O Engenheiro Evandro Silva fala sobre os projetos na Ambiente Brasil Paisagismo e Gestão Ambiental.
Autor: Regina Motta - Data: 17/01/2017
Começando o Novo Ano, temos o prazer de apresentar a vocês, nossos queridos leitores, a Ambiente Brasil Paisagismo e Gestão Ambiental, que desde 2006 oferece seus serviços na área de paisagismo e gestão ambiental.
Vejam o que nos conta Evandro Silva, Engenheiro Agrônomo graduado pela UNIPINHAL em 1992, com Especialização em Paisagismo e Revitalização ambiental, que desde 1997 idealiza ambientes e gerencia a implantação e manutenção de jardins e áreas verdes.
AuE Paisagismo: Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?
- Na verdade escolhi primeiramente estudar Agronomia, pois me identificava com a área biológica da vida. Mais tarde, após 3 anos de formado,em meados de 1995, tive a oportunidade de ser convidado por um tio meu (o Kiko, proprietário do Restaurante Bar da Praia em Jaguariúna/SP), para ajudá-lo a desenvolver novos jardins e áreas verdes em seu restaurante. E foi ali que descobri minha real afinidade com o paisagismo. A partir deste momento aprofundei meus estudos na área e mergulhei de cabeça no Paisagismo.
Acredito que como toda profissão o paisagista também enfrenta suas dificuldades. Para mim uma dificuldade é trazer o conceito de paisagismo e sua valorização para uma cidade pequena num mercado interiorano onde o paisagismo ainda não é valorizado como deveria. Outra grande dificuldade que encontramos, enquanto empresa de prestação de serviços, é a de encontrar mão de obra especializada para compor as equipes de jardinagem.
As alegrias posso dizer que são muitas e vejo isso no sorriso do olhar de nossos clientes, quando veem seu mundo transformado pelo poder do paisagismo. Outra grande alegria é poder contribuir na prática para a melhoria contínua de nosso Meio Ambiente, me sinto na contramão da devastação!
AuE Paisagismo: Como você trabalhava antes de utilizar os nossos softwares? Qual a maior dificuldade que sentia? E quais os ganhos que o AutoLANDSCAPE lhe proporcionou em termos de tempo e qualidade?
- No início todos os orçamentos e desenhos (projetos) eram feitos à mão, com lápis coloridos, grafites e ás vezes com a "terrível" tinta nanquim "rsrs". Tudo demorava muito e muitas vezes o resultado final não era, ao menos pra mim, satisfatório.
| Com o AutoLANDSCAPE tudo mudou. A economia de tempo para a o desenvolvimento de projetos e o resultado final tiveram de fato melhorias significativas! Com o auxílio das fotos anexas ao projeto o cliente passou a ter um melhor entendimento das ideias sugeridas! | | |
AuE Paisagismo: Por que teve a ideia de utilizar o AutoLANDSCAPE? Como foi o processo de adaptação? Fez o curso?
- Conheci o AutoLANDSCAPE numa feira do setor em Holambra/SP. Visualizei naquele momento que o futuro era esse e após a demonstração prática, realizada pelo próprio Guilherme da AUE Soluções, adquirimos o software. O processo de adaptação foi relativamente fácil e rápido e um membro de nossa equipe esteve em Belo Horizonte/MG para realizar o curso.
AuE Paisagismo: Existia algum problema que precisava ser solucionado antes de utilizar o software?
- Um problema que ocorria algumas vezes era o fato do cliente não conseguir interpretar a ideia proposta através de nossos desenhos/croquis. Com a utilização do software isso acabou.
AuE Paisagismo: Você faz a implantação e manutenção de seus projetos? Existe alguma área em que tenha se especializado?
- Na verdade hoje atuamos em várias frentes. Muitas vezes fechamos apenas a criação e o fornecimento do projeto; outras também a sua implantação e algumas vezes conseguimos fechar também um contrato de manutenção para o referido projeto. Me especializei em Paisagismo e Revitalização Ambiental. Estamos de fato preocupados em ofertar as melhores soluções paisagísticas e ambientais para nossos clientes. Temos trabalhado muito no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas, e assim, hortas caseiras, jardins verticais e reflorestamentos estão se tornando muito comum em nossos trabalhos além dos jardins propriamente ditos.
AuE Paisagismo: Como você tem lidado com o atual momento econômico vivido atualmente, faz algo para obter uma maior visibilidade?
- De fato o momento econômico atual requer um maior e contínuo planejamento e algumas atitudes diferenciadas. Para obter maior visibilidade buscamos aumentar e fortalecer nossos laços com parceiros comerciais e temos nos empenhado muito em estudos, especializações e treinamentos para termos realmente um trabalho muito técnico e diferenciado.
AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para os jovens que se decidem pela profissão de Paisagista?
- Estudem muito, se atualizem constantemente e respeitem a natureza sempre!
AuE Paisagismo: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria?Conte-nos um pouco sobre este projeto.
- Nos empolgamos sempre com todos os projetos, independentemente de seu porte, adoramos desafios! Um projeto que gostamos muito de ter realizado foi um projeto residencial aqui em nossa cidade. Nosso cliente comprou uma casa que estava sem acabar, praticamente abandonada há tempos. Entre a casa principal localizada à frente do terreno e algumas construções, também inacabadas aos fundos, havia uma área para ser trabalhada. O desafio era criar, a pedido do cliente, uma área para piscina com deck, pomar, horta e canteiros floridos entre outros. Tínhamos que dimensionar bem todos os elementos construtivos, integrá-los entre si e às demais construções já existentes no local. O AutoLANDSCAPE neste momento foi fundamental para que o cliente pudesse ter a real percepção de nosso projeto e nos desse seu aval para o desenvolvimento dos trabalhos. Após alguns meses, com o empenho de uma equipe multidisciplinar, finalizamos tudo e o resultado final foi excelente: Cliente satisfeito e nós também!
Figura 2: Projeto no AutoLANDSCAPE.
Figura 3: Terreno antes da intervenção.
Figura 4: Terreno antes da intervenção.
Figura 5: Terreno após o projeto ser implantado.
Figura 6: Terreno após o projeto ser implantado.
Veja também:
Paisagista Iara Lopes: Projetos perfeitos em menor tempo
Entrevista: Márcio Garcia e a Água Viva Lagos e Paisagismo
Paisagista Ricardo Crispim, paisagismo com modernidade e estilo pessoal
Entrevista: Paisagista Mauro Spagnhol: 40 anos da Spagnhol Plantas Ornamentais
Paisagista Maurício Estellita e a arte da paisagem
Anterior Próximo