HydroLANDSCAPE: Irrigação passo-a-passo parte 5 - Conectando a Tubulação
Autor: Guilherme Motta - Data: 28/03/2011
Este artigo continua a série que explica detalhadamente como fazer um projeto de irrigação com o HydroLANDSCAPE, para quem não leu ou para quem quer reler o conteúdo que já foi publicado, no final deste artigo está disponível a lista de links para os artigos anteriores.
No artigo anterior setorizamos o projeto, deixando o desenho como na imagem abaixo:
Nosso próximo passo é conectar a tubulação.
O HydroLANDSCAPE permite que você determine a tubulação manualmente, automaticamente ou de forma semi-automática, o controle está todo em suas mãos.
Na wiki da AuE Soluções, existe um artigo ilustrando a representação gráfica técnica de um projeto de irrigação, vale a pena conferir.
1) Determinando a tubulação manualmente.
A partir de sua experiência você pode desenhar os tubos já determinando os diâmetros definitivos que serão implantados no projeto. Para isto, na aba Tubos você tem a opção de escolher o tubo, definir se é o ramal principal ou secundário e desenhar.
2) Determinando a tubulação automaticamente.
O HydroLANDSCAPE pode distribuir a tubulação no projeto de forma automática. Para que o HydroLANDSCAPE posicione a tubulação todos os equipamentos de irrigação devem estar setorizados corretamente. É importante porém que após a inserção automática você verifique a distribuição para acertar ou ajustar o projeto buscando uma distribuição mais econômica e/ou mais viável.
Para conectar os pontos hidráulicos com a tubulação de forma automática utilize a opção Conectar na aba Hidráulica, como na figura abaixo:
Após clicar em conectar escolha linha principal, secundária ou ambas e selecione no CAD qual área do projeto deverá ser conectada.
O programa irá buscar o caminho mais curto em linha.
Desta forma você pode repetir o processo para conectar todos os tubos do projeto.
Desenhando a tubulação desta forma, o próximo passo é utilizar o programa para realizar os cálculos hidráulicos para determinar os diâmetros da tubulação.
3) Determinando a tubulação de forma semi-automática.
Na maioria dos casos o traçado da tubulação deve ser inserido manualmente e o cálculo hidráulico realizado pelo HydroLANDSCAPE.
Para determinar manualmente o traçado da tubulação utilize a aba Tubos do HydroLANDSCAPE, ignore o tubo selecionado e insira o tubo clicando em Principal (o tubo principal liga as válvulas à origem) ou secundário (liga os aspersores na válvula).
No CAD os tubos são representados por linhas conectadas e cada ponto hidráulico (aspersor, válvula, origem) deve ser conectado por um tubo utilizando a precisão INSERT do CAD.
Neste nosso exemplo, você pode inserir os tubos manualmente ou automaticamente, o resultado final ficará como no desenho abaixo:
Dimensionamento da tubulação.
O HydroLANDSCAPE pode dimensionar a tubulação e realizar todos os cálculos hidráulicos utilizando a fórmula de hazen-willians. Mas este é o assunto do próximo artigo !
Veja também:
Anterior Próximo