A Magia dos Parques Temáticos: Explorando o Mundo do Paisagismo Criativo
Autor: Giulia Wogel - Data: 29/12/2023
Em grandes complexos de entretenimento como os parques de diversões, tanto a arquitetura quanto o paisagismo são projetados com uma intenção estética de trazer conforto e alegria para o público, oferecendo uma imersão maior entre os visitantes e as atrações. Nesta matéria, você vai conhecer as principais funções do paisagismo, além de conferir dicas para otimizar seus projetos nesses ambientes.
Funções do paisagismo em parques temáticos
Ambientes Climatizados: em dias de muito calor, jardins e vegetação deixam os espaços mais frescos e fornecem sombra. Estética e Experiência dos Visitantes: o paisagismo em parques temáticos é uma área que integra harmoniosamente elementos naturais com a arquitetura e o ambiente construído, criando uma atmosfera geral no parque e transportando os visitantes para diferentes mundos. Além disso, ele estimula os sentidos por meio de aromas, texturas e cores, melhorando a experiência geral.Criação de Ambientes: divide o espaço em diferentes áreas, cada uma com sua própria atmosfera única e características paisagísticas. Permite a criação de zonas tranquilas, áreas de descanso e espaços dinâmicos, adaptados às necessidades específicas de cada parte do parque. Integra elementos interativos, como esculturas ou instalações artísticas, para envolver os visitantes de maneiras variadas. Fluxo e Orientação: ajuda na orientação dos visitantes, fornecendo elementos visuais distintos que ajudam na navegação pelo parque, podendo direcionar o fluxo de pessoas de maneira eficiente, evitando congestionamentos.Conservação Ambiental: pode ser trabalhado de maneira sustentável para minimizar o impacto ambiental do parque, envolvendo o uso de plantas nativas, métodos de irrigação eficientes e a promoção da biodiversidade.
Fonte: Parc Attraction
Walt Disney foi um dos pioneiros dos modelos de parques atuais, e graças a ele o interesse em fundir áreas como arquitetura, paisagismo, engenharia, tecnologia, comunicação e arte em um lugar só resultou no parque da Disney, o mais famoso parque temático atualmente, que serviu de referência para vários outros.
Fonte: The Bucket List Narratives
O Beto Carrero World é localizado em Penha (SC), e tem o maior número de visitantes do Brasil, sendo o segundo maior da América Latina. Por terem muitas áreas ao ar livre, o parque considera a vegetação é tão importante quanto as edificações, e conta com mais de 500 mil plantas no seu paisagismo. Entre elas, sua maioria pode ser encontra em território nacional, como: ipês, begônias, cactos, rosas, jabuticabeiras, pitangueiras, e a palmeira-imperial.
Fonte:Beto Carrero World
Algumas dicas
Fazer manutenção: é interessante em grandes parques optar por plantas e materiais que não exijam tanta manutenção, assim como estabelecer uma rotina específica para os cuidados com o paisagismo do localEvitar o uso de produtos químicos: alguns inseticidas ou herbicidas podem ser tóxicos para os visitantes e, por isso, deve-se optar por produtos mais naturais. Porém, caso a aplicação seja necessária, é ideal não exagerar na quantidade de produto e fazê-la de forma direcionada.Reciclar os detritos: a manutenção paisagística gera diariamente muita matéria orgânica que pode ser triturada e compostada. Aproveitar os recursos locais: sempre que possível adquira plantas, produtos e serviços locais. Isso ajuda na eficiência da cadeia de suprimentos, aumenta a sustentabilidade do complexo e apoia a economia da região.
Fonte: Diário do Litoral
Em resumo, o paisagismo em parques temáticos visa criar espaços atraentes, funcionais e sustentáveis, contribuindo para a criação de um ambiente coeso e atraente que vai além das simples atrações, tornando a visita ao parque uma experiência holística, agradável e memorável para o público.
Veja também:
Primavera Brasileira: Cores e Vida no Paisagismo
Conheça os cinco maiores projetos de paisagismo do mundo
Elementos Essenciais de um Projeto de Paisagismo de Sucesso
Anterior Próximo