Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de Brasília

Autor: Regina Motta - Data: 13/03/2013

A Escola de Paisagismo de Brasília é nossa parceira, representante de nossos softwares, e tem um belo trabalho de formação de novos paisagistas, profissionais extremamente necessários em nossos dias. Gostaríamos de apresentar aos nossos leitores a história do surgimento da escola, os dirigentes e professores.

AuE Paisagismo: Como iniciou o curso de Paisagismo em Brasília?

Simone: O Curso de Paisagismo iniciou suas atividades como curso de extensão da faculdade de arquitetura e urbanismo da UnB em 1997, e foi criado por um grupo de professores das Faculdades de Agronomia e Arquitetura e de alguns profissionais que atuavam no mercado, para atender a demanda dos estudantes de Agronomia e Arquitetura, uma vez que estes cursos de graduação tem em suas grades disciplinas ligadas ao paisagismo, porém isoladas do conjunto, tais como a ausência de disciplinas de projetos na Agronomia e a falta de disciplinas da área de botânica e solos na Arquitetura. Com o sucesso do curso de extensão, em 2001 foi criada a Escola de Paisagismo de Brasília, localizada na época na UNB, no CET - Centro de Excelência em turismo, no Campus Darcy Ribeiro.

Em outubro de 2005 o curso foi credenciado pela Secretaria de Educação do DF e pelo MEC e em março de 2006 o curso Técnico em Paisagismo foi reconhecido pelo CREA/DF.

Em setembro de 2009 a Sec. de Educação do Distrito Federal, autorizou a mudança de endereço para o CA 02 , no Lago Norte - Brasília - DF.

Em 2007 foi firmada uma parceria entre a Sec. De Agricultura do Distrito Federal /EMATER-DF, que possibilitou a instalação da Unidade Demonstrativa de Floricultura e Paisagismo, localizada no Parque de Exposições da Granja do Torto, onde são realizadas as aulas práticas do Curso Técnico e o Treinamento de Jardineiros.

Aula prática de irrigação



AuE Paisagismo: Qual a periodicidade dos cursos, a carga horária, e o método de ensino?

Simone: São 800h/aula, distribuídas em conhecimento teórico e prático. O curso é dividido por módulos semestrais, com duração de 2 anos.

O curso e integralmente presencial e no decorrer do curso, são realizadas viagens de estudos a cidades brasileiras, para visitas a jardins históricos, participação em Congressos de Paisagismo, entre outras atividades, tendo como objetivo vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, complementado a carga horária total mínima de 1.200 horas.

O estágio de 200 horas tem o intuito de, na prática, mostrar ao aluno as diversas formas de atuação no mercado de trabalho, sob a supervisão de profissionais atuantes no mercado. O aluno aprende a executar e implantar projetos, gerenciar pessoas, atuar em viveiros de plantas e em um escritório de paisagismo.

AuE Paisagismo: Poderia nos dar um breve resumo do conteúdo oferecido aos alunos?

Simone: Os Modulos são assim divididos:



AuE Paisagismo: Quantas turmas e número de alunos já formados?

Simone: Normalmente temos duas turmas /ano, uma no início do ano e outra no segundo semestre, com um numero médio de 15/20 alunos.

AuE Paisagismo: Vocês utilizam os nossos softwares em aula? Como é esta experiência?

Simone: Sim temos uma parceria com a AUE e temos em nosso laboratório o pacote completo de assinatura, ou seja o AUTOLAND/FOTO/HIDRO, sendo que o AUTO faz parte da grade Curricular como disciplina obrigatória.(INFORMATICA II).
Quando os alunos conhecem as ferramentas desenvolvidas pela AUE sentem que é possível trabalhar na produção de projetos paisagísticos com qualidade e produtividade alta, necessária a permanência do profissional no mercado de trabalho.

AuE Paisagismo:Quais as dificuldades que encontram no desempenho do ensino?

Simone: Nosso público, normalmente procura o curso como a profissionalização das atividades que já exercem e ou como uma segunda profissão, mais gratificante, por isso temos algumas dificuldades com a introdução de conhecimentos novos, totalmente diferentes do dia a dia , além das dificuldades burocráticas programáticas do sistema Educacional Brasileiro.

AuE Paisagismo: Percebem um interesse maior pelos Cursos em virtude da necessidade de mais áreas verdes em todo o planeta?

Simone: A urbanização acelerada provocou a perda de qualidade de vida, com o distanciamento da natureza, acho que as pessoas perceberam isso, sentem falta e estão tentando resgatar um sistema de vida mais sustentável.

Escola de Paisagismo de Brasília



AuE Paisagismo: Como tem sido o retorno dos alunos após o curso, isto é, vocês têm notícias do desempenho e do sucesso deles na vida profissional?

Simone: Sim, a Escola com o tempo se tornou um ponto de referência do encontro dos profissionais, principalmente a partir do ano passado, quando em parceria com a NEO EVENTOS, promotora da FEST FLOR BRASIL, passamos a organizar o Congresso de Paisagismo que ocorre durante a Feira.

