Paisagistas Neuza e Noeli desenvolvem sua arte em Naranjal, Paraguai.
Autor: Regina Motta - Data: 04/11/2019
Nesta edição da Revista AuE Paisagismo Digital, cuja publicação teve início em 2004, sempre apresentando os paisagistas e demais profissionais da área de paisagismo, plantas, meio ambiente, tem o prazer de conversar com as Paisagistas Neuza Kreibich e Noeli Kreibich que desenvolvem sua arte em Naranjal, Paraguai.
AuE Paisagismo: Como começou o seu interesse pela área de paisagismo? O que a levou à decisão de escolher este caminho tão necessário à qualidade de vida das pessoas e ao bem do Planeta em que vivemos?
Sempre fui amante da natureza e gostava de ver os espaços lindos e organizados.. Comecei no meu jardim de casa. Decidi alegrar as pessoas e oferecer bem estar a elas.
AuE Paisagismo: Houve dificuldades no início? Como as venceu?
Sim, havia muitas dificuldades por ser uma região agrícola, o povo via como sendo um trabalho para cidades, centros urbanos e que não se aplicava ao interior. Para isso, cada proprietário usava seus próprios funcionários para realizar as tarefas.
Venci mostrando as diferenças nos detalhes dos trabalhos realizados, marcava diferença em todos os aspectos - visual, emocional e energético.
AuE Paisagismo: Conte-nos um pouco sobre seu trabalho em Naranjal, Paraguai. Quais as características marcantes do paisagismo nesta região?
Posso dizer que foi um trabalho de formiga, conquistando um cliente após o outro depois de verem meus serviços em jardinagem e oferecendo satisfação para os clientes.
Aqui, o frio e calor são extremos, no inverno a geada judia e no verão o sol escaldante também faz seus estragos. A escolha das plantas precisa ser bem analisada para não perder o trabalho em pouco tempo.
AuE Paisagismo: Vocês são usuárias do PhotoLANDSCAPE. O que mudou em seu fazer paisagístico com o uso do software?
Abriu, com mais facilidade, a comunicação com o cliente para o entendimento de como fica o resultado final. Antes, por mais que eu explicasse, não conseguia passar os projetos que tinha em minha mente, agora fica bem claro e esclarecido. Facilitou nossa negociação .
AuE Paisagismo: Imaginamos que todos os projetos são caros ao seu criador, mas há algum que lhe deu maior sentimento de realização?
Todos me realizaram muito, Em cada um seu detalhe e empenho especial. Sou imensamente grata.
AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela bela profissão de embelezar o planeta e, em consequência, valorizar o ambiente das cidades.
Investir sempre mais com ideias, sugestões e incentivar cada vez mais o bem estar que um belo espaço e ambiente nos oferecem.
Do jardim da minha casa para todos os apaixonados pelo paisagismo.
O jardim está em minha casa em Naranjal, no Paraguai, em um terreno de 30x30. O maior desafio foi encarar o Sol quente e trabalhos pesados (serviço braçal que precisa de força masculina).
Minha intenção foi realizar todo o embelezamento necessário para deixar o espaço mais agradável.
Trabalhei com a nossa equipe, tenho sempre dois ou mais diaristas para me ajudar. A maior dificuldade na execução foi conseguir manter o mesmo pessoal me ajudando, pois geralmente não querem mais trabalhos tão pesados e intensos.
Usei kaizuca, buxos, pata de elefante, liriopolis ou barba de serpente como alguns conhecem e agaves.
O espaço ficou maravilhoso e com uma energia agradável que permite desfrutar de um belo descanso com a vista belíssima.
Contatos:
Jardinagem Baruck: +595 983505243
Neuza Kreibich: +595 985688746
Veja também: