Flores de Verão

Autor: Josué Magrani - Data: 16/12/2022

No último dia 21 tivemos a chegada do verão, esta que é uma das estações preferidas de muitos, seja pelo clima quente com o sol se fazendo mais presente, seja pela relação da estação com as férias, permitindo às pessoas viajarem com suas famílias, curtirem um tempo em praias e piscinas, ou simplesmente descansar em casa. Para nós da AuE este é um período especial do ano também, mas por outros motivos, afinal o verão também marca a presença de lindas flores que trazem consigo um charme a mais para os jardins e projetos paisagísticos. Por isso, este artigo se prestará a apresentar para nossos leitores algumas das mais belas flores de verão.

01. Girassol:

Da família dos Compositae, o Helianthus Annuus L (nome botânico do girassol) abre a nossa lista sendo uma das mais famosas e também mais belas entre as sete. A flor pertence ao tipo Herbácea e possui um tempo de vida perene. O girassol também pode florescer na primavera e no outono, mas o verão com certeza é a melhor estação para ele, possui caule e folhas verdes com as pétalas das flores amarelas. Seu tamanho varia entre 0,5 e 2 metros.


A Flor não é muito exigente em relação ao solo, mas para sua manutenção será necessário regar três vezes por semana em dias quentes e uma ou duas em dias frios, também é necessária mantê-la a pleno sol e tomar cuidado com pragas das quais ela é suscetível, como as moscas brancas.


02. Hortênsia:

Do tipo arbusto, seu nome botânico é Hydrangea macrophylla, pode possuir diversas cores que vem de vários locais do mundo e que se adaptam de forma diferente ao ambiente. Da família das Hydrangeaceae, esta hortênsia floresce durante o período de primavera/verão, pode apresentar flores nas cores branca, rosa e azul e caule com folhas verdes, além de crescer entre 0,25 e 1,5 metros.


Para seu plantio é necessária a utilização de solo fértil e também deve ser regada três vezes por semana em dias quentes e duas em dias frios, além de ser podada anualmente para renovação. A recomendação é que seja mantida em ambiente de pleno sol ao mesmo tempo que deve-se evitar sol forte, além de tomar cuidado com aranhas vermelhas que atuam como pragas para flores.


3. Lantana-pendente

Nossa terceira flor é a Lantana montevidensis da família Verbenaceae. Este arbusto com tempo de vida perene de 5 anos se adapta ao clima tropical e é nativa do Brasil, Argentina e Uruguai. Pode crescer de 0,5 até 2,0 metros e possui folhas verdes com flores de coloração rosa.


A Lantana suporta baixas temperaturas e até geadas, mas deve ser plantada em solo drenado, humoso e fértil sendo deixada a pleno sol. Seu crescimento é rápido e deve ser regada no padrão de três vezes por semana em dias quentes e de uma a duas em dias mais frios, sempre tomando o cuidado de podá-la para manter o bom visual e também evitando aranhas vermelhas.


04. Lírio-de-um-dia

A quarta flor da lista é a hemerocallis x hybrida da família Xanthorrhoeaceae e é caracterizada por suas pétalas bicolores amarelo/laranja ou amarelo/vermelho. Apesar do nome, esta herbácea de vida perene não pertence à mesma família dos lírios. Outra que também floresce nas estações da primavera e do verão e é adaptada para clima tropical de altitude, subtropical, tropical, tropical úmido e equatorial. Com caules bulbos, ela pode crescer entre 0,25 e 0,8 metros de altura.


Para o plantio e manutenção indica-se solos férteis bem drenados, a fim de não deixar que fiquem muito úmidos, além de retirar as folhas secas e evitar exposição ao sol muito forte. Sua rega é a mesma das três anteriores e deve-se tomar cuidado com o pulgão que atua como praga sobre ela. Os lírios-de-um-dia também são frutíferos e atraem abelhas.


05. Petúnia

Mais uma herbácea, desta vez da família Solanaceae, esta petúnia nasce entre o período de primavera/verão, tem o período de vida anual e possui uma vasta coloração, podendo ser roxa, como na foto, mas também vermelha, amarela, branca, violeta, azul e roxa. Adaptada para os diversos tipos de climas tropicais, ela pode crescer entre 0,3 e 0,5 metros.


Indica-se para seu plantio um solo fértil sob sol pleno porém não muito forte, já que a flor não suporta altas temperaturas. Também deve-se tomar cuidado com o solo seco, a planta deve ser regada no mesmo padrão das já mencionadas, três vezes por semana em dias quentes e uma ou duas em dias mais frios. Pulgões agem como parasitas então é necessário prestar atenção com possíveis infestações.


06. Tagetes

A próxima flor é a Tagetes Erecta L. (nome botânico), da família Compositae, esta herbácea é mais uma que poderá decorar se jardim ou canteiro no verão, ambientada para climas Tropical, Tropical úmido, Semi-árido, Temperado e Mediterrâneo, o Cravo amarelo, como também é conhecida, é uma flor de origem mexicana com tempo de vida anual e que pode crescer entre 0,5 e 0,8 metros.