Além disso é comum que alguns alunos participem das viagens de estudos com as novas turmas, principalmente quando realizadas a jardins localizados no exterior.

AuE Paisagismo: Quais os pré- requisitos exigidos para o candidato ao Curso?

Simone: O pré requisito mínimo é o Ensino médio completo e também que o aluno domine técnicas básicas de informática.

Como chegar:


Clique na imagem acima para visualizar o mapa completo.


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 2 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Danilo - Data: 24/02/2019 22:32:05

Gostaria de mais informações


AuE Responde: Olá Danilo, entre em contato com a Escola de Paisagismo de Brasília para mais informações.



2 - Autor: Alvaro - Data: 17/05/2018 13:45:25

Olá, boa tarde! Gostaria de saber por favor se iniciara uma nova turma no segundo semestre, e se aulas sao todos os dias, ou se sao somente nos fim de semana pra quem moro em outra cidade? E qual telefone da empresa de Brasilia que eu possa entrar contato certinho.


AuE Responde: Olá Álvaro, o telefone que temos é este (61) 3541-2156
Sucesso!



3 - Autor: Maria Rita da Silva Domingues - Data: 25/04/2018 11:25:23

Preciso saber, período do curso e valores. Gostaria de fazer o curso.


AuE Responde: Maria Rita, para informações entre em contato com a Escola de Paisagismo de Brasília, nós não temos esta informação. Sucesso!



4 - Autor: Edizio - Data: 17/02/2017 14:23:38

Eu gostaria de saber quanto custa a mensalidade do curso, e como funciona as aulas?


AuE Responde: Edizio, entre em contato diretamente com a escola, terá as informações completas. Sucesso!



5 - Autor: luiza alves - Data: 14/10/2016 16:29:01

tenho vontade de fazer paisagismo, mais tenho condições,de pagar gostaria de ganhar uma bolsa se possível ficarei agradecida


AuE Responde: Prezada Luiza, faça uma visita à escola e converse pessoalmente com a Professora Simone. Desejamos sucesso!



6 - Autor: Pamella Huri - Data: 01/08/2014 11:11:16

Tenho muita vontade de fazer este curso, infelizmente não tenho condições de pagar, existe a possibilidade de se conseguir uma bolsa, mesmo que não seja integral?


AuE Responde: Faça contato com a Escola de Paisagismo de Brasília para saber as condições. Sucesso!



7 - Autor: Pamella - Data: 01/08/2014 11:08:05

Tenho muita vontade de fazer este curso, infelizmente não tenho condições de pagar, existe a possibilidade de se conseguir uma bolsa, mesmo que não seja integral?



8 - Autor: Cibele Dutra de França - Data: 02/06/2014 12:03:48

Tenho vontade de fazer esse curso. Mas, concordo com outras pessoas que aí é muito mal localizado e pouco inclusivo. Antes continuasse na UnB.



9 - Autor: Luciana Maria de Freitas Barros - Data: 07/01/2014 11:42:30

Não conheço ainda esta escola, sou bióloga e botânica e tenho a intenção de direcionar meu trabalho para a área de paisagismo e estou bem inclinada a efetivar matricula neste curso. Porém a minha dificuldade maior está em não residir e nem trabalhar próximo ao Lago Norte, neste caso acho que um endereço mais acessível seria uma boa opção para mim e tantos outros alunos com a mesma dificuldade.


AuE Responde: Recomendamos que entre em contato com a escola para fazer a sua reinvindicação.



10 - Autor: Maria Goreth pereira - Data: 08/10/2013 17:59:21

Exelente mesmo, trabalho com material voltado para o paisagismo, artesanato em bambu e outras fibras, o meu sonho e fazer um curso como este, completaria e muito as ambientaçoes que faço no meu trabalho e aumentaria a minha renda. So nao tenho condiçoes de pagar um curso como este



11 - Autor: Rosana Barreto - Data: 18/08/2013 14:45:53

Moro no lago sul,tenho muita vontade de fazer essa formaçao,porém os horarios oferecidos e a localizacao do curso sao muito dificeis... gostaria de fazer um curso à tarde... à noite todos os dias nesta distancia e com esse transito, fica dificil.abs



12 - Autor: Edna Melo - Data: 21/03/2013 10:35:57

Fui aluna da EPB e, desde então, exerço a profissão de paisagista. Só tenho a agradecer à equipe, pois, a partir dos conhecimentos adquiridos na escola, trabalho em uma área que me torna uma pessoa mais feliz.



13 - Autor: heleno azevedo - Data: 19/03/2013 22:03:00

trabalho na area de paisagismo ,faço todo o proceso tenho muita vontade de fazer um curso ou trocar ideias ,sobre paisagismo,faço fontes para jardin e lagos, um abraço.



14 - Autor: JOSE GIACOIA NETO - Data: 19/03/2013 18:31:10

Tenho orgulho de estar acompanhando a evolução da EPB e a dedicação da Simone e o César em fazer o Paisagismo profissional cada vez mais forte no Brasil.



