A importância do planejamento da arborização urbana
Autor: Taís da Costa Morais - Data: 04/05/2023
Sabemos que o convívio com o verde da natureza aumenta a expectativa de vida humana, além de outras condições como bem-estar e felicidade. Com o período da pandemia, onde tivemos que nos resguardar em casa, a procura por áreas verdes, isoladas dos grandes centros urbanos, aumentou consideravelmente.
Com a retomada à rotina, os grandes centros urbanos têm o desafio de implementar novos projetos de arborização, e também cuidar da manutenção dos já existentes.
A arborização urbana é muito mais importante do que apenas embelezar as vias, ao ter um bom projeto, o mesmo proporciona qualidade de vida, conforto térmico, amortecem ruídos urbanos e purificam o ar.
A manutenção e planejamento desse tipo de projeto é fundamental para diminuir riscos, conflitos e interferências, explorando ao máximo os benefícios.
Alguns temas devem ser considerados no momento do planejamento:
Características da cidade: como clima, condições topográficas, estrutura e zona de rusticidade.
Apontamento dos problemas que essa arborização pode gerar na cidade: quebra de galho, erosão de calçadas, escassez hídrica, entre outros.
Tendo isso, o projetista precisa ter em mãos o mapa espacial da área urbana que deseja arborizar, para delimitar os espaços conforme as tipologias escolhidas (árvores, arbustos, forrações).
Verificar a legislação vigente do município;
Fazer um estudo das espécies já existentes no entorno.
Alguns temas que devem ser considerados no momento da escolha das espécies:
Anterior Próximo