Entrevista: Paisagista Heitor Suriano Nascimento Liporacci, uma história de sucesso!
Autor: Regina Motta - Data: 11/12/2018
Nosso entrevistado de hoje tem uma bela história de sucesso!
Biólogo (UFU) Mestre em Biologia Vegetal (UFSC), Heitor Suriano Nascimento Liporacci, entre outros títulos, foi o vencedor do Concurso Internacional de fotomontagem em projetos de paisagismo com o software PhotoLANDSCAPE da AuE Software, em abril deste ano.
Resultado do Concurso Internacional de Fotomontagem
Conheça melhor o vencedor do concurso de fotomontagem e inspire-se.
Além do mais, ele é destaque no www.paisagismodigital.com H Plant onde os clientes podem alcançá-lo em um clique, contratar seus serviços de excelente profissional.
Paisagista Heitor Suriano Nascimento Leporacci
AuE Software: Como foi a sua escolha pela Biologia? Como Mestre em Biologia Vegetal poderia ter optado pela carreira do magistério, não é? Por que a escolha pelo paisagismo?
No período escolar a matéria que eu mais me identificava era ciências da natureza e, posteriormente, Biologia. Eram as áreas que mais me fascinavam, tinha mais facilidade e tirava as melhores notas. Adorava decorar aqueles nomes complicados de animais e plantas...rsrs.
No final do ensino médio após realizar um teste vocacional, estava diante de duas opções: Medicina ou Ciências Biológicas, optei pela segunda! Após terminar a Faculdade em Ciências Biológicas, fui estimulado pela minha orientadora a seguir na carreira acadêmica prestando o Mestrado. Segui o seu conselho e fiz Mestrado em Biologia Vegetal.
Nessa época já imaginava uma possível carreira no magistério, tanto é que prestei depois o Doutorado, mas não passei. A partir daí me desiludi um pouco com a vida acadêmica e pensei em buscar algo novo para meu futuro.
Nessa época morava em Florianópolis, cidade que colaborou para que eu pudesse começar a olhar a paisagem inserida no meio urbano de forma diferente. Creio que eu nunca admirei tanto a natureza como naquele lugar, seja pelas paisagens esculpidas pela mãe natureza, como pelas lindas praças e parques planejados pelo homem.
Essa integridade entre natureza e meio urbano começou a me despertar uma nova visão, uma nova preocupação com o meio em que vivemos, e foi aí que comecei a me informar mais sobre paisagismo. Foi justamente em Florianópolis que fiz meu primeiro curso de Paisagismo na prática e, a partir desse momento, me encantei pela área e encontrei um novo caminho a seguir!
AuE Software: Conte-nos sobre o início de sua carreira na área de Paisagismo. Muitas dificuldades? E as realizações?
Antes de iniciar na área do Paisagismo sai procurando vários cursos para me aperfeiçoar. Depois de adquirir uma certa bagagem decidi começar a procurar oportunidades de serviços e o meu primeiro jardim foi o da casa da minha mãe, ela foi minha cobaia....rsrs.
Ali pude colocar minha criatividade em prática sem medo, já que, se não ficasse bom, ela com certeza diria que ficou Lindo! Rsrs. A partir dessa primeira experiência fiz alguns cartões de visita e comecei a distribuir pelas ruas em busca dos primeiros clientes.
Passado algum tempo decidi abrir um ponto na cidade de São José do Rio Preto - SP, a ideia era de uma loja que oferecesse o serviço de paisagismo e que também vendesse plantas ornamentais.
O início é muito desafiador, pois a prática é totalmente diferente da teoria. Para uma pessoa que estava acostumada com a vida acadêmica, de repente se ver como um empreendedor, é assustador. Você se vê diante de uma série de tarefas operacionais e no primeiro momento você fica perdido.
No começo você quebra a cabeça, erra bastante, refaz, corrige, sai no prejuízo, mas tudo isso faz parte do aprendizado. Com o passar do tempo você percebe que está ficando mais calejado, mais experiente e que os processos se tornam mais fáceis. Eu ainda me vejo no início, 2 anos de atuação é praticamente um embrião....Mesmo nesse pouco tempo de estrada, olho para trás e vejo que já cresci muito, não só como profissional, mas como pessoa. Amadurecemos muito com os erros e tropeços,
É PRECISO ERRAR, É PRECISO TROPEÇAR, isso nos fortalece! Atualmente já me sinto mais seguro, consigo atender melhor meus clientes, e é muito gratificante quando você conclui um trabalho e percebe que todo o processo foi muito bem estruturado e planejado desde o início.
AuE Software: Em sua entrevista para a Revista AuePaisagismo você ressalta a interdisciplinariedade exigida de um profissional de paisagismo. Como resolver esta multiplicidade de tarefas?
Realmente o Paisagismo requer conhecimento de várias áreas, você se depara com noções de arquitetura, biologia e agronomia a todo instante. É uma área interdisciplinar e que requer uma bagagem sólida para que você consiga executar um trabalho de qualidade. Com o tempo você percebe que nunca saberá tudo e que sempre haverá algo novo que você não domina.
