HydroLANDSCAPE: Irrigação passo-a-passo parte 4 - Setorizando
Autor: Guilherme Motta - Data: 09/02/2011
Continuando a série de artigos que explica detalhadamente como fazer um projeto de irrigação com o HydroLANDSCAPE, este mês apresento as ferramentas para facilitar o processo de setorização de um projeto.
Para quem não leu os artigos anteriores ou para quem quer reler o conteúdo publicado, no final deste artigo está disponível a lista de links para os artigos anteriores.
No artigo anterior inserimos os aspersores, deixando o projeto como na imagem abaixo:
HydroLANDSCAPE - Terreno com aspersores distribuídos
1. Tela "Diagrama / Setorizar"
Neste artigo vamos explorar o primeiro botão da aba "Hidráulica" no HydroLANDSCAPE: "Diagrama / Setorizar".
HydroLANDSCAPE - Aba Hidráulica
Clique no botão "Diagrama / Setorizar" para acessar a tela que irá auxiliar na setorização do projeto.
A tela "Diagrama / Setorizar" é organizada em abas, a primeira com o Diagrama apresenta uma análise hidráulica do seu projeto. Na coluna da esquerda você verá cada aspersor, origem d`água e válvula do projeto. Clicando sobre cada elemento o HydroLANDSCAPE apresenta uma série de informações para lhe auxiliar.
HydroLANDSCAPE - Tela Diagrama / Setorizar.
Por exemplo, clique na Bomba "A" e verifique na coluna da direita a análise do projeto sob o ponto de vista da bomba.
. Origem "A"
. Vazão de serviço: 12m³/h
. Pressão de Trabalho: 600KPa
Estimativa de setores
. Nº de Aspersores: 15
. Vazão dos aspersores: 28,8m³/h
. Nº recomendado de setores: 3
. Vazão aproximada por setor: 9,6m³/h
A origem "A" nós inserimos neste projeto no primeiro artigo desta série (HydroLANDSCAPE: Projeto de Irrigação passo-a-passo parte I), mas a bomba poderia ser inserida neste momento, ou pode ser alterada para ser ajustada ao projeto.
O Número de setores que você vai utilizar depende do projeto, o auxílio do HydroLANDSCAPE está na visão geral oferecida por ele. Muitos fatores podem interferir na determinação dos setores, relevo, distância entre os aspersores, lay-out do projeto, etc. Esta é uma recomendação baseada simplesmente na vazão que pode ser fornecida pela bomba selecionada.
No HydroLANDSCAPE cada origem d`água recebe uma letra, a primeira é A, a segunda B, e assim por diante. Assim os setores da bomba "A" serão A1, A2, A3, etc e os setores da origem "B" serão B1, B2, ... etc.
Definindo a performance da bomba e a quantidade de setores podemos ir para a aba "Setorizar" e clicar no botão "Criar Setor" três vezes para criar os três setores que iremos utilizar neste projeto: A1, A2 e A3.
HydroLANDSCAPE: Criando setores
Após criar os setores, selecione o setor e clique em "Selecionar Aspersores" para que você possa clicar no CAD os aspersores que estarão em cada setor, clique em ENTER para encerrar a seleção e acompanhe na tela Diagrama / Setorizar a vazão atualizada de cada setor.
HydroLANDSCAPE: Acompanhando a vazão dos setores
Você pode alternar entre as abas Diagrama e Setorizar para acompanhar a setorização do projeto. Na aba Diagrama você também pode clicar em um aspersor e indicar o setor na caixa de seleção de setores, como apresentado na figura abaixo:
HydroLANDSCAPE: Definindo o setor de um aspersor pelo diagrama
Para facilitar e agilizar a explicação das funcionalidades do HydroLANDSCAPE, vamos utilizar três setores, mesmo que neste caso a setorização não esteja perfeita. Assim o resultado da setorização será como na imagem abaixo:
HydroLANDSCAPE: aspersores setorizados
2. Válvulas
Tendo definido a bomba e indicado os setores dos aspersores, podemos definir as válvulas. Neste exemplo os três setores possuem vazão de 9,6m³/h, escolhendo dentre as válvulas da Rainbird que comportam esta vazão selecionei a válvula 100-PGA, como indicado na figura abaixo:
HydroLANDSCAPE: selecionando válvulas
Selecionando as válvulas, clique no botão "Válvula" para inserir cada uma no CAD, próxima ao primeiro aspersor de cada setor, depois volte na tela "Diagrama / Setorizar", para indicar o setor de cada uma. Neste momento seu projeto estará setorizado, faltando traçar os tubos para o dimensionamento final.
HydroLANDSCAPE: Origem, válvulas e aspersores
No próximo artigo vou mostrar como inserir e dimensionar os tubos nos projetos, até lá!
Veja também:
Anterior Próximo