Allan Ourives: Versatilidade e competência moldam mais de 10 anos de sucesso!
Autor: Marcos Faustino - Data: 24/05/2023
Ele é engenheiro agrônomo e trabalha com projetos paisagísticos, consultoria agronômica e licenciamento ambiental na região de Campinas, São Paulo. Formado em 2010, vem se especializando e atuando em várias áreas do paisagismo e irrigação, o que tem dado certo, já que com uma carreira de mais de dez anos, o profissional segue em plena expansão.
Ele coleciona diversos trabalhos admiráveis e desafiadores que foram enfrentados e realizados com competência e profissionalismo, e a edição da revista do mês de julho veio contar sobre um pouco da trajetória do multifacetado, Allan Ourives.
As coisas foram acontecendo
Allan se diz orgulhoso quando olha para trás e se lembra de como tudo começou, além de revelar as melhorias que obteve durante a caminhada no seu dia a dia profissional:
"Antes eu fazia os projetos paisagísticos à mão, fiz vários cursos de desenho a mão. Hoje eu utilizo os programas, hoje eu faço tudo em 3D, eu automatizo com os programas e assim eu vejo um crescimento nesses 10, 12 anos de carreira…"
Versátil, como diz o título dessa matéria, o profissional revela ter parceiros ainda em outras áreas de atuação, como design de interiores e construção civil, mesmo que o foco desde o início da faculdade tenha sido na parte vegetal voltada para plantas ornamentais. Uma coisa foi puxando a outra e Allan não desperdiçou as oportunidades de se jogar nas novas perspectivas profissionais, o que contribuiu para que hoje ele tenha uma ampla gama de atuação no mercado de trabalho.
O Engenheiro completa dizendo que em seus projetos, em sua maioria personalizados, procura saber sobre os gostos dos clientes e que independentemente de seus tamanhos eles funcionam na prática. Capacitado e determinado, ele encara dos mais diversos trabalhos que surgem, do grande ao pequeno, sem ver as dificuldades que inspiram, mas, com a vontade de fazer acontecer:
"Eu faço qualquer tipo de projeto paisagístico, desde montar um vaso na varanda até um projeto maior(…) Já fiz foi um Parque Linear de 180 mil metros quadrados no interior de São Paulo(...)"
Projeto de Allan Ourives
Terra e Paixão
Allan gosta do que faz e não se importa de ajudar em outras funções, revela que transita entre os extremos que o trabalho proporciona, ajudando o pessoal da arquitetura ou metendo a mão na terra (que é o assunto desse bloco).
“Médico das plantas” - o agrônomo fala melhor sobre seu trabalho com consultoria agronômica.
Na prática, ele realiza uma visita técnica e olha cuidadosamente planta por planta e analisa o PH do solo, um serviço que dura cerca de 3 horas. Ele anota tudo no tablet onde gera um relatório para obter um diagnóstico e logo após apresenta o que deve ser feito para a recuperação do solo e extermínio de pragas presentes, detalhando até o tipo de pulverização adequada e ou a quantidade de adubo que deve se utilizar. Ele diz ainda que isso pode ser feito em apenas uma reunião, mas, para clientes que tenham dificuldades de entender o relatório por sua complexidade técnica, ele marca um segundo encontro para ler e explicar ao contratante do que se trata.
EVOLUÇÃO - É com essa palavra que Allan define sua carreira de mais de 10 anos. Ele conta que hoje olha a caminhada e reconhece as dificuldades superadas, o tempo ganho com a chegada de tecnologias que andam lado a lado com ele hoje na realização de seus trabalhos e se considera um profissional mais maduro.
Já sobre perspectivas futuras ele se vê otimista e pretende estar sempre em evolução para entregar o melhor, aumentando sua estrutura profissional e recebendo auxílio de outros profissionais que o mercado necessita e permite oferecer, até porque, foi assim que veio crescendo durante esses anos, afirma.
Projeto de Allan Ourives
Irrigação e paisagismo trabalhando juntos
Ourives sempre indica que o trabalho de paisagismo seja acompanhado da irrigação, já que para o jardim ou o trabalho realizado no local (que em sua maioria são de 2000 metros ou mais) estar sempre bem cuidado, é necessário uma boa manutenção, mesmo que não possa ser feita por completo:
"Eu sempre oriento junto, eu consigo convencer na maioria das vezes o cliente a fazer tudo junto, nem que ele não faça a irrigação inteira, mas que ele faça pelo menos um pedaço e vá acrescentando aos poucos(...)"
Ele completa dizendo que é imprescindível o trabalho de irrigação em projetos paisagísticos.
Projeto de Allan Ourives
Dupla de sucesso: a parceria com o AutoLANDSCAPE
Adquirido pela primeira vez em 2013, o software da AuE Soluções ajudou o engenheiro agrônomo a ter um dia a dia profissional mais prático e rápido. A mudança, descrita por Allan como significativa, veio logo nos primeiros anos com a mão na massa, assim que ele saiu de São Paulo rumo ao interior para abrir seu escritório:
"Ele facilita demais, ele facilita muito, ele facilita para fazer memorial descritivo, ele facilita em todos os bloquinhos, eu renderizo mais rápido ele, assim, otimiza tempo."
Ainda sobre o trabalho, Ourives revela que houveram tempos de baixa demanda, e que chegou a dar uma pausa no uso do software, mas que logo ele voltou junto com novas demandas. Assim como toda carreira, a dele não foi diferente, altos e baixos aconteceram, mas foram superados com empenho e competência. Entre prazeres e perrengues, tudo deu certo e se mantém bem e estável nos dias de hoje.
Projeto de Allan Ourives
Assista a Entrevista completa:
Veja também:
Tempo de qualidade: Webinário AuE Software x Escola de Paisagismo de Brasília
A importância do planejamento da arborização urbana
Luminosidade e irrigação: Fatores importantes considerados ao adquirir uma planta
Anterior Próximo