plantas em um jardim. Mas, na realidade, existe um um caráter funcional que pode ser desde a uma limpeza (onde os ramos doentes são retirados) até uma solução de plantio inadequado.

Entretanto, essa prática pode gerar problemas se não for feita da maneira adequada, causando uma abertura para entrada de patógenos, descaracterizando a fisiologia das mesmas, entre outras situações.

Mas se a poda for realmente necessária é preciso tomar alguns cuidados como a época da poda da espécie, utilizar equipamentos corretamente, modo de execução, tipo de poda usada e o tratamento que será dado a elas futuramente.

Sempre fique atento à existência de fiações elétricas lembrando de desligar a rede antes de iniciar a atividade, insetos como marimbondos e abelhas, ninhos de pássaros e isolar a área para evitar passagem de pessoas ao redor evitando acidentes.


Podas




Os tipos de poda são classificados de acordo com sua finalidade:

* Poda de formação: quando são retiradas as ramificações que surgem abaixo da altura recomendada para não prejudicar a passagem de pedestres e veículos;

* Poda de limpeza: para retirar ramos velhos;

* Poda de contenção: para adequar a copa ao espaço físico;

* Poda emergencial: feita quando a árvore está comprometendo a segurança dos pedestres, edifício e outras instalações.

Espécies mais utilizadas na Arborização Urbana no Brasil


Acácia Mimosa


Acácia Mimosa (Acacia podaliriaefolia)
Porte: 6m
Copa: Arredondada / 4m (diâmetro)
Desenvolvimento: rápido
Floração: amarela / Julho à Setembro
Frutificação: Vagem / Setembro e Outubro

Manacá de Jardim


Manacá de Jardim (Brunfelsia uniflora)
Porte: 3m
Copa: arredondada / 2m (diâmetro)
Desenvolvimento: médio
Floração: Branco e lilás / Setembro à Março
Frutificação: cápsula

Ipê de Jardim


Ipê de Jardim (Stenolobium stans)
Porte: 8m
Copa: arredondada / 6m
Desenvolvimento: rápido
Floração: amarelo / Agosto à Setembro
Frutificação: vagem / Outubro à Novembro

Quaresmeira Rosa


Quaresmeira Rosa (Tibouchina granulosa)
Porte: 6m
Copa: arredondada / 4m
Desenvolvimento: rápido;
Floração: rosa e roxo / Dezembro a Julho
Frutificação: pixídio / Abril à Maio



Para quem quiser saber mais informações sobre o assunto Arborização Urbana é só acessar as redes da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) apoiadora do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), evento que ocorrerá virtualmente entre os dias 03 e 06 de Outubro com temas como: Profissionalização de Arboristas, Trabalhos em Alturas e Técnicas Verticais, A escolha da árvore certa para cada situação, Política Nacional da Arborização no Brasil.


CBAU - Arborização Urbana na Década da Restauração

Fonte: Virtual CBAU



Veja também
Kokedamas: Aprenda a técnica japonesa de plantio
O Paisagismo como ferramenta na restauração do ecossistema
Arte em Jardins - A Topiaria e Mosaicultura


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
6 + 3 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem
Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem

Saiba mais sobre o projeto vencedor e o mercado de paisagismo em Victor Graeff, Rio Grande do Sul.

Lançamentos
Ebook VI Concurso Internacional de Fotomontagem
Ebook VI Concurso Internacional de Fotomontagem

Está disponível gratuitamente o ebook que reúne todos os projetos que participaram do concurso.

Visual Plan: Aberto o período de envio de projetos
Visual Plan: Aberto o período de envio de projetos

Aberta as inscrições e envio de projetos realizados com software Visual Plan para o Concurso 2021.

Ensino de paisagismo
Save the Date: Live com Eliana Azevedo, Presidente da ANP
Save the Date: Live com Eliana Azevedo, Presidente da ANP

A presidente da Associação Nacional de Paisagismo participará da live com o diretor da AuE Software Guilherme Motta pelo Instagram.

