A paisagista Marize Faleiro fala sobre a importância da manutenção nos projetos paisagísticos

Autor: Anita Cid - Data: 02/06/2009

paisagista Marize Faleiro

Marize Faleiro Valtuille de Oliveira é engenheira agrônoma pela Universidade Federal de Goiás e é especialista em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas no Agronegócio pela Universidade Federal de Lavras - MG, especialista em Meio Ambiente pela Universidade de Brasília (UNB) e em paisgismo pela Universidade Castelo Branco. Também concluirá este ano o curso de especialização em Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental. Trabalha com paisagismo desde 1994 e é proprietária da Via Verde Consultoria.




AuE Soluções: Como o meio ambiente influencia na qualidade de vida do homem?

Marize: O homem faz parte do ambiente onde vive. A distância antes criada entre o homem e a natureza fica no passado, hoje entendemos que para se ter qualidade de vida é necessária estreitar essa relação.

AuE Soluções: Com isso, podemos dizer que o paisagismo contribui na qualidade de vida da população?

Marize: Um jardim é a representação da natureza e os elementos que a compõem, o homem nasce para viver em um ambiente harmonioso, a execução de um jardim elaborado prioriza um desenvolvimento planejado da intervenção do homem de forma que possibilite a conciliar o meio ambiente urbano com o natural. O paisagismo é responsável pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, não importando a dimensão que ele possa ter. O crescimento das cidades, por muitas vezes desordenada, priva seus habitantes do sol, de espaço verde e vegetação, elementos essenciais para o homem.

projeto de paisagismo de Marize Faleiro



AuE Soluções: Como o paisagismo pode ser uma ferramenta para a recuperação e proteção do meio ambiente?

Marize: Antes a recuperação de áreas degradadas e de áreas preservação permanentes (APP), eram apenas requisitos legais de ocupação de novas áreas, hoje essas áreas são tratadas de forma diferenciadas e passam a receber cuidados especiais, com composições florísticas recebendo cores e texturas diversificadas, oferecendo assim além da recuperação das áreas, verdadeiros jardins naturais. O paisagismo é uma ferramenta fundamental para a recuperação desta paisagem auxiliando não só a recuperação da flora, mas também da fauna local.

AuE Soluções: Atualmente a natureza pede socorro. Visto isto, tanto as pessoas quanto as empresas, estão mudando seus hábitos e tornando-se socialmente responsáveis. Neste cenário a profissão de paisagista ganha destaque?

projeto de paisagismo de Marize Faleiro



Marize: A profissão de paisagista é cada vez mais solicitada, as empresas solicitam a intervenção de profissionais para realização de projetos de jardins cuidadosamente elaborados, para atender aos seus colaboradores e a comunidade, podendo receber, áreas para leituras ou relaxamento e até mesmo pomares, não importando a escala de trabalho - Canteiro ou Parques Públicos. Pesquisas já ressaltam o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços prestados por empresas, que têm em sua política práticas socioambientais.

AuE Soluções: Como é o trabalho que você realiza auxiliando empresas a se tornarem ambientalmente corretas?

Marize: O nosso trabalho é focado na projeção da marca das empresas através da qualidade de serviços por ela prestado, seja ele qual for. Condomínios Horizontais possuem área verde comum que necessitam de cuidados especiais e que não interfiram no equilíbrio do "Meio Ambiente" o qual esta inserida. Além da Elaboração e Implantação de Projetos Socioambientais oferecemos consultoria técnica no planejamento estratégico voltado para as rotinas de manutenção. O paisagismo deve ser tratado como um conjunto em harmonia, onde, por exemplo, a limpeza das calçadas deve ser realizada em sintonia à manutenção do gramado do jardim. O planejamento estratégico permite que o cliente consiga realizar as ações necessárias para a manutenção do paisagismo como um todo.
Todas as vezes que se pensa em Paisagismo, o que é ressaltado é a sua elaboração e execução, mas sabemos que o planejamento da manutenção é fato imprescindível para a continuidade da sua qualidade , com esse trabalho podemos diminuir a quantidade de defensivos aplicados e seu correto acondicionamento, além de garantir a devolução das embalagens vazias de defensivos utilizados e a observação do tempo de carência e isolamento de áreas recém pulverizadas.
Os funcionários recebem treinamento de práticas ambientais além da implantação de projetos de coleta seletiva e compostagem, para auxiliar na destinação correta da massa verde do jardim.

