Temporada de floração das Cerejeiras
Autor: Jéssica de Souza - Data: 01/07/2021
Escultura do Festival Internacional de Mosaicultura 2013. Fonte: Primavera Garden
A cerejeira é uma árvore que chama atenção por suas flores de sakura. Originária da Ásia é cercada simbolismos e rituais, por exemplo, na Índia, onde dizem que as casas que possuem uma árvore de cerejeira nada irá faltar aos moradores. Já no Japão ela é bem celebrada e possui até um hábito chamado “hamani” em que as pessoas se reúnem com familiares e amigos para ver a floração das árvores.
Como características podemos citar como principal as conhecidas flores de sakura, em sua cor principal rosada, que dura cerca de uma a duas semanas e depois cai forrando o chão. Existem cerca de 200 tipos de cerejeiras, mas no Brasil são poucas que conseguem se desenvolver devido ao clima. São árvores que gostam de solos profundos e férteis, um clima mais frio e hiberna no inverno para poder florir na primavera. Sua floração depende do local, no Japão acontece no final de março até o meio de abril, no Brasil é prevista para final de julho e começo de agosto.
Parque Ibirapuera/SP. Fonte: parqueibirapuera.org
Por aqui um dos locais para se apreciar a cerejeira é em São Paulo, no Parque do Carmo, que conta com 4000 mil pés da árvore e foi idealizado pelo imigrante Hisayoshi Kataoka; e no Parque Ibirapuera, no pavilhão japonês inspirado no Palácio Katsura (Kyoto) com as espécies Okinawa, Taiwan e Himalaia.. Em Curitiba (PR) existem diversos locais onde podem ser encontradas, mas o principal é o Jardim Botânico e a Praça do Japão que é uma réplica do Templo Kinkaku-ji (Kyouto). Outro local seria em Santa Catarina, no município de Frei Rogério, onde encontra-se o Parque Sakura com mais de 3000 cerejeiras. No Rio de Janeiro, Nova Friburgo, o Sítio Florândia da Serra Matsuoka promove no final de julho a Festa das Cerejeiras.
Floração da Sakura. Fonte: Agro20
Uma curiosidade em relação à floração da sakura é que cada fase do seu desabrochar possui um nome específico. O botão da flor é o “tsubomi”, seguindo temos o início da floração chamado de “sakihajime”, o “gobuzaki” que é quando está na metade do estágio, “shichibuzaki” 70% da floração e quando atinge sua totalidade tem o nome de “mankai”. Quando as pétalas começam a cair é o “chirihajime”, e essa queda das flores levadas ao vento é chamada de Sakurafubuki, um lindo espetáculo. Finalizando o processo, a árvore começa a dar folhas sendo a fase “hazakura”.
Ainda dentro do tema das flores, seus nomes diferem de acordo com a quantidade de pétalas que possuem. Quando são até cinco pétalas seu nome é hitoe; de 5 a 10 pétalas são chamadas de hanyae; e acima de 10 o nome é yae.
Sakura. Fonte: Coisas do Japão
A sakura também é usada na culinária em produtos como doces, chás, sorvetes, refrigerantes, entre outros produtos. O chá de sakura é servido em celebrações especiais, como em casamentos, por ser relacionado ao amor; mas também possui ação antioxidante, melhora o colágeno e previne inflamação.
Veja também:
Aplicativos que auxiliam nos cuidados com as plantas
Pamela Valdéz e seu paisagismo sustentável
Fundação Casa de Rui Barbosa lança ebooks sobre Patrimônio Paisagístico