Como Miniflorestas Pelo Mundo Promovem Saúde Ambiental e Social
Autor: Giulia Wogel - Data: 05/04/2024
Diante das mudanças ambientais e os altos índices de poluição nas cidades, a criação de florestas comunitárias estão cada vez mais populares, fornecendo sombra, aumentando a biodiversidade e armazenado um pouco de carbono da atmosfera. Entretanto, mesmo que essa nobre iniciativa possa contribuir com o sequestro de carbono e ajudar nas altas temperaturas dos centros urbanos, os grandes desafios causados pelo desiquilíbrio do meio ambiente não serão solucionados apenas dessa forma.
O método para o plantio das miniflorestas é chamado de Miyawaki, em homenagem ao seu criador, Akira Miyawaki, botânico japonês que, a partir da década de 1970, descobriu uma maneira de regenerar rapidamente florestas em áreas degradadas. Nesse sentido, a técnica consiste em implantar de 3 a 5 mudas por m², fazendo com que elas cresçam rapidamente na sua competindo por luz. Sua eficácia é comprovada por funcionar em qualquer local, independentemente do solo, clima ou espaço (de preferência com um mínimo de 4 metros de largura) e já obteve sucesso em mais de 3 mil florestas espalhadas pelo planeta. Algumas de suas principais vantagens são:
Até 30 vezes mais densas comparadas com plantações normaisDiminuem 30 vezes mais a poluição sonora e a poeiraAté 30 vezes mais eficaz na absorção de CO2 quando comparada com uma monoculturaÉ selvagem, nativa e livre de qualquer manutenção após os primeiros 3 anosPor ser orgânica e autossustentável, não conta com nenhum fertilizante químicoPodem ser formadas em menos de um ano, apresentando um crescimento dez vezes mais rápido que o comum cem vezes mais biodiversidadeMelhoram a absorção do solo, assim como a qualidade do arAumentam a biodiversidade regional, com um maior aparecimento de espécies animais e vegetais
Em 2009, Miyawaki criou uma floresta na fábrica da Toyota na Índia, onde trabalhava o engenheiro Shubhendu Sharma, que se sentiu inspirado pela ideia e abriu sua própria empresa para criar florestas semelhantes, popularizando o método e lançando sua versão do passo a passo para criar uma minifloresta nativa. Desde então, sua empresa, a Afforestt, ajudou a plantar florestas em 44 cidades, além de incentivar várias organizações pelo mundo inteiro, em especial na Europa e Ásia.
O ponto de partida para cada projeto é o levantamento da vegetação local a fim de identificar as espécies nativas da região. Em seguida vem o passo mais importante: analisar o solo e determinar quais espécies serão usadas. As mudas devem ter no máximo 80 cm de altura e podem ser fertilizadas com adubos orgânicos ou biomassa. Uma minifloresta idealmente possui entre 20 e 40 espécies diferentes de árvores e arbustos com uma área de pelo menos 100m². Já com o crescimento de uma pequena mata, os raios do sol não conseguirão mais alcançar o chão, as gotas da chuva permanecerão por mais tempo no solo e as folhas que caírem serão usadas como adubo natural. Assim, é possível comportar 300 árvores em apenas 6 vagas de carros, com um custo inferior ao de um celular. Ainda, essas áreas menores também podem ser criadas em propriedades privadas, por uma média de 3,5 mil dólares.
Como consequência, cada minifloresta sequestrou em 2020 cerca de 127,5 quilos de carbono, o equivalente a florestas com menos de 10 anos nos Países Baixos. Portanto, a previsão é que medida que elas amadurecem, sua capacidade anual será a mesma de florestas holandesas com idades entre 10 e 50 anos, que chega a cerca de 227,5 quilos por ano em uma área comparável a uma minifloresta. Apesar disso, o objetivo principal do projeto é focado no aspecto social, ao conectar pessoas e natureza, em um meio agitado como as cidades. O sequestro de carbono, resfriamento urbano, regulação hídrica, biodiversidade e muitos outros fatores são apenas vantagens que surgem a partir dessa visão.
Referências
Por que ‘miniflorestas’ estão surgindo nas grandes cidades. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2021/06/por-que-miniflorestas-estao-surgindo-nas-grandes-cidades
Afforest. Disponível em: https://www.afforestt.com/results
Indiano planta mini florestas ao redor do mundo. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/indiano-planta-diversas-mini-florestas-ao-redor-do-mundo/
Veja Também:
Além do Branco: A Explosão Vegetal e os Esforços de Conservação na Antártida
O Poder Surpreendente das Plantas Anãs em Pequenos Espaços
No Limiar da Sobrevivência: O Impacto das Mudanças Climáticas nas Espécies Vegetais
Anterior Próximo