Birdscaping: Como atrair aves para o seu jardim

Autor: Jéssica de Souza - Data: 31/08/2021

Carriça no Jardim



Muito se ouve sobre o desmatamento que está ocorrendo no Brasil e isso não afeta somente a flora local, mas também a grande variedade da fauna. Até mesmo a expansão urbana acaba causando um grande impacto no meio ambiente. E tudo isso é consequência da ação do homem, que a tempos está expandindo seu território sem pensar nas consequências que isso pode gerar no futuro e que irão afetar, além do planeta em que vivemos, a nossa qualidade de vida.

O paisagismo entra para ajudar no resgate da flora e, consequentemente, também auxiliar na questão da fauna. Ao criar jardins, por exemplo, você pode fornecer um local de permanência para aves, onde se sintam seguras, tenham fonte de alimento, água e tudo que necessitam para sobreviver. E não somente aves, mas também no que diz respeito à grande biodiversidade que o nosso país possui. Com isso os benefícios são bilaterais, fornecem um novo habitat que foi tirado dos animais e para o homem se torna um ambiente acolhedor, tranquilo, que reduz estresse e melhora a qualidade de vida.

O Birdscaping entra para auxiliar nessa questão no que diz respeito às aves. É uma técnica que, através da inserção de determinadas espécies de plantas, atrai diversas espécies de aves. Com isso acaba contribuindo para a preservação e sustentabilidade dos espaços devido a serem grandes agentes de polinização e tornam o jardim um local agradável.


Melro-preto

Melro-preto. Fonte: Portal do Jardim




Observar, pensar e projetar

A princípio as aves procuram lugares onde possam ter um abrigo, alimento, água e local para nidificação. Pensar em espaços que atendam a essas necessidades é o foco central ao projetar o paisagismo. De acordo com a paisagista e observadora de pássaros Cláudia Rodrigues ao elaborar o projeto é importante seguir algumas etapas para que seu jardim seja funcional.

    1° passo: conhecer o bioma local e observar quais as espécies de plantas e aves existem no local;

    2° passo: analisar o solo para saber quais são as necessidades das plantas, a velocidade do vento, luminosidade disponível na área, umidade do ar, entre outros fatores;

    3° passo: Quais fontes de alimentos serão oferecidas às aves? Dê preferência a alimentos naturais como, por exemplo, árvores frutíferas, pois assim elas seguem o fluxo da natureza ao buscarem seus próprios alimentos nas árvores, arbustos, etc. Aves se alimentam também de insetos, néctar e sementes. Faça o plantio de nativas que possam deixar seu jardim sempre com frutos, flores; uma composição de várias espécies se possível, para que as aves possam ter sempre uma fonte de alimento. Troncos de árvores mortas também são interessantes pois fornecem insetos durante sua decomposição natural, sendo um banquete para algumas aves.

    Em épocas onde não haja oferta de alimentos naturais - inverno - use comedouros/alimentadores com frutas frescas, alpiste, sementes de girassol. Mas atenção ao comprar em lojas! Verifique sempre a procedência do produto.

    4° passo: Importante oferecer água! Para isso utilize bebedouros, biqueiras, banheirinhas, fontes, lagos. Mantenha sempre uma água limpa.

    5° passo: Aves sempre procuram abrigos. Procure plantar espécies que forneçam matéria-prima para que elas possam se utilizar de pequenos galhos, folhas, para montar seus ninhos. Outra alternativa é fazer ninhos e deixar em locais seguros para que eles possam utilizá-los. Alguns são feitos de cabaças (frutos de uma planta da família cucurbitáceas) onde é feito um furo no fruto, retirado todo o conteúdo do seu interior e secá-lo ao sol. Outra opção é comprar ninhos em lojas de cerâmica. O importante é colocar os ninhos em locais seguros, longe do alcance de crianças e outros animais.

    6° passo: Pensar o projeto em camadas, isto é, plantas em diferentes alturas. Isso se dá devido a algumas aves voarem em alturas maiores e conseguirem acessar árvores de grande porte e outras conseguirem acessar apenas árvores de médio ou baixo porte.


Idéias de comedouros e bebedouros

Idéias de comedouros e bebedouros



Espécie de ave construindo um ninho

Espécie de ave construindo um ninho. Fonte: Carta Capital




Relacionando algumas aves à sua preferência de alimentos

Aves que procuram seus alimentos em árvores floríferas podem consumir o néctar, partes florais e possíveis insetos que vivem dentro das flores. Já nas frutíferas se alimentam de frutos, sementes e grãos.

