As Tendências de Paisagismo que dominarão 2024
Autor: Giulia Wogel - Data: 02/01/2024
O paisagismo é uma arte que traz beleza e funcionalidade para ambientes. Todo ano, novas tendências surgem, a fim de inspirar os paisagistas na criação de um espaço harmonioso e que promove o bem-estar de quem o utiliza. Em 2024, o mundo do paisagismo oferece criatividade e novas possibilidades. Confira as 10 tendências emergentes desse ano:
1. Uso de Plantas Nativas
O paisagismo naturalista e perene está ganhando força no Brasil. Criar jardins com espécies locais e incorporar elementos de design moderno não apenas proporciona beleza, mas também funcionalidade. Composições que se assemelham às que ocorrem na natureza são valorizadas. Por isso, é importante pesquisar as espécies nativas da sua região para garantir que elas se adaptem ao clima e solo específicos.
2. Sustentabilidade
O foco no paisagismo sustentável busca minimizar os impactos ambientais em 2024, incorporando estratégias como a captação de água da chuva, o uso de plantas nativas, práticas de compostagem, redução do uso de produtos químicos (controle biológico), sistemas de irrigação eficientes e materiais eco-friendly. Tais medidas além de beneficiarem a natureza, também criam ambientes mais saudáveis e equilibrados.
3. Jardins Verticais e Telhados Verdes
Hoje as casas estão cada vez menores e essas soluções inteligentes permitem a otimização dos espaços, transformando paredes e coberturas em jardins suspensos repletos de beleza e frescor. Além de embelezar ambientes urbanos, eles contribuem também com a melhoria da qualidade do ar e a redução do calor nas cidades. Assim, com o avanço da tecnologia e sistemas de irrigação eficientes, essas soluções são ainda mais acessíveis e fáceis de manter.
4. Horta orgânica
A popularidade das hortas urbanas e o cultivo de alimentos frescos no próprio quintal aumentou. Fazendo isso você não só garante alimentos frescos, saudáveis e sem agrotóxicos, como também entra em contato com um ambiente natural e relaxante. Você pode fazer sua própria horta orgânica utilizando materiais recicláveis como vasos, caixotes, garrafas pet ou outros recipientes, podendo ainda cultivar diversos tipos alimentos que serão ingredientes das suas refeições, como: hortaliças, frutas e temperos.
5. Paisagismo sensorial
Ele tem como objetivo criar experiências sensoriais que despertam emoções positivas e memórias afetivas nas pessoas, por meio dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Isso envolve a seleção cuidadosa de plantas com aromas agradáveis, texturas interessantes e cores vibrantes, gerando um estímulo maior nas pessoas que habitam aquele espaço. Adicionar elementos como, por exemplo, fontes d’água, pedras com diferentes tamanhos e superfícies, plantas comestíveis e som ambiente também podem contribuir para aguçar esses sentidos.
6. Espaços Multifuncionais
Em 2024, os jardins não serão mais apenas para contemplação, mas um ambiente versátil com diversas oportunidades. Nesses espaços podemos propor áreas de relaxamento, atividade física, cozinhas ao ar livre, piscinas, churrasqueiras, área social, e até mesmo escritórios/home office. Tudo isso em um só lugar! Com a ênfase crescente na maximização do espaço, os projetos de paisagismo estão sendo adaptados para promover um maior aproveitamento dos jardins.
7. Design Moderno com Toques Naturais
A busca por conexão com a natureza tem levado ao desenvolvimento de projetos de paisagismo que mesclam perfeitamente com o ambiente ao redor, criando uma sensação de harmonia e equilíbrio. O uso de materiais contemporâneos, como concreto e aço, é equilibrado com a introdução de elementos naturais, como pedras, madeira e vegetação exuberante. Essa fusão cria uma estética única que conecta o ambiente construído com o verde a sua volta.
8. Iluminação Criativa
Uma boa iluminação vem se tornando uma peça-chave no paisagismo contemporâneo. Para 2024, as luzes de LED estão em alta: iluminando caminhos, penduradas nas árvores ou destacando detalhes nos jardins. Esse movimento vai além da funcionalidade básica da iluminação, buscando uma vertente mais artística que permite explorar luminárias esculturais, iluminação embutida em elementos paisagísticos e a incorporação de tecnologias inteligentes para criar ambientes iluminados dinamicamente.
Fonte: Arch Daily
9. Cores vibrantes e exóticas
É hora de dizer adeus às cores tradicionais em 2024! Laranja, rosa, azul e amarelo estão todas na paleta de cor dos pátios e jardins desse ano. Esses tons darão vida e energia para o ambiente, remetendo a algo mais tropical, e podendo ser utilizados tanto nas flores quanto em móveis e vasos.
10. Tecnologia a serviço da jardinagem
Graças ao avanço da tecnologia, sistemas automatizados serão mais utilizados para uma área funcional e eficiente. Desse modo, dispositivos inteligentes como sensores de umidade do solo, irrigação automatizada e aplicativos de dicas de jardinagem permitirão que você controle a irrigação e iluminação do seu jardim pelo celular, de acordo com as necessidades das plantas.
Veja também:
Jardins Verticais: A Última Moda no Paisagismo
Rooftop e o paisagismo nas alturas: lajes de casas e prédios se tornando mais vivas
Design Biofílico: Conectando o Ambiente Construído com a Natureza
Anterior Próximo