Paisagista Marisa Lima: 34 anos dedicados à profissão
Autor: Marisa Lima - Data: 09/01/2013
A paisagista Marisa Lima fala de seu trabalho e de sua experiência de _34__ anos na profissão.
Aue Soluções: Faça uma apresentação pessoal e de sua empresa. Gostaríamos de conhecê-la melhor.
Marisa Lima: Eu sou graduada em Paisagismo pela Escola de Belas Artes da UFRJ, também tenho cursos de especialização em Educação ambiental, Perícia ambiental, Recuperação de áreas degradadas, Recuperação de Jardins históricos e outros tantos mais. Gosto muito de estar em contato com a natureza: isso acalma, nos trás paz, sinto prazer em ver o que plantei crescer, em ver o cliente satisfeito, em ver florir e frutificar o que plantei. Gosto mais de executar e fazer reformas e manutenções do que da hora de sentar no escritório e projetar e fazer orçamentos, gosto mesmo é de estar ao ar livre.
Um trabalho que me gratifica muito também é, além de já ter lecionado paisagismo em vários cursos,
| ensinar a profissão de jardinagem a meninos e meninas de comunidades carentes e depois íamos cuidar de áreas públicas | | |
, foi muito gratificante e, desses meninos, muitos deles vieram trabalhar comigo.
Aue Soluções: Como foi a sua escolha da profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais as maiores alegrias?
Marisa Lima:Eu entrei na Escola de Belas Artes para ser escultora e iam começar novos cursos e eu fui saber quais eram, um deles era o de paisagismo e, como sempre fui muito boa em desenho técnico e sempre morei em casa que tinha muitas flores e frutas e gostava de ajudar minha mãe a cuidar, pedi uma explicação ao professor e ele me explicou que Paisagismo seria uma "arquitetura de exteriores".
Um abraço florido
O paisagista além da escolha da vegetação é quem projetaria todos os caminhos, lazer, e irrigação, iluminação, mobiliário. Tudo que fosse fora da casa, praças públicas, etc. Imediatamente pedi transferência do curso de escultura para o de paisagismo e não me arrependo.
Não tive muitas dificuldades ao longo de todos esses anos, tive sim muito aprendizado com erros e acertos e continuo aprendendo e me especializando sempre fazendo viagens, cursos, congressos. As maiores alegrias da profissão são os clientes que se tornam amigos e são os que fazem propaganda do meu trabalho.
Aue Soluções: Costuma freqüentar Congressos e Eventos de Paisagismo?
Marisa Lima:Sim, todos aqueles que meu tempo permite. Costumo fazer pelo menos uma viagem internacional a parques públicos e feiras de paisagismo como a de Chelsea e a do Vale do Loire.
Jardim de Versailles
Aue Soluções: Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?
Marisa Lima:Sempre converso com o cliente e mostro várias opções de vegetação adequadas ao clima e à insolação. Depois que eles escolhem o que gostam eu monto o projeto. Faço o mesmo com os materiais como pisos, mobiliário, etc.
Aue Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?
Marisa Lima:Sim, além de outras determinantes, como estilo, espécies que precisam do mesmo tipo de sol ou sombra, o mesmo tipo de rega.
| Vejo muitos erros em projetos que misturam cactáceas com coníferas, plantas tropicais com plantas de estilo europeu | | |
.
Aue Soluções: Na sua opinião, de que forma o paisagismo contribui para a qualidade de vida da população?
Marisa Lima:Em primeiro lugar proporcionando beleza e bem estar. Ajudando a diminuir o calor e a poluição, serve como meio de socialização, quando fazemos praças e áreas de lazer seja em condomínios seja em clubes.
Casa Cor São Paulo
Praça da Casa Cor Rio de Janeiro
O maior espaço da Mostra Casa Cor - Praça Casa Cor com quase mil m², tinha árvores frutíferas, lago, jardim vertical e vários recantos de estar.
Aue Soluções: Sabemos que você trabalha no Rio de Janeiro e em São Paulo, você percebe diferenças entre os projetos requisitados
Marisa Lima:Sim, no Rio como temos calor o ano inteiro, usamos plantas mais resistentes e usa-se mais folhagem coloridas e arbustos com flores ao invés de anuais, um estilo mais tropical. Em SP o estilo é mais com plantas e topiaria que nos remetem a jardins europeus e usamos mais bordaduras de flores anuais. O clima de SP propicia este estilo, até mais romântico, eu diria.
Jardim de inverno da loja Casa Cenário Lapa - cada vez mais as lojas estão investindo em jardins para humanizar os espaços
Aue Soluções: Você usa algum software para auxiliá-la em seus projetos?
Marisa Lima:Gosto muito de desenhar a mão livre, as primeiras apresentações de croquis para aprovação do projeto são sempre a mão livre, depois de aprovado uso sim vários softwares para dar ao cliente a sensação mais nítida de como vai ficar o projeto final. E entre eles gosto de fazer fotomontagem.
| Recomendo o Photo Landscape e o Auto Landscape, entre outros que usamos no escritório para auxiliar na compreensão do projeto, pois o cliente consegue visualizar e entender melhor o que será feito em seu jardim | | |
.
Aue Soluções: Qual a sua opinião sobre a regulamentação da profissão de paisagista?
Marisa Lima:Gostaria de ver antes de me aposentar a profissão regulamentada, pois hoje em dia tem muitas pessoas que se dizem paisagistas sem ao menos ter feito um curso, tenho visto até jardineiros se intitularem paisagistas, não quero desmerecê-los, mas eles não têm a bagagem de um paisagista formado que estudou topografia, botânica, arte, etc. Eles têm muita experiência no plantio, mas não têm a beleza de um projeto bem elaborado.
- Loja Monet Moema
Jardim vertical com painéis em madeira, já que é uma loja de pisos e painéis em madeira.
Aue Soluções: Em todos estes anos, você deve ter feito excelentes projetos, poderia nos falar e mostrar aquele que lhe deu maiores alegrias?
Marisa Lima:Eu falo sempre que o último foi o meu xodó, pois todos são gratificantes, são como filhos. Já perdi a conta de quantos jardins fiz ao longo de todo este tempo em que atuo como paisagista. Já fiz desde 1 ou 2 vasos até praças, fazendas, jardins de condomínios, residenciais, comerciais, mostras e corporativos.
Marisa Lima
Paisagista
tels.: Rio (21) 3251-2845 cel 7843-8235 id 24* 51262
SP(11) 2594-5027 fax 2597-5027 cel 98772-5027
http://www.marisalima.com.br
https://www.facebook.com/MarisaLimaPaisagismo
Anterior Próximo