Abaixo relacionamos algumas espécies de plantas floríferas, frutíferas e que tipo de aves elas atraem


Floríferas:

Quaresmeira: De porte médio/pequeno essa espécie tem sua floração no outono e na primavera. Nesta época suas flores pentâmeras costumam atrair beija-flores.

Ipês: o ipê-amarelo é uma árvore de pequeno porte (4 a 10m) e sua floração se dá entre os meses de agosto e setembro. Já o ipê-roxo também possui frutos que amadurecem entre agosto e novembro. Atraem periquitos, sabiás, beija-flores, cambacicas, entre outras aves, que consomem o néctar e flores .

Mulungu: árvore que atinge de 6 a 10m, possui flores em ramos em tons de vermelho e atraem principalmente beija-flores e periquitos que consomem o seu néctar.

Malvavisco: planta arbustiva que pode chegar até 4m de altura. Suas flores ficam pendentes e semifechadas nas cores vermelho e rosa. Com floração na época do outono costuma atrair a pipira-vermelha, cambacicas, beija-flores.

Cerejeira: é uma planta exótica encontrada em algumas regiões do Brasil como na região Sul, Sudeste e pode chegar até 10 metros de altura. Sua floração dura poucas semanas e atrai pássaros que consomem o seu néctar como o saia-amarela, besourinho-de-bico-vermelho, entre outras aves locais.

Helicônia: é usada como ornamental e tem um crescimento rápido.Suas flores avermelhadas nascem entre março a julho e possuem tons de vermelho e amarelo. Atrai beija flores em busca do seu néctar.

Rabo-de-cotia: o arbusto é usado para ornamentação no inverno e costuma atrair beija-flores e cambacicas.



Espécie de ave alimentando-se do néctar de uma cerejeira



Beija-flor





Frutíferas:

Palmeira-Jerivá: chegam até 15 metros de altura e produzem coquinhos com polpa adocicada e com sementes em seu interior. Seus frutos duram quase o ano todo e atraem aves como, por exemplo, os periquitos, cambacica, além dos esquilos e quatis.

Abacateiro: seus frutos são bastante oleaginosos e caem entre março e maio.Costumam atrair sábias, jacupembas e também outros animais.

Goiabeira: fornecem frutos com polpa e pequenas sementes que servem de alimentos para os sabiás, periquitos, papagaios, bem-te-vi.

Uvaia: é conhecida como “fruta do mato” e tem um sabor azedinho atraindo sabiás, papagaios, tuins, entre outras aves.

Açaizeiro: atinge uma altura de 12 a 20 metros e produz frutos em touceiras. As aves que geralmente se alimentam do açaí são os sabiás, tucanos, inhambus, mutuns, etc.

Pitanga-vermelha: as pitangas aparecem de outubro a janeiro atraindo sabiás, papagaios, tiê-preto.

Acuri: a frutificação ocorre entre outubro e dezembro e podem atrair araras, papagaios, tucanos.



Aves frugívoras



Aves frugívoras




Foram citados acima alguns exemplos de plantas para inserir nos jardins, mas é importante sempre pesquisar qual a espécie ideal para o local como foi dito anteriormente.

Além de atrair diversas espécies de aves, as plantas podem atrair também borboletas, abelhas, joaninhas, esquilos, sapos; e todos eles trazem benefícios ao jardim como, por exemplo, as abelhas que são polinizadoras e contribuem para a manutenção das espécies, sapos ajudam no controle de pragas, minhocas trabalham na decomposição de matéria orgânica, joaninhas se alimentam de pulgões e as libélulas de insetos voadores como mosquitos.

Para atrair as abelhas opte por plantas aromáticas como girassóis, hortelã, funcho e lavanda. Joaninhas gostam de fazer ninhos no interior das plantas, então ter flores em formatos de campânula (sino) favorece para atraí-las e como exemplo citamos as tulipas e lírios. Borboletas preferem lavanda, margarida, dália, petúnia, verbena e girassol.

Borboleta



Joaninha



A existência simultânea de todos esses seres faz com que se tenha um jardim saudável e de acordo com o ecossistema real, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente em que vivemos.

Confira logo abaixo alguns exemplos de Birdscaping aplicado em Jardins:


Exemplo de Jardim



Exemplo de Jardim



Exemplo de Jardim



Exemplo de Jardim




Veja também:
Kokedamas: Aprenda a técnica japonesa de plantio
Especial Inspirações Paisagísticas: 1 - Espaço Público Little Island, Nova York
Jardins ecológicos: o seu jardim como uma parte de um todo


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem
Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem

Saiba mais sobre o projeto vencedor e o mercado de paisagismo em Victor Graeff, Rio Grande do Sul.

