A paisagista Bettina Landa fala sobre como o paisagismo deve imitar a natureza

Autor: Anita Cid - Data: 05/05/2009

paisagista Bettina Landa

Bettina Landa é natural do Uruguai e radicada no Brasil desde 1980. É formada em paisagismo pelo Senac de Florianópolis e em Permacultura: design e consultoria, pela Escola Latinoamericana de Permacultura. Além disso, realizou uma série de cursos técnicos, visando sempre o não uso de agrotóxicos nem de defensivo químicos. Ao longo de sua carreira se dedicou ao paisagismo ecológico, trabalhado no enriquecimento florestal, estudo e recuperação de matas ciliares, entre outras atividades sempre ligadas ao desenvolvimento orgânico e preventivo de diversas culturas tanto ornamentais como utilitárias.

AuE Soluções: Conte-nos sobre como foi sua escolha pela profissão de paisagista?

Bettina: Sempre gostei de estar em contato com a natureza. Quando coloco a "mão na terra" sinto uma sensação especial e diferente. Sou de uma pequena cidade do interior do Uruguai, cidade de Artigas, um lugar onde ninguém nunca pensou que os jardins podiam ser planificados. Foi mais o menos ai que começou a minha vontade de "imitar a natureza" e foi assim que me tornei paisagista.

AuE Soluções: Você segue algum conceito na construção de seus jardins?

Bettina: Observando a natureza e tentando imita-la de todas as formas, isso não tem como dar errado. Igualmente eu aplico os princípios do Feng Shui, técnica milenar oriental, que me ajuda a encontrar o equilíbrio entre todos os elementos que procuro introduzir, ou representá-los, através de formas, cores e aromas.

AuE Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas?

Bettina: É quase mágico, em cada canto que estou projetando eu consigo visualizar a espécie que mora ali. Quando sinto a necessidade de tal espécie e sigo esse instinto o jardim vira paisagem. O que dá esse toque mágico é o intercâmbio de energias, desejos e de sonhos com e os meus clientes, saber o que eles sentem quando estão na área que será projetada.

AuE Soluções: Qual é a receita para um bom projeto de paisagismo, que atenda todas as expectativas do cliente?

Bettina: Como já falei antes "imitar a natureza", com as suas formas, suas cores e seus perfumes. Mostrar ao cliente que eu não estou só fazendo o seu jardim e sim que estou "criando a sua paisagem". Isto é uma responsabilidade muito grande e este processo tem que ser perfeito para nós três - para o meu cliente, para mim como paisagista e para a natureza.

Mostro ao cliente que eu não estou só fazendo o seu jardim e sim que estou "criando a sua paisagem". Isto é uma responsabilidade muito grande e este processo tem que ser perfeito para nós três - para o meu cliente, para mim como paisagista e para a natureza.


AuE Soluções: Na sua opinião, qual a importância do paisagismo na vida cotidiana? Como ele contribui na qualidade de vida da população?

Bettina: Acredito que todos deveríamos plantar mais árvores, colher mais frutos, e cheirar mais as flores, assim seriamos bem menos estressados e mais pacientes. Quando eu comecei a trabalhar com paisagismo ecológico, a maioria das pessoas procuravam somente um jardim bonito. Hoje, a mentalidade das pessoas começa a mudar e elas começam a perceber que o exterior de uma propriedade é tão importante quanto o interior e que vivemos bem melhor se tivermos algumas plantas com quem conversar.

AuE Soluções: Como você utiliza o software PhotoLANDSCAPE no seu dia-a-dia?

Bettina: O PhotoLANDSCAPE veio a facilitar o meu trabalho e facilitar a escolha do meu cliente. Por exemplo, sou responsável pelo paisagismo de grandes lugares que estão sendo modificados constantemente. Hoje utilizando o PhotoLANDSCAPE eu consigo fotografar o canto que será modificado e projeta-lo com rapidez, isso agiliza muito o meu trabalho. O cliente muitas vezes não consegue visualizar uma planta projetada, no entanto com o software ele pode ver a sua própria paisagem, no futuro.

AuE Soluções: Você está desenvolvendo algum projeto atualmente? Conte-nos um pouco sobre ele.

Bettina: Neste momento estou trabalhando em um jardim que foi planejado e executado por mim há mais ou menos 10 anos. Em virtude das mudanças na propriedade, o paisagismo também esta sendo remodelado completamente. Neste trabalho o PhotoLANDSCAPE está sendo minha mão direita, pois estou mantendo algumas estruturas e modificando outros desenhos.

AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria? Conte-nos um pouco sobre ele.

Bettina: Todos os meus trabalhos são de extrema importância, todos em seus momentos são os mais importantes, ora pela dificuldade, ora pela extensão. Eles são meus filhos, e uma boa mãe não faz diferença entre eles.

A seguir um trabalho da paisagista Bettina Landa realizado com o PhotoLANDSCAPE:

Local antes do projeto

Local antes do projeto de paisagismo



Fotomontagem

Fotomontagem realizado com o PhotoLANDSCAPE



Veja outras fotomontagens da paisagista


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Rodrigo - Data: 12/01/2010

Ola , dona betina eu tbem tenho o programa , mas gostaria de saber como a Sra cobra por projeto no photolanscape, estou meu perdido na hora de cobrar , pode me ajudar sou de Ourinhos -sp , email rodrigoschez@hotmail.com



2 - Autor: daniela - Data: 21/07/2009

adorei esse projeto.começei a me interessar por paisagismo agora..quero ter boas ideias cmo vc...



3 - Autor: marcela - Data: 15/05/2009

Muito bom,parabéns!



4 - Autor: EDGAR - Data: 09/05/2009

MUITO BONITO,PARABENS A PAISAGISTA.



5 - Autor: Ana Marìa Cardozo - Data: 05/05/2009

Maravillosa materia.Tengo el jardìn hecho por Bettina. Mandarè fotos.



6 - Autor: alicia - Data: 05/05/2009

Parabéns!!!!!você é uma profissional de mão cheia!!!



7 - Autor: Enriqueta Ardohain Montevideo Uruguay - Data: 05/05/2009

felicitaciones!!!! excelentes ideas! èxitos!!



8 - Autor: junior rafael - Data: 04/05/2009

Parabéns pela montagem de canto jogando com as cores , ficou impressionante....




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 5 No 59 / Abril de 2009

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel
Projetos do Paisagista Felipe Abreu Muzel

Paisagista Felipe Abreu Muzel

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*