Apresentação de Projetos: Prancheta x Computador

Autor: Guilherme Motta - Data: 07/10/2004

Nunca houve uma época como a nossa, com tantas mudanças e uma evolução tecnológica tão rápida. Há pouco mais de 100 anos, Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica e, desde então, foi possível aproveitar a noite para o desenvolvimento de diversos trabalhos. O nosso dia, que tinha apenas 8h de luz, passou a ter 24h. E as velhas noites escuras, iluminadas com velas, passaram a ter luz de boa qualidade. Ganhamos os dias mais longos que qualquer outro ser humano já teve.

O problema é que apesar deste tempo extra e da comunicação facilitada - carros, aviões, celular, etc. -, muitas vezes, passamos a noite em claro para terminar um projeto. Por que o mundo atual exige de cada um de nós uma produtividade maior. Contudo, ser produtivo é produzir mais num tempo menor ou igual ao anterior e não trabalhar mais para aumentar a produção. No último caso, aumentamos a produção, mas não a produtividade.

Na era moderna sempre sobra tempo para saudosismo: os filmes de Samurais lutando com espadas e flechas parecem-nos muito bonitos e românticos, mas esses recursos são totalmente inúteis contra canhões e metralhadoras da guerra moderna. Não há como negar o prazer de passar horas desenhando e produzindo um acabamento gráfico a mão em um projeto. Mas vale a pena se abster deste prazer para ocupar as noites com outras atividades.

Muitos dizem que, assim, acaba a "graça" da profissão. Bem, se a "graça" é virar noite trabalhando, quero mudar de profissão. Porém, se a finalidade é moldar espaços para que sejam mais agradáveis e úteis aos seres humanos, neste caso, o desenho, seja ele feito à mão ou num computador, é um meio e não um fim.

Tempo é muito mais do que dinheiro; é vida! Quando perdemos tempo, perdemos muito. Usar toda a tecnologia disponível para aumentar nossa produtividade é uma imposição do mundo moderno.

É possível viver sem a tecnologia. Os índios do Xingu, por exemplo, desconhecem o significado até da palavra trabalho, pois, como não possuem propriedade privada, caçam, pescam e plantam na roça comunitária. Satisfeitas suas necessidades, passam o dia conversando ou se divertindo. Quem quiser pode se candidatar a uma "vida de índio" e abrir mão de cama com cobertor, geladeira, cerveja na sexta-feira, chuveiro quente e etc. Em Roma, faça como os romanos!

O velho modo de trabalho não pode ser resgatado com um mágico "Pirlimpimpim" - só no Sítio do Picapau Amarelo. O Futuro já começou, dê-lhe suas mãos e siga adiante. E que as mudanças sejam bem-vindas. Afinal, elas já estão aí, bem-vindas ou não.

Não acho possível que um bom desenhista na prancheta consiga desenhar mais rápido que um bom desenhista no computador. Mesmo se houvesse alguém assim, o tempo ganho nas correções, que não requerem o redesenho de todo o projeto, já eliminam o desenho à mão da disputa. Além disso, os programas de projetos assistidos pelo computador, como o AutoLANDSCAPE, que já quantifica mudas e calcula o preço automaticamente, mudam todo o tempo gasto na tarefa de desenhar e orçar. Afinal, o desafio de qualquer projetista é fazer projetos melhores, atender aos clientes e solucionar seus problemas.


Compartilhar:


Anterior Próximo

A AuE Software conta agora com uma plataforma  de cursos EAD para aprendizado dos softwares.

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 9 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Antonio braga - Data: 08/04/2011 14:58:00

Mas como tudo tem o seu valor eu faço os dois e não desvalorizo o plancheta devido a sua magia de transformar exercitando mais o raciocinio é aprender usar a calculadora mas não deixar de aprender a calcular.



2 - Autor: Claudia Carvalho - Data: 01/05/2008

motivador,para quem tem a necessidade de agilizar os projetos.
gostaria de saber se preciso saber bem o autocad para usar o AutoLandscape?
estou interessada em adquirir o programa.
paisagista-Claudia Carvalho




Entrevista
Entrevista com o paisagista André Amaral
Entrevista com o paisagista André Amaral

Conheça o trabalho do Engenheiro Agrônomo e Paisagista André Amaral

Dicas Técnicas
Novidades
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 4 / setembro de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Álvaro Drillard

Residência Oliveira
Residência Oliveira

Nataly Schröder

Residência Aflorar
Residência Aflorar

Nataly Schröder

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
6 + 9 = ? *