Lançamentos
Ebook VI Concurso Internacional de Fotomontagem
Ebook VI Concurso Internacional de Fotomontagem

Está disponível gratuitamente o ebook que reúne todos os projetos que participaram do concurso.

Visual Plan: Aberto o período de envio de projetos
Visual Plan: Aberto o período de envio de projetos

Aberta as inscrições e envio de projetos realizados com software Visual Plan para o Concurso 2021.

Ensino de paisagismo
Save the Date: Live com Eliana Azevedo, Presidente da ANP
Save the Date: Live com Eliana Azevedo, Presidente da ANP

A presidente da Associação Nacional de Paisagismo participará da live com o diretor da AuE Software Guilherme Motta pelo Instagram.

Heitor Guimarães ministra palestra sobre os softwares da AuE  em evento na Fundação Santo André
Heitor Guimarães ministra palestra sobre os softwares da AuE em evento na Fundação Santo André

Palestra ocorreu durante a Semana de Engenharia e Arquitetura e funcionou como uma aula demonstrativa dos softwares da empresa.

AuE Network
Coleção com 15 pisos para download
Coleção com 15 pisos para download

Veja os pisos disponibilizados para download e uso no sistema AuE LandOffice, da marca Elieane.

Coleção de Mapas - Árvores simétricas - 4
Coleção de Mapas - Árvores simétricas - 4

Veja a coleção de mapas de árvores para melhorar a apresentação do PhotoLANDSCAPE e do VisualPLAN

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE: Trocando representação de itens já inseridos no projeto
AutoLANDSCAPE: Trocando representação de itens já inseridos no projeto

Na dica técnica de AutoLANDSCAPE deste mês vamos ensinar como realizar troca de representações dos itens já inseridos no projeto

CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento
CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento

Na dica técnica de CalcLANDSCAPE deste mês saiba como formatar os relatórios de orçamento que serão entregues ao cliente.

LandManager: Vinculando Tarefas
LandManager: Vinculando Tarefas

Na dica técnica de LandManager deste mês vamos ensinar como criar vínculos entre as tarefas do cronograma de obras.

PhotoLANDSCAPE: Criando Blocos
PhotoLANDSCAPE: Criando Blocos

Na dica técnica deste mês vamos ensinar como funciona as ferramentas de blocos no software.

VisualPLAN: Como inserir Escadas e Rampas em Platôs
VisualPLAN: Como inserir Escadas e Rampas em Platôs

Na dica técnica de VisualPLAN deste mês iremos ensinar como criar escadas e rampas em terrenos com declives.

Novidades
1° Simpósio Nacional PhenoGland - Floricultura e Paisagismo
1° Simpósio Nacional PhenoGland - Floricultura e Paisagismo

Série de webinários da Unemat abordam temas como o futuro da floricultura, paisagismo como aliado na saúde de idosos, entre outros assuntos.

A chegada da Primavera: mais cores à natureza
A chegada da Primavera: mais cores à natureza

"O desabrochar das cores e aromas na Primavera tornam os ambientes mais acolhedores e enchem os lugares de beleza."

Pesquisadoras do Instituto de Ciências Agrárias/UFMG lançam livro sobre a Rosa-do-Deserto
Pesquisadoras do Instituto de Ciências Agrárias/UFMG lançam livro sobre a Rosa-do-Deserto

Ebook gratuito traz informações sobre a planta exótica, originária da África do Sul, muito usada como ornamentação no paisagismo.

Notícias
Especial Inspirações Paisagísticas: 2 - Aeroporto Jewel Changi, personificação da “Cidade Jardim”
Especial Inspirações Paisagísticas: 2 - Aeroporto Jewel Changi, personificação da “Cidade Jardim”

Aeroporto projetado pelo escritório Safdie Architects e Paisagismo de Peter Walker mostra a conexão da natureza e os elementos que compõem uma cidade.

Birdscaping: Como atrair aves para o seu jardim
Birdscaping: Como atrair aves para o seu jardim

Saiba como aplicar esta técnica para atrair aves ao seu jardim e contribuir com o equilíbrio do eecossistema.

Arborização Urbana: Reestruturando o meio ambiente nas cidades
Arborização Urbana: Reestruturando o meio ambiente nas cidades

Planejar um projeto de arborização traz diversos benefícios ambientais e sociais. Mas para isso é necessário saber a maneira correta do plantio.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 18 No 207 / Agosto de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Angélica
Jardim de Angélica

Anegrid Lucila Gnich Dos Santos

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*