Paisagista Clarice Kroeff Bergesch conta um pouco sobre sua trajetória
Autor: Regina Motta - Data: 06/09/2013
Clarice Kroeff Bergesch, formada em Técnico em Paisagismo e Gestão Ambiental, pela Escola Técnica Bom Pastor NP/RS, atua na profissão há 20 anos e é apaixonada pelo que faz. Mora em Florianópolis/SC e é proprietária da Jardim com Arte - Criando Paisagem. A Jardim com Arte é uma empresa que projeta, executa e mantém jardins, além de consultorias e cursos.
Aue Soluções: Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista?
Clarice Kroeff: Minha família sempre cultivou o amor pela terra, desde pequena fui iniciada neste cultivo, quando acompanhava minha avó e minha mãe, no plantio do jardim bem ao estilo "inglês bagunçado", eram muitas as espécies que faziam parte do espaço, além da horta.
Com toda a certeza foi ali que me apaixonei, em cada semente que plantava, em cada planta que florescia! Comecei a fazer mini-jardim de suculentas, de musgos, e plantas indicadoras de pequeno porte que floresciam, com o intuito de presentear amigos, mais tarde uma fonte de renda. Veio a necessidade do conhecimento, muitos livros, muitos cursinhos em floriculturas, me chamavam de "rata de cursos", pois abria um e lá estava eu, até que conheci o Toni Backes do Perau do Encanto com seu curso em vários módulos. Mais tarde abriu o primeiro curso Técnico em Paisagismo, na escola Bom Pastor, em Nova Petrópolis/RS. E claro, eu estava lá!
Aue Soluções: Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?
A dificuldade é que ainda não somos "legalizados" apesar de ter CREA. Ainda há muito preconceito, não por parte de clientes, mas sim na própria área em que atuamos. Com certeza isso será sanado em breve.
Clarice Kroeff: A maior alegria é ver os olhos dos clientes, satisfeitos quando entregamos o espaço pronto! É ver que a espécie que você plantou floresceu e encheu de vida aquele espaço, é ter o reconhecimento do teu cliente, quando ele te indica tantos outros!
Aue Soluções: Costuma freqüentar Congressos e Eventos de Paisagismo?
Clarice Kroeff: Sim, acho fundamental, não só Congressos e Eventos, mas viagens de contemplação. E ainda gosto muito de frequentar cursos quando me é possível. É como uma reciclagem, sempre se tem uma nova visão.
Aue Soluções: Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?
Clarice Kroeff: Sempre faço da primeira visita um apanhado de informações como: qual a função que o cliente quer para aquele espaço, seu gosto por espécies, cores, formas, seu tempo dedicado ao jardim. Com esses dados, começo a idealizar seu desejo escolhendo espécies apropriadas para a situação, materiais, mobiliários, caminhos, recantos, desde que estes não "briguem" com o estilo da construção.
Aue Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas?
Clarice Kroeff: Tudo vai depender do estilo do jardim que vai ser proposto; tropical, formal, inglês, japonês... e, claro, analisando sempre a situação solar, tipos de regas, texturas, cores...
Aue Soluções: Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?
Clarice Kroeff: Esse item é também muito importante, pois sem manutenção não tem como um jardim se manter. Depende do cliente e seu tempo. Tem muitos que adoram cuidar e não se importam de fazer a manutenção mais seguida; já outros, não têm tempo e nem muito "manejo" para isso.
Aue Soluções: Como o paisagismo pode contribuir na qualidade de vida da população?
Clarice Kroeff: O prazer de se ter o belo e se sentir bem é essencial, mas o paisagismo em si é muito mais do que isso,
| é trazer a natureza para dentro de um espaço que muitas vezes só tem concreto; é preservar a flora e fauna criando ambientes propícios; é diminuir a poluição do ar, poluição sonora; é afastar o calor do verão; é socializar pessoas seja criando belos espaços verdes em parques, clubes, empresas, indústrias seja até hortas comunitárias. | | |
Aue Soluções: Qual o papel do paisagismo em um empreendimento imobiliário?
Clarice Kroeff: Além de contribuir na qualidade de vida, agrega valorização ao empreendimento, atrai clientes, agrega segurança e, muitas vezes, atenua "falhas" de construção.
Aue Soluções: Frente às diversas catástrofes naturais que estamos vivenciando, tais como enchentes, vulcões, terremotos, entre outras, as profissões que lidam diretamente com o meio ambiente ganham especial destaque. Qual é o papel do paisagismo neste cenário?
Clarice Kroeff: O papel do paisagismo é contribuir para a preservação, a conscientização. É educar; é saber como dizer não a um corte de árvore desnecessária; é saber recuperar uma área degradada e torná-la o mais natural possível; é conciliar a organização ambiental com a sustentabilidade no espaço; é usar meios naturais para o controle de pragas e doenças, usar mais plantas nativas, enfim preservar sempre e isso cada profissional sabe como fazer.
Aue Soluções: Como você utiliza o software AutoLANDSCAPE em seu dia-a-dia profissional?
Clarice Kroeff: Adquiri o Autolanscape, é uma ferramenta que traz agilidade ao projetar, pois além do memorial descritivo, quantifica espécies e gera orçamento completo. Gosto muito de desenhar as perspectivas a mão livre, às vezes, no sketchup, mas isso consome tempo, já vi muitos trabalhos bem legais com o PhotoLansdscape. Com certeza será minha próxima aquisição.
Aue Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria?
Clarice Kroeff: Cada projeto é único, e todos são lembrados com muito carinho, mas o da artista plástica Jussara Romero, que se tornou uma amiga muito especial, foi muito prazeroso!
O projeto residencial, onde a Artista Plástica mantém seu atelier, foi idealizado para ser um espaço de relaxamento e reflexão. Um jardim tropical que exala perfume, atrai beija-flores ao som de uma pequena fonte de água. Os tijolos do piso e da floreira foram reaproveitados de sobras de reformas feitas anteriormente pela proprietária. Os vasos foram todos reformados por mim, e muitas das plantas existentes também foram aproveitadas. Reciclar é preciso!
Veja também o projeto Atelier da Artista Plástica Jussara Romero, por Clarice Kröeff Bergesch
Site: www.jardimcomarte.com.br
Blog: www.jardimcomarte.com.br/blog
Facebook: https://www.facebook.com/JardimcomArte
Veja outras entrevistas...
Anterior Próximo