Paisagista Iara Lopes: Projetos perfeitos em menor tempo
Autor: Regina Motta - Data: 10/11/2016
Foi um grande prazer para a equipe da Revista auepaisagismo conversar com a Paisagista Iara Lopes, da DR. JARDIM, Unidade Cabo Frio - RJ. Ficamos sabendo de sua experiência na área de Paisagismo e jardinagem e de como tem sido o uso do PhotoLANDSCAPE em seu trabalho.
Temos a certeza de que vocês, nossos leitores, gostarão de conhecê-la melhor:
Aue Paisagismo: Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?
Escolhi a profissão, primeiramente, por que amo a natureza. Amo jardins e tudo de maravilhoso que eles podem nos proporcionar. Além disso, a procura crescente por espaços verdes nas residências, lojas e consultórios médicos, por exemplo, me permitiu enxergar a grandeza desta área.
Entretanto, como em todas as áreas de trabalho, encontrei dificuldades, principalmente na pouca cultura de paisagismo na minha região.
Em algumas situações, a profissão não é tão valorizada, porque o cliente por vezes não agrega valor ao serviço. Ao mesmo tempo, quando faço o "jardim dos sonhos" de um cliente, posso presenciar a felicidade dele, e isso é uma enorme alegria pra mim.
Aue Paisagismo: Como você trabalhava antes de utilizar os nossos softwares? Qual a maior dificuldade que sentia? E quais os ganhos que o PhotoLANDSCAPE lhe proporcionou em termos de tempo e qualidade?
Os projetos antes do PhotoLANDSCAPE eram manuais. A maior dificuldade era o tempo que me tomava um projeto e o preço que tinha que cobrar pelo trabalhoso serviço. Já com o software consigo entregá-los muito mais rápido e por um valor bem mais acessível.
Aue Paisagismo: Por que teve a ideia de utilizar o PhotoLANDSCAPE? Como foi o processo de adaptação? Fez o curso?
Encontrei o PhotoLANDSCAPE buscando novidades e tendências no mercado. O software é muito simples de se trabalhar.
Fiz o curso para conhecer todas as ferramentas disponíveis do sistema, o que facilita e agiliza demasiadamente meu trabalho.
Aue Paisagismo: Existia algum problema que precisava ser solucionado antes de utilizar o software?
| Um ponto que consegui aprimorar, usando este sistema, foi a rapidez na entrega dos projetos aos clientes. Além disso, o número de contratos fechados após a utilização das fotomontagens aumentou consideravelmente. | | |
Um ponto que consegui aprimorar, usando este sistema, foi a rapidez na entrega dos projetos aos clientes. Além disso, o número de contratos fechados após a utilização das fotomontagens aumentou consideravelmente. Ficou bem mais fácil a visualização e entendimento do planejamento do jardim pelo cliente.
Aue Paisagismo: Você faz a implantação e manutenção de seus projetos? Existe alguma área em que tenha se especializado?
Minha empresa faz o projeto, executa e faz manutenção de jardins. Por sermos uma franquia, nos especializamos nestas áreas citadas, mas também fazemos a manutenção de piscinas, levando o conceito do conforto e bem estar total para o cliente em seu espaço de lazer.
Aue Paisagismo: Como você tem lidado com o atual momento econômico vivido atualmente, faz algo para obter uma maior visibilidade?
A forte crise econômica que o país está enfrentando refletiu em todas as áreas, e infelizmente na nossa também, mas para driblarmos a crise fornecemos descontos diferenciados para os clientes que fazem o projeto, a execução e manutenção conosco. Além disso, estamos trabalhando com garantia estendida das plantas utilizadas no jardim, já que possuímos um belo Garden Center que viabiliza este procedimento.
Aue Paisagismo: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.
Um projeto interessante que criei, foi para um Pub na cidade. Este bar tem como característica principal o clima exótico da Ilha de Bali.
Fizemos a composição do jardim com plantas tropicais exóticas, as mais resistentes aos fortes ventos salgados de Cabo Frio e ao ambiente de meia sombra do local, para que pudéssemos levar aos seus frequentadores, a deliciosa sensação de estar em uma das mais charmosas ilhas da Indonésia.
Fizemos o projeto e, com a aprovação do cliente, partimos para a execução. Após a conclusão total da implantação e limpeza do local, a design de interiores concluiu com a linda decoração. Resultado final: um belíssimo, aconchegante e exótico bar.
Resultado Final:
Aue Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para os jovens que se decidem pela profissão de Paisagista?
Uma dica que dou para os jovens que estão optando pela profissão de paisagista é estudar bastante sobre as plantas mais resistentes ao clima de sua região, primeiramente, e depois seguir para outras regiões. Ouvir e aprender com profissionais mais experientes e acima de tudo, estar atento às tendências do mercado e aos desejos e necessidades de seus clientes.
Alguns projetos com fotomontagens com o PhotoLANDSCAPE
Veja também:
Entrevista: Márcio Garcia e a Água Viva Lagos e Paisagismo
Paisagista Ricardo Crispim, paisagismo com modernidade e estilo pessoal
Entrevista: Paisagista Mauro Spagnhol: 40 anos da Spagnhol Plantas Ornamentais
Paisagista Maurício Estellita e a arte da paisagem
Conheça alguns participantes do Concurso de Fotomontagem
Anterior Próximo