O Paisagismo como ferramenta na restauração do ecossistema
Autor: Jéssica de Souza - Data: 15/06/2021
O Dia do Meio Ambiente é celebrado no dia 05 de Junho desde 1972, onde a ONU realizou um evento em Estocolmo, Suécia, para discutir sobre o futuro ecológico do planeta.
Conhecido como Conferência de Estocolmo ele reuniu líderes de diversas nações para discutir sobre possíveis metas para uma política ambiental, desenvolvimento sustentável e o quanto o crescimento acelerado da população poderia interferir no meio ambiente.
Durante a conferência foi produzido a “Declaração da Conferência de ONU no Ambiente Humano”, onde alguns dos princípios citados foram:
“O homem tem o direito fundamental à liberdade, à igualdade e ao desfrute de condições de vida adequadas em um meio ambiente de qualidade tal que lhe permita levar uma vida digna e gozar de bem-estar, tendo a solene obrigação de proteger e melhorar o meio ambiente para as gerações presentes e futuras…”
“O homem tem a responsabilidade especial de preservar e administrar judiciosamente o patrimônio da flora e da fauna silvestres e seu habitat, que se encontram atualmente, em grave perigo, devido a uma combinação de fatores adversos…”
Desde então, todos os anos, o dia 05 de Junho é celebrado com temas diferentes voltados para poluição do ar, economia verde, mudança de clima, etc. O Brasil já sediou o evento em 1992 e 2012, ambos no Rio de Janeiro.
Neste ano de 2021 o tema foi “Restauração de Ecossistemas” sediado no Paquistão.
E o que seria Restauração de Ecossistema?
Buscar restaurar o ecossistema seria adotar práticas sustentáveis, como plantio de árvores, cidades mais verdes, limpezas dos rios, entre outras medidas. Essa iniciativa pode partir de indivíduos, comunidade, empresas e governos.
Para saber mais sobre a #geraçãorestauração acesse a Cartilha da Restauração de Ecossistemas.
Fonte: Cartilha da Restauração de Ecossistemas
Restauração no Brasil:
No Brasil temos uma grande diversidade de fauna e flora em nossos biomas (amazônia, caatinga, cerrado, mata atlântica, pantanal, pampa). Toda essa área vem sofrendo muito com o desmatamento, queimadas, práticas não sustentáveis nas cidades e no campo. Isso faz com que ocorra a degradação dos habitats de espécies podendo causar uma extinção, a retirada da vegetação deixa o solo mais exposto ao sol aumentando a degradação do mesmo, perda da biodiversidade local, modificação do clima, alteração do ciclo das águas e afeta também a todos nós.
A grande devastação que está acontecendo na Amazônia e no Cerrado mostram que temos que começar a rever as práticas de preservação. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) realizou webinários com temas voltados para o assunto:
Diálogos de Restauração - Amazônia
Diálogos de Restauração - Oceanos
Diálogos de Restauração - Mata Atlântica
Diálogos de Restauração - Cerrado
Diálogos de Restauração - Caatinga, Pampa e Pantanal
Amazônia. Fonte: Greenpeace Brasil
O Paisagismo como ferramenta na restauração do ecossistema
Grandes áreas verdes são destruídas para a criação de edifícios, indústrias, shoppings, viadutos, etc. Isso é consequência do crescimento desordenado, e pode causar diversos problemas, inclusive ambientais.
Por isso é de suma importância, antes de projetar, pensar em manter os espaços verdes existentes ou trazer eles para ambientes já construídos. É projetar em harmonia com a natureza e arquitetura. Um projeto paisagístico bem executado, tanto urbanístico como residencial, ajuda a restaurar e preservar o ecossistema, além de trazer melhorias na qualidade de vida dos indivíduos que os frequentam.
Chamamos de Paisagismo Sustentável quando essas questões de preservação do ecossistema são pensadas na hora de projetar um espaço verde. Para isso é necessário pensar em manter as plantas existentes quando possível no local e optar por sempre acrescentar plantas nativas, nas questões de luminosidade e ventilação, reaproveitar a água na irrigação dos jardins, adubação orgânica, usar materiais reciclados, etc.
Na Revista AuE Paisagismo já foi abordado o assunto em matérias como:
Jardins Produtivos: beleza e Produtividade
Cidade Biofílica: Integração do Homem com a Natureza
Conceitos Agroecológicos para escolher plantas de jardim
Jardins Ecológicos: o seu jardim como uma parte de um todo
Imóveis sustentáveis, uma nova e forte tendência
Fonte: Casa Cor Abril
Fonte: Archdaily Brasil
Hospital Sarah Kubitschek, do arquiteto João Figuiras Lima. Fonte: Ugreen
Veja também:
Cursos por vídeoconferência dos programas AuE Software
Design Biofílico: Plantas em Banheiros
eBook: Conceitos Agroecológicos para Jardins Sustentáveis
Anterior Próximo