Chegou o Inverno: Como cuidar das Plantas
Autor: Jéssica de Souza - Data: 16/06/2021
No dia 21 de Junho, à 00h32, damos início ao solstício de inverno que irá durar até o dia 22 de Setembro.
Em algumas regiões, como do Norte e Nordeste, o inverno é marcado em algumas áreas pelas chuvas leves e pouca alteração de temperatura e em outras pela seca e meses quentes. Já no Sudeste e Centro-Oeste as temperaturas baixam a noite podendo ocorrer geadas em locais como, por exemplo, São Paulo e sul de Minas Gerais. No Sul uma curta duração de chuvas fortes e depois tempo frio e seco.
Analisando por regiões:
Sul: início do inverno com altas temperturas mas, com o decorrer das semanas, elas tendem a abaixar. Presença de chuvas frequentes mas com baixo volume.
Sudeste: Período seco com massas de ar frio em regiões como São Paulo e sul de Minas Gerais. Nos demais estados, a temperatura tende a ser um pouco mais quente. Chuva abaixo da média.
Centro-Oeste: Sol forte, altas temperaturas, período seco e sem chuvas. Pode chover no Mato Grosso do Sul devido a passagem de uma frente fria.
Nordeste: início com chuvas fortes na costa leste e norte diminuindo com o tempo. Altas temperaturas, principalmente no sul, e tempo seco no interior.
Norte: Chuvas acima da média e no centro-sul o tempo seco predomina com tempo aberto e altas temperaturas.
As plantas no inverno:
Para as plantas o inverno é um período de repouso onde economizam energia para que na primavera possam florir. Então é preciso ter alguns cuidados no que diz respeito ao frio, rega, poda, entre outros.
Os cuidados básicos são:
Rega:
No inverno é normal se ter menos chuvas, então atente-se à rega do seu jardim. Mas cuidado com o excesso, pois com as temperaturas baixas e menos sol a evaporação da água demora, podendo aparecer fungos, muito comum nessa época. Opte por regar na parte da manhã para que a água tenha ao longo do dia para evaporar. A noite costuma ser mais fria, fazendo com que esse processo demore mais.
Poda:
É um período onde as plantas não desenvolvem muito, pois estão economizando energia, então evite as podas. Mantenha apenas o local limpo, tirando as folhas e galhos secos.
Adubação:
Reduza a quantidade de adubação, pois as plantas estão economizando energia e o adubo estimula a brotação fazendo com que ela tenha um desgaste maior. Dê preferencia a adubos orgânicos.
Luz e Ventilação:
As plantas precisam da luz do sol e ventilação para a fotossíntese e poder absorver água e nutrientes. Se você tem plantas no interior da casa, durante o dia prefira deixar elas em locais onde tenha uma boa iluminação e ventilação.
Fique atento as plantas externas, no inverno os ventos fortes podem arrancar folhas e galhos, então procure criar barreiras com mantos e uma camada fina de areia para proteger o gramado de geadas.
Plantas resistentes ao frio:
Calêndula:
Calêndula. Fonte: GreenMe
É uma flor rústica, pois cresce em solos pouco férteis e tolera temperaturas baixas. Quando exposta ao sol ela se abre, e ao anoitecer ela se fecha em botão. Suas folhas se dispõe em camadas e sua principal cor é o amarelo podendo varias entre o laranja e o vermelho.
Amor Perfeito:
Amor Perfeito. Fonte: Tua Saúde
São mais resistentes durante o inverno, mais indicadas para a região sul e sudeste. Suas cores variam, podendo ser amarelas, azuis, rosas, negras, roxas
Petúnia:
Petúnia. Fonte: Casa Vogue
Planta que se adapta ao inverno e tende a florescer no início da primavera. É uma flor anual, isto é, tem um ciclo onde nasce, cresce, floresce, origina sementes e morre. Precisam de um solo rico em nutrientes. As cores variam entre o tradicional branco, até cores como vermelho, rosa, roxo.
Gerânio:
Gerânio. Fonte: Guia de como Plantar
Crescem em temperaturas mais amenas e baixas, principalmente na região Sul. Florescem na primavera com suas cores de variação branco, rosa, vermelho.
Hortência:
Hortência. Fonte: Blog Plantei
Planta arbustiva que florescem em forma de buquês em cores como azul, rosa, lilás, branca. Se adaptam melhor em climas amenos, são plantas de sol pleno e seu solo te que ser rico em nutrientes.
Cíclames:
Cíclames. Fonte: GreenMe
Espécies de clima ameno, florescem entre o outono e primavera, e preferem pouco sol. Suas folhas possuem cores como rosa, branco, vermelho e roxo.
Azaléias:
Azaléias. Fonte: Tua Casa
Apreciam o frio, pleno sol e solos ácidos. Suas flores em tons de lilás, rosa, amarelo, branco, florescem do outono até o final do inverno.
Cravos:
Cravos. Fonte: Blog Plantei
Se desenvolvem melhor em climas frios e preferem solos férteis. Existem espécies perenes e anuais, conforme o tipo podem gostar de meio ou pleno sol. Possui várias pétalas entre cores como branco, amarelo, roxo.
Lírio:
Lírio. Fonte: Viva Decora
Suportam baixas temperaturas e preferem solos férteis. Plantas de mia sombra, durante o inverno tendem a hibernar e florescer com a chegada da primavera.
Prímula:
Prímula. Fonte: ABAP
De clima ameno, não gostam de sol forte e geadas. Devem ser cultivadas em solo fértil. São consideradas o primeiro sinal da primavera por florescerem ao final do inverno om suas pétalas em cores como branco, rosa, laranja, salmão.
Atente-se sempre na hora de plantar sobre o tipo de solo ideal para cada planta, se são plantas companheiras ou antagônicas, quantidade de rega ideal, região onde está plantando, clima, etc. O Lírio, por exemplo, possui vários tipos e cada um tem sua particularidade.
No AuE Network você possui um vasto catálogo de plantas disponíveis para download, inclusive as ideais para o inverno, com informações como: uso, tempo de vida, clima, ambiente, origem, dimensões, aparência, floração, folhagem, propagação, etc.
Catálogo da AuE - Dados Azaléia
Catálogo da AuE - Dados Azaléia
Veja também:
SBAU - "VII Encontro Nordestino de Arborização Urbana"
45 anos da ABAP: Confira a programação de comemoração
CAU/MS promoveu sua 1° Semana do Meio Ambiente
Anterior Próximo