Da série Jardins da América Latina: Jardim Botânico de Medellin
Autor: Maria Paula Cárdenas - Data: 19/04/2018
Fundado em 1972, o Jardim Botânico de Medellín Joaquín Antonio Uribe é um museu vivo de prazer tanto ornamental e científico-educacional, localizado na zona norte da cidade dentro do complexo urbano do Parque del Norte, a Estação Universidade, o Planetário, o Parque Explora e o Parque de Los Deseos.
O Jardím tem coleções cientificamente organizadas no Herbario JAUM, onde coleções secas são preservadas; essas coleções documentais estão contidas na Biblioteca Andrés Posada Arango; enquanto coleções vivas de plantas de vários grupos e espécies são encontradas no resto do jardim.
O conjunto de coleções vivas está setorizado para facilitar o tour dos visitantes, em uma classificação simples que permite aproveitar e aprender das plantas. Podem se observar plantas ornamentais para fins de exposição, plantas usadas com elementos estruturais, coleções temáticas e coleções de conservação que se referem a alguma categoria de risco de extinção.
No edificio científico funciona a biblioteca, o herbário, os inicios do laboratorio de biotecnología vegetal e os serviços administrativos.
Fonte: Rede diária de bibliotecas, biblioteca Andrés Posada Arango
O conceito arquitetônico usado nas construções do jardim procuram contrastar a dureza do cimento, com a beleza da natureza que se desdobra quando a estrutura é atravessada, fazendo com que desde o edifício de acesso seja levado em conta a dinâmica de interação com o ambiente. O edifício científico de 50 metros de comprimento por 30 de largura e 12,50 de altura, é onde funcionam a biblioteca, o herbário, o início do laboratório de biotecnologia vegetal e os trabalhos administrativos.
Orquideograma
O orquideograma surpreende pela estrutura de seu teto de madeira, que a partir de figuras hexagonais se assemelha a união de grandes pétalas ou favos de mel, sendo uma arquitetura que adiciona sentido ao lugar e dá riqueza visual ao jardim. Como um pátio tropical, no interior do grande salão aberto destacam-se várias ilhas, agrupando, entre outras plantas, calateas, orquídeas, antúrios, balas, bromélias, samambaias e palmeiras.
De uma arquitetura muito sóbria, o pátio da azaléias preserva uma condição de claustro com amplos corredores, telhados de telha e pátios com azaléias coloridas com nuances como as tradicionais casas de Antioquia. Podem se ver árvores de mogno, guayacán, ceibas, palmas e saman através das rotas de caminho, palcos de teatro ao ar livre e diversidade de fauna dentro do jardim.
Vários eventos acontecem dentro do local, como sessões de yoga todos os domingos às 10h, no primeiro domingo de cada mês, um Green Market, onde os moradores vendem seus produtos orgânicos e alguns programas e festivais diferentes que acontecem durante o ano.
Para saber mais sobre este lugar, pode verificar em Botanico Medellin
Todos os direitos autorais das fotos usadas neste artigo são do jardim botânico de Medellín e extraídos do seu site oficial.
Veja também
Fatores do Paisagismo que afetam a percepção do ambiente
Treepedia, a possibilidade de encontrar a cidade mais verde do mundo
As torres Jean Nouvel em Sydney têm jardins verticais e um grande refletor de luz solar
O belíssimo paisagismo do centro comunitário de Toronto
Conheça o Kenroku-en Garden, um jardim que possui muita história para contar
Anterior Próximo