Aperfeiçoamento de Práticas Pedagógicas no Ensino de Paisagismo

Autor: Maurício Estellita - Data: 04/10/2019

O ensino de paisagismo no curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, SP, é implementado através das disciplinas Projeto de Paisagismo I e Projeto de Paisagismo II.

Especialmente nesta última disciplina é dada ênfase a parte de atividade prática, consistindo seu conteúdo na elaboração, por equipes, de um Estudo Preliminar de um projeto de paisagismo para uma praça da vizinhança, selecionada no tecido urbano de Ribeirão Preto, SP.

APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PAISAGISMO.


O acompanhamento da elaboração e orientações são feitas em ateliê pelos professores responsáveis, Jadiel W. Tiago e Mauricio Estellita, para cada equipe, aula a aula, num sistema de assessoria constante.

COMO ERA ANTERIORMENTE - ASSESSORIA SOBRE PLOTAGENS e NOTEBOOKS

As práticas de orientação dos professores aos trabalhos em andamento eram feitas sobre os desenhos previamente plotados, colocados sobre uma prancheta com os membros da equipe, em geral quatro ou cinco, dispostos em sua volta, quase que "escondendo" o projeto.

Como o curso é noturno, muitas equipes só conseguiam fazer as plotagens antes das aulas, usando as instalações da própria faculdade. Formavam-se enormes filas no guichê do serviço gráfico, atrasando o comparecimento dos alunos à sala de aula.
Para dinamizar o processo, tentava-se usar a imagem do monitor do notebook de algum dos membros da equipe para substituir a plotagem. Neste caso, a situação piorava em razão das reduzidas dimensões das telas e do acúmulo de alunos em volta do dispositivo em uso.

Diante destas dificuldades em acompanhar as observações dos professores, as equipes que, aguardavam orientação, acabavam tendo sua atenção completamente dispersa até chegar a vez de apresentarem seu estudo, ocasionando uma baixa eficiência de uso de seu tempo em sala de aula.

COMO É HOJE - ASSESSORIA SOBRE IMAGENS DIGITAIS EM TELA.

Neste ano letivo modificamos as práticas de apresentação dos trabalhos e do acompanhamento e orientações dos trabalhos das equipes.
Os trabalhos em andamento são trazidos pelas equipes na forma digital, em "pendrives" ou HDs externos e introduzidos no notebook que equipa cada sala de aula.

As imagens das pranchas em estudo são projetadas em tela colocada sobre a lousa numa situação de boa visibilidade para todos.


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO

Sob o olhar de toda a classe, os professores fazem então suas observações, ouvem explanações, solicitam esclarecimentos e fornecem as orientações pertinentes ao trabalho exposto.

Os alunos que assistem também são solicitados a opinar e a redigir um relatório dos pontos abordados nas assessorias, material este que é "avistado" ao fim de cada aula e fará parte de uma pasta, que chamamos de "Pasta Verde" que cada equipe mantem com todas as anotações e pesquisas sobre o trabalho de paisagismo.

Em breve, é nosso plano que em cada apresentação seja sorteada uma equipe das presentes em classe para também participar das orientações e exame dos projetos em exibição.

Com estas técnicas estamos conseguindo rapidez e agilidade na prática pedagógica, deixando as assessorias em ateliê mais dinâmicas e ao alcance de todos os alunos. Consegue-se também obter a atenção e o interesse geral nos projetos e assuntos que estão sendo debatidos.

Ao fim de cada dia de aula percebe-se que a disseminação do conhecimento foi grande e os trabalhos seguintes já demonstram a aplicação das orientações fornecidas, resultando em trabalhos cada vez mais corretamente elaborados.

Relato de uso de prática pedagógica.
CENTRO UNIVERSITARIO BARÃO DE MAUA, Ribeirão Preto, SP
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Disciplina Projeto de Paisagismo II

Mauricio Estellita
Ribeirão Preto, SP

Você gostará também:

Paisagismo: Projeto de Habitação de Interesse Social - H.I.S

Aulas de paisagismo usando o site paisagismodigital

Paisagista Maurício Estellita e a arte da paisagem


Compartilhar:


Anterior Próximo

 eBook: Por que utilizar um software especializado em paisagismo?

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 7 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
O sucesso da Sweet Green Paisagismo de Guilherme de Oliveira Meirelles
O sucesso da Sweet Green Paisagismo de Guilherme de Oliveira Meirelles

Como é criação de projetos paisagísticos residenciais, fornecimento de plantas e equipe para execução

Ensino de paisagismo
Paisagismo e irrigação: Cursos e palestras online
Paisagismo e irrigação: Cursos e palestras online

Agora ficou fácil aprender: Cursos e palestas online dos softwares da Aue software: paisagismo, irrigação e manutenção de áreas verdes!

