Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de Brasília
Autor: Regina Motta - Data: 13/03/2013
A Escola de Paisagismo de Brasília é nossa parceira, representante de nossos softwares, e tem um belo trabalho de formação de novos paisagistas, profissionais extremamente necessários em nossos dias. Gostaríamos de apresentar aos nossos leitores a história do surgimento da escola, os dirigentes e professores.
AuE Paisagismo: Como iniciou o curso de Paisagismo em Brasília?
Simone: O Curso de Paisagismo iniciou suas atividades como curso de extensão da faculdade de arquitetura e urbanismo da UnB em 1997, e foi criado por um grupo de professores das Faculdades de Agronomia e Arquitetura e de alguns profissionais que atuavam no mercado, para atender a demanda dos estudantes de Agronomia e Arquitetura, uma vez que estes cursos de graduação tem em suas grades disciplinas ligadas ao paisagismo, porém isoladas do conjunto, tais como a ausência de disciplinas de projetos na Agronomia e a falta de disciplinas da área de botânica e solos na Arquitetura. Com o sucesso do curso de extensão, em 2001 foi criada a Escola de Paisagismo de Brasília, localizada na época na UNB, no CET - Centro de Excelência em turismo, no Campus Darcy Ribeiro.
Em outubro de 2005 o curso foi credenciado pela Secretaria de Educação do DF e pelo MEC e em março de 2006 o curso Técnico em Paisagismo foi reconhecido pelo CREA/DF.
Em setembro de 2009 a Sec. de Educação do Distrito Federal, autorizou a mudança de endereço para o CA 02 , no Lago Norte - Brasília - DF.
Em 2007 foi firmada uma parceria entre a Sec. De Agricultura do Distrito Federal /EMATER-DF, que possibilitou a instalação da Unidade Demonstrativa de Floricultura e Paisagismo, localizada no Parque de Exposições da Granja do Torto, onde são realizadas as aulas práticas do Curso Técnico e o Treinamento de Jardineiros.
AuE Paisagismo: Qual a periodicidade dos cursos, a carga horária, e o método de ensino?
Simone: São 800h/aula, distribuídas em conhecimento teórico e prático. O curso é dividido por módulos semestrais, com duração de 2 anos.
O curso e integralmente presencial e no decorrer do curso, são realizadas viagens de estudos a cidades brasileiras, para visitas a jardins históricos, participação em Congressos de Paisagismo, entre outras atividades, tendo como objetivo vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, complementado a carga horária total mínima de 1.200 horas.
O estágio de 200 horas tem o intuito de, na prática, mostrar ao aluno as diversas formas de atuação no mercado de trabalho, sob a supervisão de profissionais atuantes no mercado. O aluno aprende a executar e implantar projetos, gerenciar pessoas, atuar em viveiros de plantas e em um escritório de paisagismo.
AuE Paisagismo: Poderia nos dar um breve resumo do conteúdo oferecido aos alunos?
Simone: Os Modulos são assim divididos:
AuE Paisagismo: Quantas turmas e número de alunos já formados?
Simone: Normalmente temos duas turmas /ano, uma no início do ano e outra no segundo semestre, com um numero médio de 15/20 alunos.
AuE Paisagismo: Vocês utilizam os nossos softwares em aula? Como é esta experiência?
Simone: Sim temos uma parceria com a AUE e temos em nosso laboratório o pacote completo de assinatura, ou seja o AUTOLAND/FOTO/HIDRO, sendo que o AUTO faz parte da grade Curricular como disciplina obrigatória.(INFORMATICA II).
Quando os alunos conhecem as ferramentas desenvolvidas pela AUE sentem que é possível trabalhar na produção de projetos paisagísticos com qualidade e produtividade alta, necessária a permanência do profissional no mercado de trabalho.
AuE Paisagismo:Quais as dificuldades que encontram no desempenho do ensino?
Simone: Nosso público, normalmente procura o curso como a profissionalização das atividades que já exercem e ou como uma segunda profissão, mais gratificante, por isso temos algumas dificuldades com a introdução de conhecimentos novos, totalmente diferentes do dia a dia , além das dificuldades burocráticas programáticas do sistema Educacional Brasileiro.
AuE Paisagismo: Percebem um interesse maior pelos Cursos em virtude da necessidade de mais áreas verdes em todo o planeta?
Simone: A urbanização acelerada provocou a perda de qualidade de vida, com o distanciamento da natureza, acho que as pessoas perceberam isso, sentem falta e estão tentando resgatar um sistema de vida mais sustentável.
AuE Paisagismo: Como tem sido o retorno dos alunos após o curso, isto é, vocês têm notícias do desempenho e do sucesso deles na vida profissional?
Simone: Sim, a Escola com o tempo se tornou um ponto de referência do encontro dos profissionais, principalmente a partir do ano passado, quando em parceria com a NEO EVENTOS, promotora da FEST FLOR BRASIL, passamos a organizar o Congresso de Paisagismo que ocorre durante a Feira.
Além disso é comum que alguns alunos participem das viagens de estudos com as novas turmas, principalmente quando realizadas a jardins localizados no exterior.
AuE Paisagismo: Quais os pré- requisitos exigidos para o candidato ao Curso?
Simone: O pré requisito mínimo é o Ensino médio completo e também que o aluno domine técnicas básicas de informática.
Como chegar:
Clique na imagem acima para visualizar o mapa completo.
Anterior Próximo