Entrevista: André Amaral e a World Sports, gramados esportivos
Autor: Regina Motta - Data: 07/02/2019
Hoje temos um presente muito especial para nossos leitores e, mais ainda, para todos nós da Revista Auepaisagismo!
Conversamos com o paisagista André Amaral, cliente de nossos softwares desde o início da Empresa.
Em 2004, publicamos uma entrevista dele: Entrevista com o paisagista Andre Amaral
Projeto de paisagismo com as primeiras versões do AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE publicado em 2001
Paisagismo do MacDonalds
Estamos juntos nesta trajetória de tantos anos e temos o prazer de acompanhar a sua evolução profissional.
Aue Paisagismo: Sabemos que você trilhou novos caminhos, desde a empresa Ponto Verde Plantas e Jardins, em Santana de Parnaíba. Conte-nos sobre esta trajetória!
Depois da Ponto Verde, fui trabalhar em uma empresa de prestação de serviços onde era responsável pelos contratos de manutenção de áreas verdes de grandes empresas. Lá eu tinha sobre minha supervisão cerca de 300 funcionários entre jardineiros e auxiliares de jardinagem e contratos por todo o Brasil. Em 2012 ingressei na World Sports onde estou até hoje.
Aue Paisagismo: Ainda faz projetos de paisagismo?
Hoje em dia não mais. Em alguns contratos de manutenção de centros de treinamento ou estádios acabamos mantendo o jardim, mas nada que envolva elaboração de projetos de paisagismo.
Aue Paisagismo: Como chegou àworldsports.com.br? Apresente-nos sua empresa.
Cheguei através de um processo seletivo onde fui aprovado para ser gerente de operações. Hoje, 7 anos depois, me tornei sócio e responsável por toda a operação da empresa no Brasil.
A World Sports é uma empresa de construção e manutenção de gramados esportivos. Fomos responsáveis pela construção de 6 dos 12 gramados utilizados na Copa do Mundo, participamos ativamente da preparação de campos para os jogos olímpicos RIO 2016 além de ser responsável pela manutenção de diversos campos de futebol e estádios Brasil a fora.
Entre os clientes podemos citar Sociedade Esportiva Palmeiras (Todos os 11 campos da equipe), Santos FC (Todos os campos), Allianz Parque, Arena das Dunas, Arena Corinthians, Pacaembu, Estádio Anacleto Campanella (São Caetano), Estádio do Inamar (Agua Santa), Clube Monte Líbano, Escola Chapel entre outros...
Além dos serviços de construção e manutenção de gramados esportivos, vendemos equipamentos para gramados (adubadeiras e máquinas importadas para manutenção de gramados esportivos), fertilizantes foliares específicos para gramados esportivos, sementes de grama de inverno, sementes de grama bermuda para gramados esportivos, corante especial para gramados e equipamentos de irrigação.
Somos distribuidores da Floratine (www.floratine.com), Campey-Imants (www.campeyturfcare.com), Redexim (www.redexim.com), Rain Bird (www.rainbird.com.br) e Endurant Turf Paint (www.turfpaint.net) e DLF Seeds (www.dlf.com)
Aue Paisagismo: Vocês têm uma filial nos Estados Unidos, não é? Quais as diferenças entre os dois mercados.
Nos EUA estamos com uma unidade em Nevada e outra unidade da Florida. As principais diferenças estão hoje na mão-de-obra e maquinário. Como a mão-de-obra é muito cara, eles mecanizam o processo em tudo que é possível, diferentemente do Brasil onde o custo da mão de obra é mais barata e os maquinários muito mais caros.
Nosso foco foi levar nossa expertise em campo de futebol para ajudar a desenvolver o esporte por lá mas atuamos também em outros esportes.
Recentemente fomos responsáveis pelas conversões de um campo de baseball para futebol na cidade de Las Vegas durante a temporada de 2018 onde os dois times (futebol e baseball) jogavam no mesmo campo. Transformávamos o campo de baseball em um campo de futebol para a partida e depois reformatávamos o campo para baseball novamente.
Aue Paisagismo: Com que frequência vocês promovem treinamentos sobre gramados esportivos? Conte-nos um pouco sobre eles.
A nossa meta é fazer pelo menos 4 eventos por ano. Nossos eventos são voltados ao publico leigo que quer conhecer um pouco sobre tudo que envolve um gramado esportivo como também para pessoas procurando atualização.
Apresentamos as técnicas básicas e um pouco sobre a evolução do setor. Em alguns casos fazemos em conjunto com as palestras uma demonstração do maquinário para manutenção dos gramados.
Aue Paisagismo: Você tem outras atividades além da worldsports?
Não, trabalho na WS em tempo integral. É um trabalho que exige foco e comprometimento pois os jogos e treinamentos acontecem durante a semana e também aos finais de semana. Por termos contratos por todo o Brasil, as viagens acabam sendo também uma rotina no meu dia a dia.
Aue Paisagismo: Quais as perspectivas para 2019?
Diferentemente de outros ramos, 2018 já foi um ano bom para a empresa e estamos muito animados com 2019. Muitos clientes que orçaram projetos de reforma ou construção de gramados esportivos estão nos procurando novamente para retomarmos as negociações.
Estamos atualizando nosso parque de máquinas e nosso quadro de funcionários para estarmos prontos para essa onda de otimismo que toma conta do mercado para que possamos atender todos com o nível de qualidade que nossos clientes estão acostumados.
Aue Paisagismo: PARCERIA COM A AuE Software
Uma das deficiências que encontramos no mercado de gramados esportivos é a falta de um software para auxiliar no planejamento e controle da manutenção dos campos. Como sou parceiro de longa data da AuE Software resolvi procurá-los para tentarmos criar uma plataforma on line para administrar toda a manutenção dos campos e centros de treinamento. Quando pronto, iniciaremos o uso in company e quando tudo estiver OK nossa meta é liberar o aplicativo para o mercado.
Veja também
* MEMÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: Como vivenciado pelo Eng. Agr. Paisagista Rodolfo Geiser.
* LandMANAGER: Controle de Comentários das Tarefas
* LandMANAGER 2018: Gerenciamento e manutenção de obras diretamente no Smartphone
Anterior Próximo