Especial Inspirações Paisagísticas: 2 - Aeroporto Jewel Changi, personificação da “Cidade Jardim”
Autor: Jéssica de Souza - Data: 26/08/2021
Fonte: The New York Times
O Especial Inspirações Paisagísticas deste mês traz um pouco do Aeroporto Jewel Changi, projeto do escritório Safdie Architects, situado em Singapura, lugar conhecido como “cidade jardim”.
O projeto partiu de uma expansão na capacidade do terminal 1 do aeroporto e do número de vagas do estacionamento local. O resultado é uma área de 135700 m², com um custo de mais de R$6 bilhões e que une ambientes de lazer, comércio, restaurantes, cafés, jardins internos, uma linha de transporte coletivo e área de operação do aeroporto
Construção do Aeroporto Jewel Changi. Fonte: Safdie Archictects
Aeroporto Jewel Changi. Fonte: Archdaily
O edifício tem uma cúpula em forma de toróide semi-invertido, 200 metros de diâmetro no maior vão e é sustentado pelas bordas do jardim fazendo com que haja o mínimo de colunas possível em seu interior. Possui um sistema de envidraçamento, sombreamento dinâmico e estático e uma ventilação eficiente para que se possa ter um conforto nas atividades internas e para a grande diversidade de espécies de plantas presentes receberem a luz solar necessária.
Aeroporto Jewel Changi - Planta Baixa. Fonte: Safdie Architects
Aeroporto Jewel Changi - Corte. Fonte: Safdie Architects
Direcionando para a parte paisagística do aeroporto temos a área do 5° nível e o centro do Jewel Change, obra do Arquiteto Paisagista Peter Walker.
O 5° nível possui um espaço de 14000m², chamado Canopy Park, com estruturas de rede dentro das árvores, uma ponte suspensa com fundo de vidro, dois labirintos (um de sebe e outro de espelhos), instalações feitas em colaboração com artistas renomados, um passeio topiário, exibições de horticultura e uma praça de eventos com espaço para até 1000 pessoas. As estruturas de rede ficam a 25 metros de altura e permitem que o visitante ande sobre ela; e na mesma altura tem-se a ponte Canopy Bridge com sua visão panorâmica da cachoeira e 50 metros de comprimento.
Estruturas de Redes. Fonte: Safdie Architects
Ponte Canopy Bridge. Fonte: Jewel Changi Airport
Exemplo de Instalações. Fonte: Jewel Changi Airport
Na parte central um grande jardim interno com cerca de 200 espécies de plantas compõe um espaço de trilhas, cachoeira e áreas de descanso. Através desse jardim central você consegue acessar todos os andares através de cânions verticais. Ao longo das trilhas e áreas de descanso mais de 900 árvores e 60 mil arbustos permeiam o lugar contrastando com a maior cachoeira interna do mundo chamada Rain Vortex. Com 40 metros de altura as águas da cachoeira saem de um óculo no teto e caem através de 7 andares podendo chegar a aproximadamente 10.000 galões/min de queda de água. Durante a noite ela se transforma em um espetáculo de show de luzes e sons surpreendendo os visitantes.
Foto dos Cânions verticais e eles em vista/corte. Fonte: PWP Landscape Architecture
Cachoeira Rain Vortex. Fonte: Jewel Changi Airport
Centro do Aeroporto Jewel Changi. Fonte: Metrópole
O Aeroporto Jewel Changi tornou-se uma atração turística e trouxe a conexão do privado com o público apresentando uma nova forma de pensar o design através de espaços que trazem uma variedade de experiências e mostram que é possível sim ter a natureza junto com todos os elementos que compõem uma cidade.
Para ter acesso à mais informações, vídeos e fotos sobre o Aeroporto Jewel Changi acesse o site da empresa Safdie Architects e do Aeroporto Jewel Changi .
Fonte: Jewel Changi Airport
Fonte:Safdie Architects
Fonte:Safdie Architects
Fonte: Fast Company
Veja Também:
Especial Inspirações Paisagísticas: 1 - Espaço Público Little Island, Nova York
Kokedamas: Aprenda a técnica japonesa de plantio
Arte em Jardins - A Topiaria e Mosaicultura
Anterior Próximo