Manaus é candidata para sediar congresso latino-americano
Autor: Anita Cid - Data: 05/01/2008
Depois de ser escolhida sede do XII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, que acontecera entre agosto e e setembro de 2008, Manaus pode ser escolhida como sede do congresso latino-americano sobre o tema. Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), Pedro Mendes Castro, Manaus vem realizando um bom trabalho nesta questão e atualmente cerca de 55% da área verde de todo o município é protegida através das Unidades de Conservação (UCs)."Em Belo Horizonte, que é modelo de arborização urbana nas vias públicas, nós temos apenas em torno de 5% de áreas protegidas. É um espaço quase totalmente urbanizado", completa Castro.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manaus, a arborizacao urbana é uma das principais metas da administração e tem como meta alcançar um milhão de árvores plantadas, distribuídas e protegidas na cidade, número estabelecido pelo Programa Municipal de Arborização Urbana. "Existem excelentes lugares para realizar o congresso mas o importante é perceber como o poder público (municipal) trata a arborização no nível das prioridades", disse Mendes Castro mostrando-se satisfeito com a estrutura de eventos disponível em Manaus.
Manaus realiza um trabalho pioneiro em nível nacional na implementação de dispositivos legais para a criação de novas áreas de proteção junto à iniciativa privada. "Já temos criadas as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) da Honda, em 2005, e dos Buritis inaugurada em setembro do ano passado, por meio da assinatura de dois decretos que garantem que as árvores existentes no local permanecerão cumprindo todas as suas funções ambientais", afirma o prefeito Serafim Corrêa. Este projeto já contabiliza a manutenção de 595 mil árvores longe da degradação ambiental e sob a proteção da lei.
Por sua vez, a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Valente, exaltou os números de duas outras frentes de ação do Programa de Arborização, que totalizam de janeiro de 2005 a outubro do ano passado 22.135 mudas plantadas e 264.248 mudas distribuídas, que somados às árvores protegidas correspondem a 881.383 mudas e árvores. "Estes números nos dão a certeza do cumprimento da meta de um milhão de árvores até o final de 2008, um número que parecia impossível para muitos mas que hoje estamos a apenas 118 mil mudas ou árvores do seu cumprimento", diz Luciana. Além disso o o Horto Municipal de Manaus é o único do Brasil a dar até seis mudas gratuitamente para cada visitante.
FONTE: Assessoria de Comunicação do Município de Manaus 
Anterior Próximo