Sendo assim, é necessário buscar cursos presenciais, palestras, workshops, conferencias, vídeos na internet, livros da área, ou seja, tudo que você puder fazer para enriquecer seu conhecimento será bem-vindo.
Infelizmente hoje, no Brasil, não existe uma faculdade de Paisagismo que ensine todos os conteúdos necessários de forma integrada, os profissionais ainda ficam refém de cursos técnicos específicos espalhados pelo país.
APROVEITO O ESPAÇO PARA FAZER UM APELO PELA CRIAÇÃO DO CURSO DE PAISAGISMO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, O PAISAGISMO JÁ É REALIDADE E AS CIDADES CADA VEZ MAIS NECESSITARÃO DE PROFISSIONAIS COMPETENTES QUE CUIDEM DA SAÚDE VERDE DOS MEIOS URBANOS.
AuE Software: Você é usuário de nosso software PhotoLANDSCAPE, não é? Como ele lhe ajuda na profissão?
O PhotoLANDSCAPE facilita muito o meu trabalho, pois eu consigo apresentar uma proposta para o cliente de forma rápida e eficiente. O programa com sua interface simples e de fácil entendimento faz com que qualquer pessoa depois de alguns dias de treino seja capaz de elaborar lindas imagens.
É possível, também, assistir tutoriais na internet que demonstram todos os macetes que facilitam o manuseio do programa. Desde que adquiri o programa já fechei vários serviços, convencendo o cliente por meio das imagens geradas pelo software. Para quem ainda não adquiriu o software, não perca tempo, com ele você ganhará tempo e eficiência!
Projeto elaborado com o PhotoLANDSCAPE
AuE Software: E a H Plant paisagismo? Conte-nos sobre ela. Quais as espécies que oferece? E as mais procuradas pelos clientes?
H Plant paisagismo
A H Plant paisagismo surgiu em 2016 na cidade de São José do Rio Preto-SP, com a ideia de oferecer serviços de projeto e execução de paisagismo, como também a venda de plantas ornamentais.
Atualmente nós somos reconhecidos na cidade pela especialidade nas suculentas e cactos, que é uma das nossas paixões. Esse é o nosso carro chefe! Além de comercializarmos os vasinhos avulsos de suculentas de vários tamanhos e preços, também nos destacamos na elaboração de arranjos de suculentas em diversos tipos de recipiente.
Uma novidade para esse ano foi a inauguração do nosso espaço para cursos na loja. Nosso desejo sempre foi oferecer algo a mais para nossos clientes, e esse espaço vem justamente com esse intuito de proporcionar momentos de aprendizado e, porque não, de lazer para os clientes. O nosso curso de "Arranjo de Suculentas" já foi um sucesso em 2018 e para 2019 vem muita novidade por ai!
curso de "Arranjo de Suculentas"
AuE Software: Qual a tendência de hoje para projetos de paisagismo? O que o cliente está pedindo para o jardim?
Na nossa cidade São José do Rio Preto, noroeste do estado de São Paulo, vejo o paisagismo ainda como algo monótono, repetitivo, sem muita criatividade e ousadia.
É só andar pelas ruas dos condomínios da cidade que percebemos a repetição de plantas como Buxinho, Podocarpo, Moréia e Ixora nas composições. Avalio essa situação devido a dois fatores: falta de criatividade e ousadia dos paisagistas, e a visão conservadora dos clientes, que acabam querendo fazer o mesmo jardim dos seus vizinhos.
Percebe-se hoje a tendência dos jardins verticais, jardins tropicais como também a entrada dos jardins desérticos, ainda pouco difundidos no Brasil. Percebo que o interior está um pouco mais atrasado em relação a essas novas tendências do paisagismo, do que as capitais.
Precisamos conscientizar os clientes cada vez mais que o jardim é a valorização do imóvel, e que investir no jardim é um investimento também na saúde da casa.
AuE Software: Deixe uma mensagem para aqueles que estão se iniciando nesta bela e valiosa profissão?
Aos meus futuros colegas de profissão, posso afirmar que se ainda estão indecisos ou com certo receio de arriscar, mergulhem de cabeça e sem medo nesse universo, a recompensa será muito mais do que apenas cifras.
O Paisagismo já não é mais a profissão do futuro, ela já é indispensável para a saúde das cidades mundiais. Cada vez mais os meios urbanos precisarão de profissionais competentes que se preocupem com a integração entre cidades e meio ambiente.
Saibam que o início será desafiador, momentos de desânimo, momentos de incertezas, porém corram atrás de seus sonhos, busquem conhecimento, perseverem, e tenham a humildade de aprender todos os dias com qualquer pessoa que cruzar o caminho de vocês, seja ela mais ou menos instruída que você.
Veja também:
Fabíola Breda: Invista em você, o investimento mais seguro é aquele revertido em conhecimento.
Conheça mais do trabalho de Gustaaf Winters nesta entrevista exclusiva
Lilian Lagos comenta os desafios e objetivos no mercado de Paisagismo do Chile
A Paisagista Marta Yorki de Strubing fala sobre suas experiências e perspectiva para o Paisagismo
Anterior Próximo