DWG MANAGER: Como resolver problema de linhas peludas e blocos
Autor: Milayne Ferraz - Data: 02/09/2020
Um bloco com linhas peludas nunca é interessante, pois sempre pode gerar alguma confusão de entendimento, bem como pode deixar o desenho super pesado! É muito válido rever o desenho e sempre que possível limpar para que facilite o máximo que seu cliente entenda.
Sabendo dessa importância, na edição da Revista AuE Paisagismo Digital deste mês, preparamos um tutorial no qual vamos aprender sobre Como resolver problemas de linhas peludas em blocos antes de cadastrar no DWGManager!
Com o autocad aberto, temos um exemplo no qual o bloco está todo sujo. Possui muitas linhas duplas e peludas, isso significa que tem linhas desnecessárias pesando o bloco. Possui também linhas segmentas, que poderiam ser um único segmento. Esses problemas ocorrerm muitas vezes quando os blocos não são criados do zero, e sim importados de algum outro programa.
Bloco com linhas peludas em evidência
Além disso, dependendo da escala de plotagem o bloco parece um borrão e acaba que nem é possível identificar do que se trata.
Bloco como um borrão
É necessário limpar as linhas duplas, eliminar o máximo de informações desnecessárias e deixar apenas o que é relevante. Também devemos substituir todas as linhas segmentadas por apenas uma.
Depois dessas alterações, conseguimos obter um desenho mais limpo e leve, da maneira que precisamos para incluir no DWGManager.
Bloco limpo
Precisamos ficar atentos também a algumas passos que devemos seguir para que o bloco não encontre problemas nos programas da Aue.
Para inserir no banco de dados de maneira correta devemos:
1- Colocar todas as linhas de Bylayer para ByBlock. Para isso basta selecionar todas as linhas e colocar com ByBlock.
2- Colocar as unidades em Unitiless. Para isso devemos digitar o comando ddunits e em seguida marcar a opção unitiless.
3- Colocar o insert point no centro do bloco. Para isso devemos traçar um linha na qual ela consiga pegar de eixo a eixo do bloco, para que seja possívelencontrar o centro do mesmo, e em seguida arrastar o eixo x,y para lá.
4- Colocar o base em 0,0,0, pois apenar colocar o insert point no centro não garante que o eixo esteja lá realmente. Para isso devemos digitar o comando base e em seguida 0,0,0.
Passos para o bloco estar certo
Pronto! Agora o seu bloco está pronto para a inclusão no sistema!
Assista também ao vídeo tutorial!
Vídeo Tutorial:
Veja também:
LandOFFICE 2018: Explicando uma coleção de itens para os programas AuE
AuE Network: Cadastrando novos itens e verificando as informações
AuE Network - Como baixar itens para o seu banco de dados
Controle de Acesso: Como configurar login para acessar os programas da AuE Software
Anterior Próximo