O paisagista Sérgio Chaves analisa o SBAU
Autor: Anita Cid - Data: 30/06/2007
Sérgio Chaves é Secretário da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Região Nordeste. Exerceu diversos cargos junto a Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraiba, entre eles, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Assessor Especial e Sub-Chefe de Gabinete do Prefeito Constitucional de João Pessoa; Diretor do Departamento de Paisagismo; Diretor de Parques e Jardins;Diretor do Parque Zôo Arruda Câmara; Diretor de Urbanização e Limpeza da Secretaria de Administração do Governo do Estado da Paraíba; Coordenou os Encontros Nordestino e Norte Nordeste de Secretarios de Meio Ambiente e no mês passado foi o vice-presidente do Encontro Nordestino de Arborização Urbana ocorrido na Cidade do Recife.
AuE: O senhor foi o vice-presidente do Encontro Nordestino de Arborização Urbana, que foi realizado pela SBAU. Qual a avaliação que o senhor faz do evento?
Sérgio Chaves: A avaliação foi extremamente positiva. O evento teve o papel de agente promotor do desenvolvimento sócio econômico ambiental, estimulando o interesse pela Arborização Urbana na região Nordeste e a discussão técnico-científica. Tudo visando uma melhor qualidade de vida ambiental para os citadinos.
AuE: O que o evento acrescentou para os profissionais que participaram?
Sérgio Chaves: Palestrantes de diversos estados do Brasil estiveram participando do ENAU,ocorreram diversos debates, proporcionando aos participantes temas extremamente importantes para a preservação do meio ambiente, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população.
AuE: Vocês pretendem realizar uma nova edição do evento em 2008?
Sérgio Chaves: Sim, um dos palestrantes presente foi o Secretário de Meio Ambiente da Cidade de João Pessoa, Dr. Antonio Augusto de Almeida que ficou feliz com a qualidade do evento proporcionado pelos organizadores, desejando levá-lo para a cidade de João Pessoa que, através de sua Secretária, está desenvolvendo atividades voltadas para a preservação da arborização urbana com plantio de 15.000 mudas nativas, todas produzidas em viveiro próprio do município de João Pessoa.
AuE: Como é o mercado de paisagismo na região Nordeste do Brasil?
Sérgio Chaves: O mercado de paisagismo na região Nordeste vem crescendo vertiginosamente, os órgãos oficiais sejam eles municipais, estaduais e federais estão investindo bastante na qualidade de vida. E paisagismo é qualidade de vida. Além das empresas privadas e residências que também descobriram a importância de se fazer paisagismo.
AuE: Como o senhor utiliza o programa AutoLANDSCAPE no exercício da profissão de paisagista?
Sérgio Chaves: A AMBIENPLAN Paisagismo & Jardinagem, tem em seus quadros excelentes profissionais e o AutoLANDSCAPE enriquece como ferramenta os profissionais das diversas áreas, seja em escritório ou em campo.
AuE: Em que o programa AutoLANDSCAPE auxilia na execução de seus trabalhos?
Sérgio Chaves: O AutoLANDSCAPE é um programa de alto nível, que nos auxilia no dia-a-dia de nossas atividades de paisagismo, proporcionando ao cliente final uma excelente qualidade do projeto, com cores, formas, traços, legendas...
Veja um projeto desenvolvido por Sérgio Chaves
Anterior Próximo