A chegada da Primavera: mais cores à natureza
Autor: Jéssica de Souza - Data: 16/09/2021
Fonte: Portal do Jardim
Durante o inverno algumas espécies de plantas e animais hibernaram com o objetivo de repor suas energias para um novo ciclo que estava por vir. E essa nova fase chega dia 22 de Setembro, mais precisamente às 16h21, trazendo consigo cor e movimento novamente à natureza.
A Primavera chega trazendo mudanças: os dias começam a ficar mais longos que a noite (devido ao equinócio), o clima fica mais agradável como uma fase de transição até o verão, as chuvas chegam aumentando a umidade do ar, entre outras características.
Dependendo da região no Brasil existem algumas diferenciações em sua característica. No Centro-Oeste e Sudeste, por exemplo, a frequência das chuvas é maior do que em outras regiões e podem ser de granizo e apresentar fortes ventos. Já no Nordeste, em alguns estados, o clima é mais seco; e na região Sul as chuvas ocorrem mais no período da noite.
Independente de qual for a situação do clima, o principal foco da estação são as flores! O desabrochar das cores e aromas tornam os ambientes mais acolhedores e enchem os lugares de beleza.
E a Revista AuE Paisagismo Digital vem trazer algumas dicas de como cuidar do seu jardim nessa época.
Fonte: Portal do Jardim
Cuidando do Jardim
A estação é uma boa época para cuidar do jardim. Os principais cuidados estão na limpeza e na poda.
Limpar o jardim é de suma importância porque durante o inverno folhas se acumularam no solo, alguns galhos ficaram precários. Retirar o acúmulo de “lixo” que impede o solo de respirar faz com que evite o surgimento de fungos devido ao aumento da umidade do ar. A poda também é importante para ajudar na regeneração e crescimento dos galhos e folhas, servem para diminuir o tamanho das copas e deixar que as plantas de menor porte recebam uma quantidade de luminosidade maior; mas é necessário praticar a poda de forma correta para evitar danos às plantas.
Realizar o plantio de novas espécies para compor ainda mais o jardim é também recomendado na primavera. Devido às características da estação as plantas irão se desenvolver bem e no verão estarão em seu esplendor. Alguns exemplos são as vincas, zínias e cóleus.
Vincas, Zínias e Cóleus (na ordem)
Principais flores da Primavera no Brasil
Algumas espécies mostram suas cores apenas durante a primavera. A Petúnia é um exemplo de herbácea que floresce nesta época em tons de vermelho, azul, púrpura e laranja. Outra espécie é a Surfínia, um tipo de petúnia, que resiste bem às chuvas e, por isso, é uma plantinha da primavera. A trepadeira Gloriosa também sai de sua hibernação desabrochando lindamente em tons de vermelho e a Madressilva
com seu perfume marcante.
Petúnia e Surfínia (na ordem)
Gloriosa e Madressilva (na ordem)
Outras espécies florescem em outras épocas do ano também, mas apresentam o ápice na primavera, como é o caso da Glicínia, Bougainvillea, Frésias, Girassóis, Wisterias e a Prímula.
Glicínia, Bougainvillea, Frésias (na ordem)
Girassóis, Wisterias e a Prímula (na ordem)
Mesmo sendo flores que se adaptam bem à estação, é muito importante saber a característica de cada uma para saber como cuidar da melhor maneira e manter sempre seu jardim florido e saudável.
Veja também
Kokedamas: Aprenda a técnica japonesa de plantio
Pesquisadoras do Instituto de Ciências Agrárias/UFMG lançam livro sobre a Rosa-do-Deserto
Dicas para escolher o vaso ideal para suas plantas
Anterior Próximo