HydroLANDSCAPE 2012: A importância da irrigação
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 16/11/2012
A importância da irrigação automatizada e seus benefícios é um assunto que tem ganhado bastante força entre os profissionais de paisagismo, porém muitos ainda se questionam se vale a pena investir em conhecimento para a utilização deste sistema.
Alguns oferecem o projeto de irrigação junto com o projeto paisagístico, mas fazem este serviço com terceiros e muitas das vezes trabalhar com terceirizados pode ser frustrante quando falamos de prazo.
Para criar um jardim o paisagista dedica tempo e conhecimento para desenvolver o projeto, e assim tornar realidade o sonho do cliente. O mesmo deve acontecer com a conservação deste jardim, já de inicio preocupando-se com a manutenção desta proposta ao longo dos anos. Pode-se dizer que a conservação é tão importante quanto o projeto.
Quando pensamos em conservação, a irrigação automatizada é sem dúvida a melhor opção, pois somente com ela conseguimos irrigar com maior eficiência, na quantidade certa que a planta precisa , e sem exageros quanto ao consumo da água, porém, o valor do investimento pode assustar o cliente e, com medo desta reação, muitos paisagistas deixam de oferecer o serviço. Mas, investir em irrigação realmente sai caro?
Instalar um sistema de irrigação pode parecer caro no inicio, mas se compararmos o valor do investimento com o de manter um jardineiro, mais impostos (INSS por exemplo) o custo benefício é bem maior, fora a economia da água. Imagine criar um jardim onde o cliente investiu uma grande quantia e, por falta de rega, as plantas começam a morrer. Perder todo um jardim por falta de rega com certeza é muito mais caro do que um bom sistema de irrigação.
Como o sistema de irrigação é indispensável para o bom desenvolvimento do jardim e é a forma mais eficiente de economizar água, a AuE Soluções tem incentivado o desenvolvimento de projetos de irrigação, disponibilizando matérias, entrevistas, dicas e cursos com o intuito de capacitar o paisagista e fortalecer o setor. Além de todo este material de apoio, a AuE Soluções desenvolveu o software HydroLANDSCAPE, que insere itens, setoriza, calcula, leva em consideração a evapotranspiração da região (a perda de água por transpiração das folhas e evaporação do solo e que, para máxima produção, deve ser reposta pela chuva ou pelos sistemas de irrigação), quantifica e gera orçamentos, tudo de forma simples, dando aos profissionais mais produtividade, agilidade e padronização.
Anterior Próximo