Entrevista com o Eng. Florestal Alexandre Drefahl

Autor: Anita Cid - Data: 31/05/2007

Alexandre Drefahl é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná em 2001. Começou a trabalhar com paisagismo em 1998, primeiramente apenas desenhando e posteriormente elaborando seus próprios projetos. Segundo ele, o interesse vem de família, pois seu pai trabalha no ramo desde 1977 e foi com ele que Alexandre aprendeu as primeiras técnicas.



AuE:Como que é o trabalho de um engenheiro florestal?
Alexandre:O trabalho de um engenheiro florestal é algo muito mais amplo do que a maioria das pessoas imagina. Trabalhamos desde o manejo de florestas naturais e plantadas até a indústria de papel e celulose e moveleira. Neste espaço estão muitas outras oportunidades como conservação da natureza, combate a incêndios, extensão rural, climatologia, além de outras tantas. Naturalmente o paisagismo também é uma delas.

AuE:O que você considera como seus melhores trabalhos?
Alexandre:Não sei se considero algum trabalho melhor do que outro, cada trabalho é único pois cada cliente é um indivíduo com expectativas diferentes. Cada jardim deve ser projetado de modo a atender plenamente os desejos do cliente.

AuE:Com o aquecimento global, a profissão de engenheiro florestal está mais valorizada?
Alexandre:Naturalmente ficam evidenciadas neste momento as profissões ligadas ao meio ambiente como a engenharia florestal, biologia, agronomia entre outras. Somos frequentemente questionados sobre nossas opiniões e conceitos a respeito deste tão comentado assunto. Temos que estar cientes da situação atual e exercer nossa profissão da melhor forma possível para que atinjamos nossos objetivos modificando o meio ambiente da forma mais harmônica possível.

AuE:Como você utiliza os programas da AuE Soluções no seu dia-a-dia?
Alexandre:Utilizo-os como uma importante ferramenta, (senão a mais importante) nos meus trabalhos. Com eles a conquista do cliente se torna algo mais fácil pois, é na visualização de um projeto bem elaborado que se baseia a venda de nossos serviços.
Porque conseguimos dar ao cliente uma idéia de como irá ficar sua residência ou ambiente de trabalho.

AuE:No que estes programas lhe auxiliam?
Alexandre:Utilizo basicamente o AutoLANDSCAPE e ele me auxilia de inúmeras formas. A primeira delas é na elaboração do projeto propriamente dito. A vasta biblioteca de plantas e símbolos também é uma facilidade enorme, principalmente na hora em que estamos procurando algo "diferente" para colocar naquele lugar especial dentro do projeto. Outra grande facilidade proporcionada pelo programa é a quantificação automática de materiais, não é preciso explicar o que isso representa para um projetista, não é? Não é coincidência nossa empresa ter começado a trabalhar com projetos no ano de 1998 (ano de lançamento do primeiro AutoLANDSCAPE) pois quando encontramos a ferramenta começamos a investir nesta área. Antes fazíamos jardins apenas dando uma idéia para o cliente em uma conversa informal, essa fase passou pois hoje não se consegue mais vender jardins sem um bom projeto.

Veja alguns projetos realizados pelo engenheiro Alexandre Drefahl


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
2 + 5 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: priscilla - Data: 24/04/2017 10:37:57

BOM DIA ALEXANDREESTOU PEDINDO SOCORRO TENHO UMA CHÁCARA EM braMOGI DAS cruzes e e3m 2014 comprei 300 mudas de abacaxi imperial pelo embrapa. com humus para o plantio. NAO~SEI MAIS O QUE FAZER. O CLIMA EM mogi das CRUZES E´MUITO BOM.


AuE Responde: Olá Priscila, desculpe a demora na resposta. Nós temos um forum de perguntas no www.paisagismodigital.com onde você pode publicar sua pergunta. Basta um cadastro gratuito. com certeza teremos uma resposta satisfatória!



2 - Autor: priscilla - Data: 24/04/2017 10:32:50

BOM DIA ALEXANDREESTOU PEDINDO SOCORRO TENHO UMA CHÁCARA EM MOGI DAS cruzes e e3m 2014 comprei 300 mudas de abacaxi imperial pelo eerra com humus para o plantio. NAO~SEI MAIS O QUE FAZER. O CLIMA EM mogi das CRUZES E´MUITO BOM.



3 - Autor: lorena - Data: 12/02/2012 15:38:02

Muito interesante



4 - Autor: ricardo - Data: 16/04/2009

A atribuição de elaborar projeto paisagístico não seria exclusiva do arquiteto, segundo os creas?




Entrevista
Entrevista com a bióloga Marinês Eiterer
Entrevista com a bióloga Marinês Eiterer

A Bióloga Marinês Eiterer conta sobre a escolha da profissão e a colaboração com os conteúdos da AuE Software

Entrevista com o Eng. Florestal Alexandre Drefahl
Entrevista com o Eng. Florestal Alexandre Drefahl

Trabalhamos desde o manejo de florestas naturais e plantadas até a indústria de papel e celulose e moveleira.

Botânica
Dicas Técnicas
Notícias
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 3 No 36 / Maio de 2007

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*