Fundação Casa de Rui Barbosa lança ebooks sobre Patrimônio Paisagístico
Autor: Jéssica de Souza - Data: 19/07/2021
Capa Ebooks lançados pela Fundação Casa de Rui Barbosa. Fonte: Fundação Casa de Rui Barbosa
A Casa de Rui Barbosa, situada no Rio de Janeiro, é um prédio tombado em 1938. Foi construída em 1850 e após passar por alguns proprietários foi comprada por Rui Barbosa em 1893. Em estilo neoclássico conta com um belo jardim de referência européia, era privado, mas após a morte de Rui Barbosa se tornou aberto ao público. O jardim passou a ser considerado histórico a partir de 1980.
Inicialmente o jardim tinha cerca de 6.000m² de extensão com um pergolado de metal e madeira (eixo central de 60m ) que sustentava parreiras e trepadeiras, além de ser cercado de árvores frutíferas. Na época que Rui Barbosa residia no prédio, segundo registros, ele costumava cuidar do jardim, mas após sua morte, e compra do local pelo Governo Federal, o abandono ficou presente e a paisagem se modificou. Em 1927 houve uma “intervenção” no jardim, onde derrubaram árvores para abrir uma rua no lado direito do jardim.
Em 1930 o jardim começou a retomar sua vitalidade através de um projeto de reconstrução feito pelo engenheiro Vittorio Miglietta, onde fez modificações como, por exemplo, reconstrução dos canteiros, dos lagos com cascatas, plantio de 2 mil plantas, entre outros. Miglietta deixou um relatório com os registros de tudo o que foi feito por ele no local. Para acessar clique aqui”.
O local passou por outro projeto de revitalização, em 2016, que incluía o paisagismo, iluminação, drenagem, irrigação e restauro de todos os elementos artísticos. Foi pensado também na interação da população com o local criando projetos para educação ambiental, apropriação do jardim e valorização do patrimônio paisagístico. Inclusive foi publicado o “Inventário Botânico do Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa”.
Capa “Guia de Visitação ao Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa”. Fonte: Guia de Visitação ao Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa, 2021, p.13
No “Guia de Visitação ao Jardim Histórico da Casa de Rui Barbosa” mostra uma proposta de visita ao jardim, contando toda a história do local, da sua arquitetura, das esculturas, canteiro, pomar, parreiral; um material repleto de informações e belas imagens do jardim.
Capa “Intervenção e Valorização do Patrimônio Paisagístico”. Fonte: Intervenção e Valorização do Patrimônio Paisagístico. 2021, p.113
Já no ebook “Intervenção e Valorização do Patrimônio Paisagístico” é apresentado cinco artigos voltados para o tema: Dos jardins que um jardim contém (Aurora Carapinha), Projeto de Restauração e Revitalização do Jardim da Casa de Rui Barbosa (Aparecida Rangel, Nayara Cavalini, Marcia Furriel), Pelas alamedas e sutis geometrias do jardim histórico de Mariano Procópio (Cristiane Souza Gonçalves), Roberto Burle Marx - Praça da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina: diretrizes para tombamento e revitalização (Cesar Floriano dos Santos) e Restaurando cinco jardins de Roberto Burle Marx (Ricardo Samuel de Lana). Os artigos foram desenvolvidos através das participações do V Encontro de Gestores de Jardins Históricos de 2016.
Para acessar as publicações clique aqui.
Para acessar mais informações sobre o projeto de restauração dos jardins da Fundação Casa de Rui Barbosa acesse o site Jardim Casa de Rui Barbosa.
Veja também:
Arte em Jardins - A Topiaria e Mosaicultura
Aplicativos que auxiliam nos cuidados com as plantas
Temporada de floração das Cerejeiras
Anterior Próximo