Aperfeiçoamento de Práticas Pedagógicas no Ensino de Paisagismo
Autor: Maurício Estellita - Data: 04/10/2019
O ensino de paisagismo no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP, é implementado através das disciplinas Projeto de Paisagismo I e Projeto de Paisagismo II.
Especialmente nesta última disciplina é dada ênfase a parte de atividade prática, consistindo seu conteúdo na elaboração, por equipes, de um Estudo Preliminar de um projeto de paisagismo para uma praça da vizinhança, selecionada no tecido urbano de Ribeirão Preto, SP.
| APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PAISAGISMO. | | |
O acompanhamento da elaboração e orientações são feitas em ateliê pelos professores responsáveis, Jadiel W. Tiago e Mauricio Estellita, para cada equipe, aula a aula, num sistema de assessoria constante.
COMO ERA ANTERIORMENTE - ASSESSORIA SOBRE PLOTAGENS e NOTEBOOKS
As práticas de orientação dos professores aos trabalhos em andamento eram feitas sobre os desenhos previamente plotados, colocados sobre uma prancheta com os membros da equipe, em geral quatro ou cinco, dispostos em sua volta, quase que "escondendo" o projeto.
Como o curso é noturno, muitas equipes só conseguiam fazer as plotagens antes das aulas, usando as instalações da própria faculdade. Formavam-se enormes filas no guichê do serviço gráfico, atrasando o comparecimento dos alunos à sala de aula.
Para dinamizar o processo, tentava-se usar a imagem do monitor do notebook de algum dos membros da equipe para substituir a plotagem. Neste caso, a situação piorava em razão das reduzidas dimensões das telas e do acúmulo de alunos em volta do dispositivo em uso.
Diante destas dificuldades em acompanhar as observações dos professores, as equipes que, aguardavam orientação, acabavam tendo sua atenção completamente dispersa até chegar a vez de apresentarem seu estudo, ocasionando uma baixa eficiência de uso de seu tempo em sala de aula.
COMO É HOJE - ASSESSORIA SOBRE IMAGENS DIGITAIS EM TELA.
Neste ano letivo modificamos as práticas de apresentação dos trabalhos e do acompanhamento e orientações dos trabalhos das equipes.
Os trabalhos em andamento são trazidos pelas equipes na forma digital, em "pendrives" ou HDs externos e introduzidos no notebook que equipa cada sala de aula.
As imagens das pranchas em estudo são projetadas em tela colocada sobre a lousa numa situação de boa visibilidade para todos.
Sob o olhar de toda a classe, os professores fazem então suas observações, ouvem explanações, solicitam esclarecimentos e fornecem as orientações pertinentes ao trabalho exposto.
Os alunos que assistem também são solicitados a opinar e a redigir um relatório dos pontos abordados nas assessorias, material este que é "avistado" ao fim de cada aula e fará parte de uma pasta, que chamamos de "Pasta Verde" que cada equipe mantem com todas as anotações e pesquisas sobre o trabalho de paisagismo.
Em breve, é nosso plano que em cada apresentação seja sorteada uma equipe das presentes em classe para também participar das orientações e exame dos projetos em exibição.
Com estas técnicas estamos conseguindo rapidez e agilidade na prática pedagógica, deixando as assessorias em ateliê mais dinâmicas e ao alcance de todos os alunos. Consegue-se também obter a atenção e o interesse geral nos projetos e assuntos que estão sendo debatidos.
Ao fim de cada dia de aula percebe-se que a disseminação do conhecimento foi grande e os trabalhos seguintes já demonstram a aplicação das orientações fornecidas, resultando em trabalhos cada vez mais corretamente elaborados.
Relato de uso de prática pedagógica.
CENTRO UNIVERSITARIO BARÃO DE MAUA, Ribeirão Preto, SP
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina Projeto de Paisagismo II
Mauricio Estellita
Ribeirão Preto, SP
Você gostará também:
Paisagismo: Projeto de Habitação de Interesse Social - H.I.S
Aulas de paisagismo usando o site paisagismodigital
Paisagista Maurício Estellita e a arte da paisagem
Anterior Próximo