Heitor Guimarães ministra palestra sobre os softwares da AuE  em evento na Fundação Santo André
Heitor Guimarães ministra palestra sobre os softwares da AuE em evento na Fundação Santo André

Palestra ocorreu durante a Semana de Engenharia e Arquitetura e funcionou como uma aula demonstrativa dos softwares da empresa.

AuE Network
Coleção com 15 pisos para download
Coleção com 15 pisos para download

Veja os pisos disponibilizados para download e uso no sistema AuE LandOffice, da marca Elieane.

Coleção de Mapas - Árvores simétricas - 4
Coleção de Mapas - Árvores simétricas - 4

Veja a coleção de mapas de árvores para melhorar a apresentação do PhotoLANDSCAPE e do VisualPLAN

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE: Trocando representação de itens já inseridos no projeto
AutoLANDSCAPE: Trocando representação de itens já inseridos no projeto

Na dica técnica de AutoLANDSCAPE deste mês vamos ensinar como realizar troca de representações dos itens já inseridos no projeto

CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento
CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento

Na dica técnica de CalcLANDSCAPE deste mês saiba como formatar os relatórios de orçamento que serão entregues ao cliente.

LandManager: Vinculando Tarefas
LandManager: Vinculando Tarefas

Na dica técnica de LandManager deste mês vamos ensinar como criar vínculos entre as tarefas do cronograma de obras.

PhotoLANDSCAPE: Criando Blocos
PhotoLANDSCAPE: Criando Blocos

Na dica técnica deste mês vamos ensinar como funciona as ferramentas de blocos no software.

VisualPLAN: Como inserir Escadas e Rampas em Platôs
VisualPLAN: Como inserir Escadas e Rampas em Platôs

Na dica técnica de VisualPLAN deste mês iremos ensinar como criar escadas e rampas em terrenos com declives.

Novidades
1° Simpósio Nacional PhenoGland - Floricultura e Paisagismo
1° Simpósio Nacional PhenoGland - Floricultura e Paisagismo

Série de webinários da Unemat abordam temas como o futuro da floricultura, paisagismo como aliado na saúde de idosos, entre outros assuntos.

A chegada da Primavera: mais cores à natureza
A chegada da Primavera: mais cores à natureza

"O desabrochar das cores e aromas na Primavera tornam os ambientes mais acolhedores e enchem os lugares de beleza."

Pesquisadoras do Instituto de Ciências Agrárias/UFMG lançam livro sobre a Rosa-do-Deserto
Pesquisadoras do Instituto de Ciências Agrárias/UFMG lançam livro sobre a Rosa-do-Deserto

Ebook gratuito traz informações sobre a planta exótica, originária da África do Sul, muito usada como ornamentação no paisagismo.

Notícias
Especial Inspirações Paisagísticas: 2 - Aeroporto Jewel Changi, personificação da “Cidade Jardim”
Especial Inspirações Paisagísticas: 2 - Aeroporto Jewel Changi, personificação da “Cidade Jardim”

Aeroporto projetado pelo escritório Safdie Architects e Paisagismo de Peter Walker mostra a conexão da natureza e os elementos que compõem uma cidade.

Birdscaping: Como atrair aves para o seu jardim
Birdscaping: Como atrair aves para o seu jardim

Saiba como aplicar esta técnica para atrair aves ao seu jardim e contribuir com o equilíbrio do eecossistema.

Arborização Urbana: Reestruturando o meio ambiente nas cidades
Arborização Urbana: Reestruturando o meio ambiente nas cidades

Planejar um projeto de arborização traz diversos benefícios ambientais e sociais. Mas para isso é necessário saber a maneira correta do plantio.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 18 No 207 / Agosto de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Angélica
Jardim de Angélica

Anegrid Lucila Gnich Dos Santos

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!