15 - Autor: igrub - Data: 18/03/2013 23:20:36

Parabéns, Si. Se o paisagismo tem toda essa relevância, certamente se deve a você, uma diretora que mais parece uma "garota-propaganda". QUE PAISAGEM!!!



16 - Autor: Rose Antonelli - Data: 18/03/2013 20:27:16

Simone, como sempre, de parabéns!!!



17 - Autor: Elis - Data: 18/03/2013 16:26:11

Excelente matéria! Uma pena não existir tantos cursos como este no Brasil todo! Fica a dica. Outra coisa, é lamentável a pouca valorização da disciplina de paisagismo nas Universidades. Para fortalecer a profissão é preciso começar por aí, capacitação. Sucesso para a Escola de Paisagismo de Brasília, que é Show!



18 - Autor: Mário Pinto Furtado - Data: 18/03/2013 15:14:00

O planeta de ter nova visão, uma harmonia perfeita da arquitetura com o paisagismo, aproximando o homem com a natureza. É uma tarefa difícil mas não imposível devido a forma desordenada que ocupamos os espaços físicos com o crescimento da população. Devemos preocupar com planejamento que cause menos impacto ambiental e resgate qualidade de vida principalmente nas cidades. O paisagismo pode contribuir para o mudar o comportamento das pessoas, respeitanto e interagindo



19 - Autor: celisa - Data: 17/03/2013 23:48:54

Esse curso acontece em Curitiba? Se não, fica a proposta.



20 - Autor: Carmela Alexandra - Data: 17/03/2013 22:34:38

Gosto de matérias relacionadas ao paisagismo, como Design de Interiores e especialização em exteriores pesquiso e leio muito td o que interessa. É de extrema importância o PAISAGISMO, PAISAGISTA serem reconhecidos como profissionais capacitados e respeitados,o que difere-se de jardinismo, jardineiro não desmerecendo a profissão de jardineiro,mas o Paisagista tem que PROJETAR, Criar, conhecer sobre Botânica e etc....e os Arquitetos e ENGENHEIROS TEM UM LEVE CONHECIMENTO DA AREA de Paisagismo e se intitulam muito conhecedores para trabalharem com plantas e não é bem assim. A profissão DEVE ser regulamentada pois é um importantíssimo projeto complementar. Assim como o curso de Design de Interiores foi regulamentado o mesmo deve acontecer no Brasil inteiro em se falando de PAISAGISMO. Abraços. Excelente entrevista. Parabéns e mais Sucesso a AuE.



21 - Autor: marclio fontes - Data: 17/03/2013 15:46:01

vcs tem cursos no rio de janeiro?




Entrevista
Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de Brasília
Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de Brasília

Iniciou suas atividades como Curso de Extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB em 1997

Botânica
Compositae: a maior família dentre as Angiospermas Eudicotiledôneas
Compositae: a maior família dentre as Angiospermas Eudicotiledôneas

Conheça a maior família botânica de Angiospermas Eudicotiledôneas.

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE: Definindo a bomba
HydroLANDSCAPE: Definindo a bomba

Artigo mostrando como definir a bomba do sistema de irrigação com o HydroLANDSCAPE 2012

PhotoLANDSCAPE: Facilidade de criar novos mapas
PhotoLANDSCAPE: Facilidade de criar novos mapas

Crie novos mapas de seus itens inseridos no banco de dados do PhotoLANDSCAPE a partir dos existentes em poucos passos.

AutoLANDSCAPE: Controle de desenhos
AutoLANDSCAPE: Controle de desenhos

Aprenda alterar os desenhos representativos dos itens de paisagismo no AutoLANDSCAPE 2012

Novidades
6º Simpósio Internacional de Paisagismo - UFLA
6º Simpósio Internacional de Paisagismo - UFLA

6º Simpósio Internacional de Paisagismo

FEICON BATIMAT: 19° salão internacional da construção
FEICON BATIMAT: 19° salão internacional da construção

Este mês a AuE Software participou do 19° salão internacional da construção

Notícias
Painel Energia Eólica + Construção Civil em Fortaleza

Excelente oportunidade para conhecer as inovações e um balanço do mercado de energia eólica na América do Sul

Duas novas plantas da Mata Atlântica descobertas e identificadas
Duas novas plantas da Mata Atlântica descobertas e identificadas

Duas espécies de plantas descobertas na Mata Atlântica no Paraná e identificadas

Jogos Indígenas em Cuiabá garantem integração com meio ambiente
Jogos Indígenas em Cuiabá garantem integração com meio ambiente

O evento, que acontece a cada dois anos e deverá ser disputado em agosto no Jardim Botânico, na comunidade Sucuri

Simplificado o registro de cultivares de plantas ornamentais
Simplificado o registro de cultivares de plantas ornamentais

Acordo visa simplificar o processo de Registro Nacional de Cultivares de plantas ornamentais.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 9 No 105 / Fevereiro de 2013

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Álvaro Drillard

Residência Oliveira
Residência Oliveira

Nataly Schröder

Residência Aflorar
Residência Aflorar

Nataly Schröder

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
4 + 6 = ? *