AutoLANDSCAPE 2012: A ferramenta certa para o paisagista moderno
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 14/11/2012
Já há muito tempo o ser humano se depara com obstáculos que são difíceis de sobrepujar sem ajuda de ferramentas. A ferramenta é uma das provas de que o homem iniciou a sua evolução há pelo menos dois milhões de anos. No ano de 1959 foram encontradas na África ferramentas de um mais milhão de anos atrás. A forma e as técnicas básicas da utilização de vários instrumentos que usamos até hoje já eram conhecidas desde os primórdios da evolução humana pois, com o passar do tempo, as ferramentas precisaram ser aprimoradas.
No paisagismo, podemos citar os pontos chaves da evolução no desenvolvimento de projetos:
A criação de desenhos a mão, a utilização de diversos livros para encontrar as espécies desejadas e a busca por fornecedores em vários catálogos. O tempo de desenvolvimento era muito longo e a produtividade era muito baixa.
Com a era da informática, uma nova ferramenta passou a ser utilizada no desenvolvimento de projetos de paisagismo, o CAD, que proporcionou aos paisagistas mais agilidade, padronização e a comunicação com outros profissionais da construção civil. A produtividade não teve um grande aumento, visto que a quantificação, geração de legendas e orçamento ainda são feitas de uma maneira quase que manual. Livros ainda eram a principal forma de busca pelo item desejado, e a busca por fornecedores continuou demorada.
Em 1997, ao perceber que o setor de paisagismo precisava de ferramentas que conseguissem proporcionar agilidade, padronização e produtividade a empresa AuE Soluções lançou o software AutoLANDSCAPE que conseguiu suprir todos estes pontos e com a preocupação em ser de fácil entendimento e aprendizado e manter o padrão de comunicação entre os profissionais que utilizam CAD. O AutoLANDSCAPE é um software que funciona integrado ao CAD e utiliza recursos avançados que permitem que o paisagista pule etapas como quantificação, a inserção de chaves, a criação de memorial botânico e o orçamento. A busca pelo item desejado é um dos pontos que chama atenção, pois você consegue encontrá-los com facilidade, utilizando filtros de itens por nome científico, popular ou características. A busca por fornecedores que antes era um procedimento demorado passou a ser tão simples que praticamente não precisamos chamar mais de procedimento. Você agora faz isto intuitivamente. Um clique nos dados da planta desejada e pronto! A lista de fornecedores aparece para você.
Ultimamente muitas pessoas envolvidas com CAD tem se atentado para um recurso chamado BIM(Building Information Model) Modelo de Informação da Construção que, se pensado no ramo do paisagismo, é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um jardim.
A ideia do BIM é que um projeto seja mais do que somente uma representação, mas uma coletânea de informações armazenadas nos desenhos. Desta forma fica mais fácil gerar o quantitativo, além de conseguir outras informações importantes. O AutoLANDSCAPE trabalha utilizando informações nas linhas e blocos, ou seja, se você insere um bloco representativo ele leva todas informações da especie então na hora de quantificar o programa reconhece os desenhos como plantas e não como simples blocos.
Assim como as ferramentas que com o passar do tempo foram aprimoradas os softwares da AuE Soluções também estão recebendo melhorias e em breve teremos uma nova versão, mais rápida, mais fácil e com um banco de dados ainda maior disponível para você.
AuE Software, Agilidade e Confiança.
Anterior Próximo