VisualPLAN 2022: Diferença entre CPU e GPU na Renderização
Autor: Arthur Oliveira, Frederico Schanuel, Geisa Ribeiro - Data: 01/08/2025
ACPU (Unidade Central de Processamento) é o processador principal do computador. Ela executa tarefas do sistema e processos complexos de forma sequencial, com foco em precisão. Na renderização, pode ser utilizada sozinha, mas geralmente apresenta um tempo de processamento mais longo.
Já a GPU (Unidade de Processamento Gráfico) é especializada em lidar com imagens, vídeos e gráficos. Por ser capaz de realizar milhares de cálculos simultaneamente, é ideal para acelerar o processo de renderização de cenas 3D e vídeos.
O novo renderizador por ray tracing do VisualPLAN, o LuxCore, permite o uso da GPU para otimizar a renderização, diferentemente de renderizadores mais antigos que utilizavam apenas a CPU. O uso da GPU é recomendado sempre que possível, mas pode haver limitações técnicas em alguns sistemas.
Ao ativar a opção de uso da GPU, o renderizador tentará utilizá-la automaticamente. Caso ocorra algum erro durante o processo, a renderização falhará e a imagem não será gerada.
Principais causas de falha no uso da GPU:
Drivers da placa de vídeo desatualizados;Incompatibilidade com a arquitetura da GPU.Nesses casos, recomenda-se desativar a opção de GPU e renderizar apenas com a CPU.
Como ativar o uso da GPU no VisualPLAN:
Com o VisualPLAN aberto, acesse a aba Visualrender;Marque a caixa de seleção GPU;Escolha uma das opções de renderização com o LuxCore;Para usar apenas a CPU, basta deixar a opção GPU desmarcada.
Vídeo Tutorial:
Veja Também:
VisualPLAN 2022: Renderização com LuxCore
VisualPLAN 2022: Como renderizar com céu (Skybox)
VisualPLAN 2022: Templates para renderização no LuxCore!

Anterior Próximo