Paisagismo: A Arte da Paisagista Cíntia Senna
Autor: Regina Motta - Data: 03/09/2019
O presente especial para nossos leitores é a Paisagista Cintia Senna, da Cintia Senna Paisagismo que cria belos projetos na região de Natal, RN.
Vamos saber mais sobre ela e seu belo trabalho?
Auepaisagismo: Conte-nos um pouco sobre sua empresa, como começou a sua carreira?
Sou paisagista, nascida e criada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Tenho três graduações. Sou formada em Design de interiores, Paisagismo e Artes Plásticas.
Comecei a trabalhar com paisagismo em 2002 com projetos em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o que me possibilitou ter um amplo know how e networking na área. Desde então, não parei e sigo conquistando clientes e arquitetos com diversos projetos realizados.
Como sou artista plástica, viso sempre integrar a arte ao paisagismo, tornando cada projeto único e acho que isso é parte do segredo do meu trabalho: transformar cada sonho em uma obra de arte.
O paisagismo é uma homenagem à natureza da qual ela não se cansa de observar. Atualmente tenho projetos e consultorias realizados em todo o Brasil. Fico feliz de poder parar e observar que já fiz tantos projetos arrojados.
São condomínios horizontais e verticais, fazendas, spas, espaços para grandes eventos, empreendimentos comerciais, grandes mostras e humanização em apartamentos e varandas com minha assinatura.
Sinto-me honrada e orgulhosa por ter uma equipe competente e por saber que temos atendido muito bem às expectativas dos nossos clientes.
Auepaisagismo: Quais as dificuldades que encontrou no início da profissão? Como conseguiu vencê-las?
No início da profissão a maior dificuldade é fazer a arte do paisagismo se tornar um negócio, saber como precificar, porque arte não é algo tão tangível a ponto de você ter a exatidão de um preço. Além disso, estruturar os projetos e organizar o escritório também são grandes desafios, que a gente precisa se preparar para enfrentá-los.
A experiência conquistada com o trabalho do dia a dia e a constante busca por conhecimento fazem a diferença para superar essas dificuldades.
Auepaisagismo: Qual o seu ponto de partida na criação de um jardim?
Precisamos entender o que o cliente realmente quer, qual o principal interesse dele para tornarmos esse sonho uma realidade; observar o clima, porque cada tipo de paisagismo possui características específicas para se adequar a cada localidade em específico; e sem esquecer a arquitetura, para trazer essa modelagem do ambiente físico, sem deixarmos de esquecer da construção humana e de todo o conhecimento técnico que temos.
Auepaisagismo: Como você trabalhava antes de utilizar os nossos softwares? Qual a maior dificuldade que sentia? Quais as facilidades que os softwares da AuE Software lhe proporcionaram?
Antes, eu fazia os projetos à mão livre na prancheta, o que tem suas vantagens, mas que também tem suas desvantagens. Hoje uso o AutoLANDSCAPE. Esses softwares ajudam muito no processo de criação e de desenvolvimento de projetos, dão mais celeridade ao projeto e facilitam a vida dos profissionais que trabalham na área.
Auepaisagismo: Dentro do paisagismo, qual a área que você gosta mais?
Todos os projetos têm características únicas que são encantadoras, desde pequenas consultorias até grandes empreendimentos, por isso termino gostando de todas. Cada criação é algo único, é uma inspiração diferente, é um sonho diferente.
Auepaisagismo: Dentre os projetos que você realizou com o software, quais deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre esses projetos.
Espaço Di Trento e Reserva Bomfim são dois grandes projetos em que utilizamos o programa. Projetos com grandes extensões, com detalhamentos facilitados e com maior qualidade ao utilizar esse software.
Auepaisagismo: O que recomendaria aos profissionais que estão se iniciando nesta bela profissão?
Recomendaria que busquem conhecimento, que se qualifiquem, porque esse conhecimento pode ser o grande diferencial para cada profissional em seu futuro. Também recomendaria que não desistam diante dos primeiros problemas e desafios, acho que, quando queremos algo, devemos seguir em frente para conseguirmos realizar os nossos sonhos.
Leia também:
Paisagista Marcelo Kozmhinsky: telhados verdes e jardins verticais
Entrevista: Paisagista Maurício Escobar e a Companhia das Plantas
Entrevista: Professora de Paisagismo do IBRAP, Aline Cristina V. Chagas Fini
Entrevista Paisagista Carolina Silveira e a Companhia da Paisagem
Entrevista: Paisagista Sergio Santos, um belo exemplo de determinação!
Anterior Próximo