As Tagetes devem ser plantadas em solos férteis e humosos com a mesma periodicidade das regas de 3 vezes por semana em dias quentes e duas ou uma em dias frios. Seu crescimento é rápido e costuma ser usado para cortes e arranjos florais, além de suportar baixas temperaturas.


07. Lírio-do-zéfiro

Finalmente, apresentamos a zephyranthes flavissima Ravenna da família Amaryllidaceae para fechar nossa lista. Esta herbácea de vida perene possui flores de coloração amarelada e é nativa da América Central, Brasil e Antilhas, o que a faz adaptada para climas Subtropical, Tropical úmido e Equatorial. Pode crescer de 0,15 até 0,30 metros e atraem abelhas.


A flor também é indicada para solos férteis e é adequada para jardins de pedras, ficando a pleno sol ou meia sombra e tomando os cuidados de retirar as folhas secas e evitar lagartas que agem como pragas para ela. Sua rega, assim como todas as outras, deve ser feita três vezes por semana em dias quentes e uma a duas em dias mais frios.



Todas as imagens e informações sobre as plantas foram retiradas do catálogo da AuE Software e podem ser acessados remotamente, além de estarem disponíveis em todos os programas do pacote LandOFFICE.

Veja também!

Revendo a Botânica dos Programas AuE Software 2022

Espécies exóticas invasoras e a Estratégia Nacional do IBAMA


O uso medicinal das plantas


Compartilhar:


Anterior Próximo

Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
8 + 5 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Agustin Ishigaki e o mercado competitivo de Paisagismo no Paraguai
Agustin Ishigaki e o mercado competitivo de Paisagismo no Paraguai

Paisagista e Agrônomo Agustin Ishigaki fala sobre o mercado de Paisagismo no Paraguai, visão expectativas para o futuro da profissão e muito mais!

Lançamentos
Venha ver o Ebook do concurso de VisualPLAN 2022
Venha ver o Ebook do concurso de VisualPLAN 2022

IV Concurso com VisualPLAN tem seu ebook com os participante e vencedores divulgado neste mês de Janeiro. Confira!

Botânica
Flores de Verão
Flores de Verão

O Verão chegou! E com ele, várias flores encontram o clima perfeito para desabrocharem, veja agora uma lista com 7 que irão colorir esta Estação.

Ensino de paisagismo
Webinários AuE Software: Aprenda a fazer lagos!
Webinários AuE Software: Aprenda a fazer lagos!

Aulas totalmente gratuitas! Aprenda a fazer os lagos que precisa para encantar o seu cliente! Tudo no VisualPLAN sem necessidade de usar o CAD.

Demonstrações de Janeiro
Demonstrações de Janeiro

Todos os meses a AuE Software promove encontros online para que você possa conhecer o software e tirar suas dúvidas. Se inscreva e conheça!

AuE Network
Coleção de Mobiliários - 2023 - Pedras Naturais
Coleção de Mobiliários - 2023 - Pedras Naturais

Veja neste artigo as informações sobre a coleção de pedras naturais para você usar no AUE Software.

Coleção de plantas - Flores diversas - 2023
Coleção de plantas - Flores diversas - 2023

Veja a coleção de plantas com 16 flores que selecionamos e disponibilizamos para download no mês de janeiro - 2023

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE: Como ajustar 3D dos mobiliários
PhotoLANDSCAPE: Como ajustar 3D dos mobiliários

Aprenda como ajustar 3D dos mobiliários no PhotoLANDSCAPE

VisualPLAN: Como alterar o modelo de representação no 3d e planta baixa humanizada
VisualPLAN: Como alterar o modelo de representação no 3d e planta baixa humanizada

Personalize a representação dos itens do seu projeto, alterando seu modelo

CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento
CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento

Personalize seus relatórios antes de entregar ao cliente

Novidades
VisualPLAN agora permite criar lagos muito mais realistas
VisualPLAN agora permite criar lagos muito mais realistas

Com a nova coleção de Pedras Naturais, o VisualPLAN permite ao usuário criar lagos muito mais bonitos e realistas para seus projetos. Veja mais

Estamos atendendo pelo Telegram!
Estamos atendendo pelo Telegram!

Novidade AuE! Agora o suporte será dado pela plataforma do Telegram!

Notícias
Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área
Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área

O paisagismo tem se tornado mais relevante e necessário a cada ano e nós estamos com um projeto para auxiliar aqueles que desejam ingressar na área

Retrospectiva AuE Software 2022 - Um ano de lançamentos e novidades
Retrospectiva AuE Software 2022 - Um ano de lançamentos e novidades

2022 foi um ano cheio de acontecimentos e novidades importantes para o mundo do paisagismo e para a AuE Software, confira agora nossa retrospectiva!

Concurso do EcoParque Itaipu tem inscrições abertas em janeiro de 2023
Concurso do EcoParque Itaipu tem inscrições abertas em janeiro de 2023

Abrem, na segunda semana de janeiro, as inscrições para o Concurso de Arquitetura e Urbanismo para o EcoParque Itaipu. Conheça mais sobre o projeto.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 19 No 223 / Dezembro de 2022

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*