Pesquisa aponta que pessoas que moram em bairros com área para caminhada são mais felizes

Autor: Anita Cid - Data: 08/01/2011

Sempre debatemos aqui na revista AuE Paisagismo Digit@l a importância do paisagismo e de áreas de convívio social para o bem estar das pessoas. O verde e as flores, além de suas belezas naturais, trazem conforto térmico, um ar mais saudável além servirem como estímulo à prática de atividades ao ar livre. Respaldando isto, a Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos publicou uma pesquisa comprovando que pessoas residentes em áreas na quais as necessidades básicas do dia a dia, como supermercados, correios, livraria, hospitais e bancos, estão a distâncias "caminháveis" melhora a saúde e a qualidade de vida dos moradores, além de ter implicações no ambiente local.

Pessoas caminhando


Fonte: http://ecoviagem.uol.com.br/blogs/eduardo-andreassi/viagens-nacionais/santos-uma-cidade-a-ser-admirada--11084.asp

O novo estudo associou vizinhanças caminháveis com o aumento de benefícios sociais, como melhora da saúde e das oportunidades econômicas. "Nós descobrimos que bairros que são mais caminháveis possuem maior capital social como confiança entre os vizinhos e participação nos eventos locais", afirmou a autora do estudo, Shannon Rogers. A pesquisa foi feita em bairros da cidade de Durham, localizada no Estado da Carolina do Norte, e em Portsmouth e Manchester, cidades americanas do Estado de Nova Hampshire.

Foram os próprios participantes que identificaram o índice de "caminhabilidade" de seus bairros ao indicar o número de locações onde eles poderiam ir andando. As comunidades com mais de sete pontos (em um índice de 0 a 13) eram consideradas "caminháveis". Para medir o capital social os pesquisadores utilizaram uma escala desenvolvida pelo cientista político e professor da Universidade Harvard, Robert Putnam.

Os resultados mostraram que aqueles que viviam em bairros onde os locais essenciais estavam a uma distância mais curta confiavam mais em seus vizinhos, participavam de mais projetos comunitários e grupos de voluntariado, frequentavam mais clubes locais e descreviam menos a televisão como principal forma de entretenimento. "Se você pode sair facilmente pelo seu bairro e viver perto de outras pessoas, você vê vizinhos que não iria normalmente. Essa interação gera confiança e troca de informações", explica a autora.

Fatores sociais e a sustentabilidade

De acordo com Shannon, um dos principais objetivos do estudo era medir a interação entre aspectos físicos, ambientais e sociais e as implicações desses fatores na sustentabilidade de determinada região.
"Muitas vezes ouvimos sobre o tripé da sustentabilidade, mas enquanto os aspectos ambientais e econômicos são bem compreendidos, a questão social é menos articulada. Esta pesquisa foca no que significa sustentabilidade para uma comunidade e, em particular, se concentra em como isso poderia ser medido e melhorado", diz.

Ela defende a importância da pesquisa ao lembrar que no futuro as comunidades deverão ser planejadas não apenas para economizar energia e outros bens materiais, mas também para gerar mais capital social.

Fonte: Blog Eco Desenvolvimento


Compartilhar:



 eBook: 20 plantas comestíveis para o seu jardim

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
3 + 1 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: kauan martins duarte - Data: 28/03/2012 12:50:14

muito bom



2 - Autor: aline - Data: 05/03/2012 17:51:19

e otimo



3 - Autor: erica - Data: 12/09/2011 20:03:46

parabéns



4 - Autor: albino silva gomes - Data: 22/01/2011 07:21:49

mil flores




Entrevista
AuE Internacional: entrevistas com Marta Strübing (Paraguai) e Lilian Ciconhini (Angola)
AuE Internacional: entrevistas com Marta Strübing (Paraguai) e Lilian Ciconhini (Angola)

Clique aqui para ver a matéria na Revista AuE Paisagismo Digit@al com as paisagistas Marta Strübing e Lilian Ciconhini.

Promoções
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 7 No 79 / Dezembro de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Jardim de Angélica
Jardim de Angélica

Anegrid Lucila Gnich Dos Santos

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*