4 edição do Fórum Gramática dos Jardins: A Natureza Culturalizada
Autor: Jéssica de Souza - Data: 16/07/2021
Fórum Gramática dos Jardins: A Natureza Culturalizada. Fonte: Paisagens Híbridas
O grupo de pesquisas Paisagens Híbridas, vinculado à Escola de Belas Artes da UFRJ, promoveu a 4 edição do Fórum Gramática dos Jardins. Este ano o tema foi “A Natureza Culturalizada” e conta com a presença de geólogos, agrônomos, arquitetos, artistas visuais, historiadores e paisagistas que, unidos aos pesquisadores do Paisagens Híbridas, apresentam debates de ordem histórica, paisagística e regionalista.
O primeiro tema do fórum foi “Historicidades e Contemporaneidades no Centro Histórico de Vitória/ES” e abordou o início da cidade no séc. XIX , os jardins que moldam o local, as memórias, os usos públicos das praças e a qualidade socioambiental dos espaços.
“Impressões e Expressões da Cultura do extremo Sul do Brasil” foi o assunto abordado no segundo dia de debate. As paisagens do sul do Brasil possuem referenciais específicos da regionalidade local vinda da cultura européia devido à colonização alemã e italiana como, por exemplo, a lida no campo; mas essa característica acabam ofuscando outras contribuições culturais para a construção da paisagem local, como os jardins. Os debates giram em torno dessa questão falando sobre a agroecologia, viticultura e jardins.
Como terceiro tema temos a “Hiperculturalidade, biocibernética e cultura paisagística: impactos e atravessamentos”. Nesse debate se fala sobre a sociedade, natureza e contemporaneidade, como essa era digital modifica a paisagem à nossa volta e sobre a identificação do patrimônio paisagístico pela política do IPHAN.
Já o penúltimo dia o debate foi sobre “Arquitetura da Paisagem através de pesquisas sistematizadas” com o resultado dos estudos de docentes da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense sobre abandono dos jardins, as demandas de projetos paisagísticos para qualificação urbana e as dimensões da artificialidade e organicidade presentes na forma-jardim em diferentes contextos socioambientais.
O último dia ainda irá acontecer, no dia 28 de Julho, com o tema “Patrimônios Paisagísticos e jardins em Minas Gerais sob a ótica da Ecologia da Paisagem”. A conversa será sobre a água como patrimônio cultural - Parque das Águas de Caxambu, o Plano Diretor do Parque Municipal de Belo Horizonte, jardins como espaço de saúde e jardins multiespécies.
As transmissões estão salvas na playlist do canal do youtube Paisagens Híbridas e a live do dia 28 de Julho está programada para acontecer às 18h30.
Veja também:
Arte em Jardins - A Topiaria e Mosaicultura
Aplicativos que auxiliam nos cuidados com as plantas
Temporada de floração das Cerejeiras
Anterior Próximo