A tempestade Sandy: os efeitos do aquecimento global serão inevitáveis?
Autor: Regina Motta - Data: 01/11/2012
A passagem da tempestade Sandy pelos Estados Unidos, além de todos os prejuízos e mortes causados, serve de alerta para a urgência de medidas sérias em relação ao aquecimento global.
A cidade de Nova York ficou totalmente paralisada com o fechamento do transporte público, escolas, universidades, tribunais, teatros, grandes empresas, da bolsa de valores, dos monumentos e dos museus. Até a sede das Nações Unidas ficou fechada.
Fonte: http://www.clickpb.com.br/noticias/cotidiano/brasileiros-nos-eua-relatam-passagem-da-tempestade-sandy/
Estudos mostram que mudanças climáticas podem causar enchente permanente na cidade, Pesquisadores estimam que, em 2100, Manhattan pode ser a Veneza da América.
Em menos de cem anos, gôndolas podem substituir os táxis amarelos na megalópole norte-americana. Desde a passagem do furacão Katrina, estudos vêm sendo desenvolvidos e comprovando que as mudanças climáticas podem causar inundações permanentes em Manhattan.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/
As autoridades americanas, que já consideram "inevitáveis" os efeitos do aquecimento global, buscam soluções para enfrentar as próximas catástrofes e reduzir os prejuízos causados por elas.
O cientista que dirige a unidade de pesquisa do clima da Nasa alerta: não é mais uma questão de saber se os oceanos vão subir, mas em que velocidade isso vai acontecer.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/
Como a humanidade vai enfrentar a água, metro a metro, avançando e inundando nossas maiores cidades? Imensos diques ao longo da costa. Cidades flutuantes. Represas ligando continentes. Como será a vida na Terra alagada?
Stefan Rahmstorf, professor da Universidade de Potsdam, na Alemanha, diz que atingimos a maior concentração de gás carbônico na atmosfera em um milhão de anos. Só neste século o planeta vai ficar de 3 a 5 graus mais quente. E quando a temperatura do planeta sobe, o nível do mar sobe junto.
Catástrofes como as de Nova York também ocorrerão no Brasil, nosso extenso litoral também já está sendo afetado.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/
A incidência de furacões, que é praticamente inexistente no Brasil, poderá ser grande. Isso já está acontecendo aos poucos, principalmente na região Sul. O furacão Catarina, por exemplo, tinha ventos que variavam entre 118 km/h a 152 km/h. Além disto, como no Brasil, o meio ambiente já é degradado por meio de desmatamentos e erosões, os reservatórios de água irão diminuir, aumentando as áreas desertas.
| Será que nós, paisagistas, não temos um papel importante a desempenhar neste contexto, como todos os profissionais ligados ao meio ambiente ? | | |
Já existem vários projetos para evitar a catástrofe nas cidades litorâneas do primeiro mundo, como Nova York, mas e nos países como o Brasil ?
Por outro lado, a questão primordial é, além de proteger, evitar que estes níveis de aquecimento continuem se expandindo. Será que nós, paisagistas, não temos um papel importante a desempenhar neste contexto, como todos os profissionais ligados ao meio ambiente ?
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/
O mais difícil e importante é que exista uma união de todos os países. E nós, como moradores de um mesmo planeta, vamos ter que trabalhar juntos. A humanidade vai precisar de toda a sua engenhosidade para viver numa terra alagada.
Imagens: ultimosegundo.ig.com.br
Anterior Próximo