Aperfeiçoamento de Práticas Pedagógicas no Ensino de Paisagismo
Aperfeiçoamento de Práticas Pedagógicas no Ensino de Paisagismo

Com estas técnicas estamos conseguindo rapidez e agilidade na prática pedagógica, mais dinâmicas e ao alcance de todos os alunos

AuE Network
Coleção de aspersores da Plona para download - Outubro 2019
Coleção de aspersores da Plona para download - Outubro 2019

Veja os aspersores da Plona que disponibilizamos para download no AuE Network em outubro de 2019

Coleção de Pergolados - Outubro de 2019
Coleção de Pergolados - Outubro de 2019

Além de proporcionar o conforto de um ambiente semi coberto, permite um contato maior com o ambiente, bem como a implementação de plantas e flores!!

Dicas Técnicas
PhotoLANDSCAPE 2018: Canteiros com o PhotoLANDSCAPE
PhotoLANDSCAPE 2018: Canteiros com o PhotoLANDSCAPE

Tutorial passo a passo de fotomontagem de canteiro com três espécies vegetais distintas, e aprendendo como fazer recortes nos itens inseridos.

VisualPLAN 2018: Inserindo suas próprias modelagens 3D no Projeto
VisualPLAN 2018: Inserindo suas próprias modelagens 3D no Projeto

Veja como exportar sua modelagem 3D na maneira correta para que seja inserida e editada no VisualPLAN

AutoLANDSCAPE 2018: Como cadastrar detalhes através do DetMANAGER
AutoLANDSCAPE 2018: Como cadastrar detalhes através do DetMANAGER

Veja como cadastrar detalhes de execução através do DetMANAGER, auxiliando no plantio de vegetações.

HydroLandscape 2018: Como incluir fios do controlador no projeto
HydroLandscape 2018: Como incluir fios do controlador no projeto

Veja como incluir os fios do controlador através de polylines.

Ecologia
Atitude consciente que merece aplausos e ser compartilhada!
Atitude consciente que merece aplausos e ser compartilhada!

Coletores de fezes de animais estão espalhados por toda a cidade! Parabéns a Turvo e aos moradores pela louvável iniciativa.

Notícias
Curso Aue Software no 21 CBA - CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETURA
Curso Aue Software no 21 CBA - CONGRESSO BRASILEIRO DE ARQUITETURA

A Aue Software esteve presente neste evento, em Porto Alegre, de 9 a 12 de outubro, apresentando seus softwares

Aue Software: Curso presencial na Escola de Paisagismo de Brasília e FESTFLOR
Aue Software: Curso presencial na Escola de Paisagismo de Brasília e FESTFLOR

Em setembro a Aue Software participou da FestFlor de Brasília e ministrou cursos dos softwares na Escola de Paisagismo de Brasília

Agende-se para a FIIB - Feira Internacional de Irrigação Brasil 2020
Agende-se para a FIIB - Feira Internacional de Irrigação Brasil 2020

A terceira edição da FiiB 2020 contará com diversas palestras, minicursos e importantes expositores.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 16 No 184 / Setembro de 2019

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Paisagismo na Imobiliária Marista
Paisagismo na Imobiliária Marista

Paisagismo com alma goiana: Maria Carolina transforma espaços com técnica, arte e sustentabilidade no coração do Cerrado brasileiro.

Paisagismo no Edifício Lumens
Paisagismo no Edifício Lumens

Alessandra Villela, da Arte no Verde, une arte e sustentabilidade em paisagismo, destacando espaços verdes no Edifício Lumens para bem-estar urbano.

Jardins Secos da Jardeco
Jardins Secos da Jardeco

Wilber Zamora, fundador da Jar Deco, revolucionou o paisagismo com inovação sustentável, jardins secos e contraste tropical respeitando o meio ambiente.

Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Casa de 320m² no ES projetada para casal, com foco total em suas necessidades e estilo de vida, em condomínio residencial.

Projeto Paisagístico: Transformado Espaço com Cássia Dias
Projeto Paisagístico: Transformado Espaço com Cássia Dias

Cássia Dias elogia o AutoLANDSCAPE por revolucionar projetos executivos, simplificando processos como tabelas e etapas de plantio no paisagismo.

Casa Horizonte por Manuel Andrés Olarte Quintero
Casa Horizonte por Manuel Andrés Olarte Quintero

Paisagismo tropical na Colômbia: taludes e jardineiras com mistura de texturas, plantas atrativas para polinizadores e foco no bem-estar emocional naturalista

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
8 + 1 = ? *