Entrevista com o Paisagista Erick Teles
Autor: Renato Costa - Data: 08/06/2006
Erick de Aquino Teles é paisagista, e está à frente da JT Paisagismo, localizada em Trindade-GO. A empresa começou com seu pai e já tem 35 anos de mercado, com projetos de grande expressão. Erick contou à revista AuE Soluções um pouco sobre a vida de paisagista, os desafios da profissão e os projetos desenvolvidos.
AuE Soluções: Como começou o trabalho da JT Paisagismo?
Eryck: Começou com meu pai, há 35 anos, e estamos atuando principalmente em Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
- Quais os maiores desafios da profissão?
- Hoje eu vejo que o principal desafio na área de paisagismo é a normatização da profissão, um reconhecimento da profissão de paisagista. É uma necessidade que atravessamos, a de regulamentar a categoria. Caso contrário, qualquer pessoa inabilitada pode se dizer "paisagista" e isso dificulta o nosso trabalho.
- Quais os trabalhos que você executou e que, na sua opinião, merecem destaque?
- Um projeto muito bom é o da Procuradoria geral da República, que já foi concluído, mas ainda não foi executado. Temos projetos executados na Fazenda É o amor, de Zezé di Camargo e Luciano, na residência do cantor Leonardo e no SESC de Brasília, que também foi um projeto bem interessante, com um resultado excelente.
- Como a tecnologia auxilia no seu trabalho? Quais as ferramentas e funções do AutoLANDSCAPE você destaca?
- A tecnologia otimiza o seu tempo de trabalho de maneira fantástica. O serviço de paisagismo auxiliado por computador é vantajoso para o paisagista e para o cliente. No caso do Auto LANDSCAPE, o fato de ele possuir um banco de dados extenso possibilita mostrar ao cliente o projeto de uma maneira que ele consiga visualizar, além do programa gerar o orçamento de tudo o que está envolvido no projeto. Isso possibilita que nosso trabalho seja feito de modo integrado. A simbologia usada pelo Auto LANDSCAPE também facilita o trabalho, porque cria um padrão nos símbolos, o que sempre foi uma demanda dentro da área de paisagismo, pois não existe esse padrão instituído pela ABAP.
JT Paisagismo