ONU premia indígenas brasileiros por proteção ao meio ambiente

Autor: Regina Motta - Data: 12/10/2015

Comunidades indígenas da América Latina figuram entre os ganhadores do prêmio Equator 2015, segundo anunciou a ONU, que distingue com este prêmio iniciativas cidadãs para reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e conter os efeitos da mudança climática.

Entre os ganhadores figuram grupos da Colômbia, Bolívia, Brasil, Belize e Honduras, que receberão um prêmio de US$ 10 mil e que poderão enviar representantes a uma reunião comunitária que será realizada durante a cúpula sobre mudança climática de Paris em dezembro.

"Os ganhadores deste prêmio Equator são um pequeno grupo de projetos e iniciativas inspiradoras ao redor do mundo. São um pequeno exemplo da grande quantidade de iniciativas que estão dando certo", disse em entrevista coletiva o responsável de Mudança Climática das Nações Unidas, Christiana Figueres.

Os dois premiados do Brasil são o Instituto Raoni, uma organização fundada pelo povo indígena Kayapó que protegeu 2,5 milhões de hectares de floresta utilizando inovadoras campanhas.



Junto a ele, foi agraciado o Movimento Ipereg Ayu do povo Munduruku que bloqueou a construção de uma represa que teria submergido seus territórios.


Povo Munduruku

Na Colômbia, a organização reconheceu o trabalho do povo Inga ao recuperar 22.283 hectares de território no qual durante décadas operaram guerrilhas, paramilitares e narcotraficantes, pondo em perigo o meio ambiente.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que entrega os prêmios, destacou que 17,5 mil desses hectares foram protegidos como lugar "sagrado".

"As florestas e a fauna são protegidos, as paisagens administrados para dar segurança de alimento e água, se achem postos de trabalho e se reforça à comunidade local", destacou a administradora do Pnud, Helen Clark.

Entre os ganhadores, 21 no total, figuram também iniciativas em países como China, Afeganistão, a República Democrática do Congo ou Indonésia.

Veja o video dos Munduruku

https://youtu.be/O16gMHN-U8w

http://noticias.terra.com.br/ciencia/onu-premia-indigenas-brasileiros-por-protecao-ao-meio-ambiente,8459c236365ffe4eea441de38cdf9e4e1eo0qfwl.html


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Entrevista: Arquiteta Paisagista Patrícia Palloni
Entrevista: Arquiteta Paisagista Patrícia Palloni

Acredito ser muito importante a união de Arquitetos Paisagistas e Engenheiros Agrônomos, pois os conhecimentos das duas áreas se completam,

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE - Montando a prancha no PaperSpace
AutoLANDSCAPE - Montando a prancha no PaperSpace

Veja como montar a prancha no paperspace usando o AutoLANDSCAPE 2016 e o AutoCAD

HydroLANDSCAPE 2016 - Encontrando objetos desconectados no projeto
HydroLANDSCAPE 2016 - Encontrando objetos desconectados no projeto

Veja como encontrar objetos desconectados no projeto de irrigação feito com o HydroLANDSCAPE

LandMANAGER 2016: Trabalhando com Calendários
LandMANAGER 2016: Trabalhando com Calendários

Veja como trabalhar com calendários no LandMANAGER 2016.

PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3
PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3

Veja tutorial de desenvolvimento de fotomontagem, passo-a-passo, com o PhotoLANDSCAPE 2016

Notícias
Cientistas desvendam truque de plantas
Cientistas desvendam truque de plantas

Cientistas britânicos desvendam o truque usado por uma planta carnívora, que aproveita gotas de chuva para derrubar formigas e devorá-las.

Jardins históricos brasileiros, ricos mas desconhecidos
Jardins históricos brasileiros, ricos mas desconhecidos

A tese de doutoramento da historiadora Cristiane Maria Magalhães faz inventário do Patrimônio Paisagístico do Brasil

ONU premia indígenas brasileiros por proteção ao meio ambiente
ONU premia indígenas brasileiros por proteção ao meio ambiente

Os ganhadores deste prêmio Equator são um pequeno grupo de projetos e iniciativas inspiradoras ao redor do mundo.

Paisagismo Auxiliado por computador no  II Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura
Paisagismo Auxiliado por computador no II Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura

Notícias do II Simpósio de Ecopaisagismo e Floricultura no Anfiteatro do Centro de Ciências Agrárias (CCA) UFSCar

Portugal: Pousada do Palácio de Estoi acolhe Feira de Jardinagem Mediterrânica
Portugal: Pousada do Palácio de Estoi acolhe Feira de Jardinagem Mediterrânica

Nos jardins da Pousada do Palácio de Estoi, Faro, a 7.ª edição da Feira de Jardinagem Mediterrânica, agendada para dia 7 de novembro

Tribos Brasileiras desistem dos Jogos Mundiais dos Povos Índígenas
Tribos Brasileiras desistem dos Jogos Mundiais dos Povos Índígenas

As etnias Kraô e Apinajé e os guaranis-kaiowás se recusam a participar dos jogos mundiais em Palmas Tocantins

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 12 No 136 / Setembro de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Paisagismo na Imobiliária Marista
Paisagismo na Imobiliária Marista

Paisagismo com alma goiana: Maria Carolina transforma espaços com técnica, arte e sustentabilidade no coração do Cerrado brasileiro.

Paisagismo no Edifício Lumens
Paisagismo no Edifício Lumens

Alessandra Villela, da Arte no Verde, une arte e sustentabilidade em paisagismo, destacando espaços verdes no Edifício Lumens para bem-estar urbano.

Jardins Secos da Jardeco
Jardins Secos da Jardeco

Wilber Zamora, fundador da Jar Deco, revolucionou o paisagismo com inovação sustentável, jardins secos e contraste tropical respeitando o meio ambiente.

Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Casa de 320m² no ES projetada para casal, com foco total em suas necessidades e estilo de vida, em condomínio residencial.

Projeto Paisagístico: Transformado Espaço com Cássia Dias
Projeto Paisagístico: Transformado Espaço com Cássia Dias

Cássia Dias elogia o AutoLANDSCAPE por revolucionar projetos executivos, simplificando processos como tabelas e etapas de plantio no paisagismo.

Casa Horizonte por Manuel Andrés Olarte Quintero
Casa Horizonte por Manuel Andrés Olarte Quintero

Paisagismo tropical na Colômbia: taludes e jardineiras com mistura de texturas, plantas atrativas para polinizadores e foco no bem-estar emocional naturalista

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
5 + 5 = ? *