Paisagismo Regenerativo: Jardins Naturalistas
Autor: Amanda Pains - Data: 14/08/2018
Tradicional evento da área de paisagismo realizado a 8 anos em Nova Petrópolis RS: cidade Jardim da Serra Gaúcha.
Anualmente, é realizado com foco no entendimento, na regeneração e na valorização de jardins onde integrem todas as formas de vida e que tenham sua função voltada à evolução do ecossistema.
Há muito tempo que o homem tenta imitar a natureza criando jardins que parecem paisagens naturais. Será essa uma forma de sentir a emoção de uma paisagem natural?
O congresso de 2018 se propõe a entender como se organizam alguns biomas, a energia dinâmica da natureza e sua incrível biodiversidade para servir de modelo e inspiração às criações de jardins naturalistas.
Paisagistas com experiência em coleta e multiplicação de espécies nativas do seu bioma para compor jardins autênticos e adaptados ao seu verdadeiro ecossistema. Para Gilles Clément, paisagista francês, o jardim sintetiza constantes universais que superam as circunstâncias, as modas e, inclusive, a época. Seus materiais o incitam a falar de uma função biológica, de uma função vital.
Tudo isso participa de um movimento de energias. O paisagista trabalha prestando uma pequena ajuda à natureza, selecionando e semeando centenas de espécies misturadas. Ele quer que a natureza participe da sua invenção.
Datas: 28, 29 e 30 de Setembro.
Local: Centro de Eventos de Nova Petrópolis
Av. Padre Affonso Theobald, 1700, Bairro Juriti, Nova Petrópolis - RS
Programação Extra: Expedição Caçadores de Plantas
Datas: 30 de Setembro, 01 e 02 de Outubro
Esta expedição é complementar ao Congresso de Paisagismo Regenerativo.
Jardins Naturalistas, que acontece de 28 a 30 de setembro de 2018, em Nova Petrópolis, RS.
Como aprendizado, a LEITURA DA PAISAGEM, com foco nas composições naturais de diferentes regiões fisionômicas, e, com isso, fortes inspirações para CRIAÇÕES DE JARDINS NATURALISTAS.
O roteiro permite que, em três dias, tenhamos a oportunidade de conhecer quase 10 regiões fitogeográficas diferentes, iniciando na altitude de 600m, subindo a 1.100m até chegar ao nível do mar. Passaremos pelas cidades de Nova Petrópolis, Canela, Cambará do Sul e Torres.
Quem guiará essa jornada serão alguns dos palestrantes do Congresso, com grande experiência em coleta e identificação de plantas nativas, além da equipe da Escola Perau do Encanto, coordenada pelo paisagista Toni Backes.
Como maior homenageado, o saudoso professor de botânica Bruno Irgang, quem iniciou as excursões paisagísticas na Escola Perau do Encanto, há mais de 15 anos atrás.
Por: Paisagismo Regenerativo
Veja também:
Versão Beta do AuE TopDRAW®
Webinarios - AuE Software
FIIB 2018 - Feira Internacional da Irrigação Brasil
Conapa Estação Primavera
Curso HydroLANDSCAPE na Academia RainBird em São Paulo
Anterior Próximo