O agrônomo Pablo Henrique fala sobre os desafio da irrigação na Agricultura Urbana
Autor: Regina Motta - Data: 02/08/2019
A Revista Auepaisagismo tem a grata satisfação de apresentar a seus leitores um profissional de alto nível, responsável por projetos de irrigação: Pablo Henrique Bueno dos Santos, engenheiro agrônomo.
Vamos aprender com ele!
AuE Paisagismo: Conte-nos sobre a sua empresa. Como começou a sua carreira?
Pablo: A AGROMOTO MATERIAIS DE IRRIGAÇÃO trabalha com materiais de primeira linha, sejam eles nacionais e importados; mantemos profissionais habilitados e treinados para elaboração e execução de projetos de irrigação e distribuição de água. Ela é uma filial do Grupo DURO PVC.
Comecei a trabalhar na Empresa em setembro de 2018 como projetista, fui instruído e treinado pelo antigo gestor do departamento técnico, Ricardo Marques Viegas.
AuE Paisagismo: Como você escolheu esta profissão? Quais são os seus maiores desafios e as suas maiores alegrias?
Pablo: Sempre tive o intuito de trabalhar com Agricultura Urbana, e no Brasil os primeiros passos para chegar nesta área, que ainda está em desenvolvimento, é através da irrigação ou do paisagismo. Escolhi a irrigação por ter maiores oportunidades. Maiores desafios seria conseguir trabalhar sistemas de gotejamento e irrigação com baixa pressão de trabalho. Minha maior alegria é ver um projeto funcionando conforme foi planejado.
AuE Paisagismo: Como você estava trabalhando antes de usar o software? Qual foi sua maior dificuldade e o que ganhou com o uso de HydroLANDSCAPE em termos de tempo e de qualidade?
Pablo: Antes de conhecer o software utilizava planilhas para a elaboração de projetos de jardim. Trabalho com planilhas é necessário muitos dados a serem analisados e simulados, o software me possibilitou agilizar o cálculo hidráulico e o desenho.
AuE Paisagismo: Por que você teve a idéia de usar o HydroLANDSCAPE?
Pablo: Conheci o HydroLANDSCAPE através do Ricardo.
AuE Paisagismo: Entre os projetos realizados, qual você acha que foi o melhor? Conte-nos sobre estes projetos.
Pablo: Projeto do Lago Alphaville em Goiânia, projeto monstruoso que possui lâminas muito uniformes.
AuE Paisagismo: Qual é o seu ponto de partida na concepção dos seus projetos?
Pablo: Analise Agronômica da área.
AuE Paisagismo: Como vocês tem lutado com a atual situação econômica? Você faz alguma coisa diferente para ter mais visibilidade que sua concorrência?
Pablo: Sim, trabalho maximizando o benefício/custo dos meus projetos, trabalhando de forma segura a hidráulica, garantindo tubos de menores bitolas e eficiência na irrigação.
AuE Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para as pessoas que estão começando na sua área?
Pablo: Estude e mostre o seu potencial.
AuE Paisagismo: Este ponto é livre. Nós criamos este espaço para que o Senhor escreva uma matéria ou texto numa frase escolhida por nós. O tema é "Como um sistema de irrigação projetado perfeitamente e desenhado, pode ajudar ao impacto ambiental e social?"
Pablo: O sistema de irrigação quando bem planejado e executado, é uma das garantias de água para o futuro, vejo muitos profissionais que não são da área elaborando projetos de irrigação, aplicando laminas de águas desuniforme e, em uma proporção muito maior do que o recomendável, dependendo do projeto, da vegetação e do tipo de sistema de irrigação, em um jardim o tempo irrigação por setor ocorre normalmente em 10 a 12 minutos, já vi em alguns casos 1 hora por setor ou seja aplicando 6 vezes mais do que o recomendado.
A forma consciente de irrigação de jardins e agricultura é uma das formas de garantia de água para o futuro.
Veja também:
Anterior Próximo