Paisagismo: Entrevista do Arquiteto Paisagista Fábio Barbosa da Palmeiras Nobres
Autor: Regina Motta - Data: 04/06/2019
Nosso presente para você, leitor amigo, é a conversa que tivemos com o Arquiteto Paisagista Fábio Barbosa, da http://palmeirasnobres.com.br/ , usuário de nossos Softwares. Certamente todos nós vamos nos encantar com o seu trabalho e experiência!
Auepaisagismo: Como se deu a sua escolha de atuar na área de paisagismo?
Sou arquiteto formado há 15 anos e paisagista há 10, veio naturalmente realizando projetos de arquitetura. Comecei a me apaixonar pelas plantas e ideias, aí me especializei em cursos e na profissão.
Auepaisagismo: Pode nos contar sobre os desafios desta profissão? E as realizações?
Os desafios são enormes, porém a base é necessária. Colocar a mão na terra, aprender lidar com o solo, a drenagem, escolhas certas, enfim conhecer a fisiologia das espécies e seu porte, características, etc.! As realizações se dão conta em forma de belos jardins harmônicos, coloridos, perfumados, clientes satisfeitos, entre outros.
Auepaisagismo: Como surgiu o seu interesse em se especializar em Palmeiras Nobres?
Comecei colecionando sementes de espécies raras e exóticas, germinando, adaptando ao nosso clima e, já há alguns anos, venho usando algumas plantas em meus próprios projetos, sendo um do meu diferencial.
Auepaisagismo: O mercado de plantas, pelo que sabemos, está em plena expansão e, para o futuro do planeta, é fundamental. Qual a sua expectativa para os próximos anos? A tecnologia de produção de plantas tem evoluído? Quais as novidades?
As novidades são as variedades de plantas desérticas, os telhados verdes, mini hortas orgânicas, paredes verdes, lagos artesanais, hoje muitos projetos estão totalmente voltados para a sustentabilidade do planeta. E, criando uma harmonia natural e bem pensada, é possível se extrair o máximo de beleza com o uso de poucos recursos, inclusive a água. Entre as novidades estão as coloridas, resistentes e lindas Rosas do deserto (Adeniun obesun), uma planta que requer muito pouca água e está quase sempre florida.
Auepaisagismo: Além da produção de plantas, você também atua em projetos de paisagismo, manutenção de áreas verdes. Como é esta experiência de atuar em várias áreas?
É muito importante aprender manutenção, pois acabamos conhecendo a essência das plantas, o dia a dia é muito importante. Também projetamos e executamos projetos pequenos e em grande escala.
Trabalhamos com plantas exóticas adaptadas ao nosso clima regional.
Auepaisagismo: Você usa o nosso software PhotoLANDSCAPE. Como você trabalhava antes de utilizá-lo? Qual a maior dificuldade que sentia? Sente que é um diferencial entre os profissionais da sua cidade?
Por ser arquiteto sempre desenhei no Autocad, então a transição foi bem tranquila, Já faço uso há mais de 5 anos do software e estou muito feliz, me agiliza muito os trabalhos. Dando condição de estar mais presente nas obras.
Auepaisagismo: Imaginamos que todos os projetos são caros ao seu criador, mas há algum que lhe deu maior sentimento de realização?
Sim, o maior prazer esta na hora de entregar o projeto e sentir a alegria dos clientes, a valorização do esforço! Já fiz projetos em varias cidades da minha região nesses dez anos, podendo ser todos visualizados na minha pagina do face "palmeiras nobres" e no nosso instagram @palmeirasnobres"
Auepaisagismo: Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela profissão de Paisagista?
Comece colecionando bonsais, orquídeas, entre outras. Mas se envolva, se dedique, aprenda, cuide. Resultados bons estão diretamente ligados ao amor, conhecimento, envolvimento e principalmente profissionalismo.
Conheça os produtores, fornecedores e suas estufas. Comprar plantas de qualidade e procedência também é fundamental. Pense que não é só o glamour que te colocará em um lugar melhor, e sim a paixão e dedicação. Seu profissionalismo tem que estar ligado e voltado para a satisfação do cliente e bem estar das plantas. Um bom jardim dura anos do mesmo jeito, só ficando cada vez melhor.
Entrevista: Paisagista Heitor Suriano Nascimento Liporacci, uma história de sucesso!
Entrevista: Conheça a Paisagista Marcia Lenz
Entrevista: Projetos de iluminação para Paisagismo com Paulo Spina da LUXSIM
Anterior Próximo