projeto de paisagismo de Marize Faleiro



AuE Soluções: Qual a importância de ter um profissional corretamente treinado no cuidado dos jardins? Como é o seu trabalho de treinamento destes profissionais?

Marize: As atividades de manutenção da área verde é de suma importância para garantir a qualidade do paisagismo implantado. Manejos adequados precisam ser realizados com aplicações específicas de defensivos (sempre recomendado por um Engenheiro Agrônomo), somente surte resultado se aplicado de forma correta. A poda do Gramado e Campos de Futebol é decisiva para garantir o aspecto agradável do tapete verde projetado. A nossa empresa realiza treinamentos e cursos de jardinagem para funcionários de empresas e jardineiros autônomos, esse treinamento permite aplicação de trabalhos com alta qualidade.

AuE Soluções: Qual a importância da manutenção correta dos projetos de paisagismo? Como você faz esta manutenção?

Marize: A manutenção de área verde deve ser realizada para proporcionar o crescimento das plantas com vigor, impedindo o ataque de pragas e doenças, e proporcionando o crescimento desejado das espécies plantadas. Antes de cada manutenção, nosso cliente recebe a visita de um técnico que elabora um planejamento das ações a serem realizadas no momento da manutenção, todas as necessidades do jardim são repassadas à equipe de jardinagem que realizará o trabalho. O acompanhamento da execução é realizado por um coordenador de equipe e confirmado junto ao cliente, a qualidade do serviço prestado através de um contato pós atendimento.

projeto de paisagismo de Marize Faleiro



Como o softwares AutoLANDSCAPE lhe auxilia em seu dia-a-dia profissional?Dentre os projetos que você realizou qual você destacaria?

Marize: Como trabalhamos com Elaboração de Paisagismo, Execução e Manutenção de jardins, parques e áreas verdes, todas as nossas tarefas são coordenadas com o uso do programa - AutoLANDSCAPE. No momento da apresentação das propostas, as imagens das espécies a serem utilizadas proporcionam ao cliente identificar as plantas que serão usadas em seu projeto; No momento da execução a equipe de jardinagem recebe a prancha de execução, facilmente elaborada e ainda no momento da manutenção todas as alterações são inseridas no projeto para acompanhamento dos trabalhos futuros.A consultoria em Condomínios Horizontais permite aplicação de todos os conceitos de paisagismo, por isso ressalto aqui o trabalho realizado no Condomínio Horizontal Granville, onde novos jardins são projetados, e o planejamento das ações de manutenção é demonstrado de forma rápida e dinâmica, com a ajuda do programa AutoLANDSCAPE. A praça das Crianças foi remodelada para atender as crianças. Foram utilizadas espécies de fácil manutenção, que não liberem nenhuma substância tóxica. O colorido da praça ressalta o tapete verde, proporcionando assim agradáveis momentos de lazer aos condôminos que a utilizam.

Veja um projeto de paisagismo de Marize Faleiro realizado com o software AutoLANDSCAPE


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Karina Diógenes Rodriguez - Data: 10/01/2010

Parabéns pela matéria! Consolida as ideias teoricas da Psicologia Ambiental as praticas de Paisagismo e preservação ambiental.



2 - Autor: Antonio Silvio Nunes Costa - Data: 07/06/2009

Esta matéria vem ratificar o nosso pensamento com relação ao efeito psicológico produzido de forma positiva nos humanos, proporcionando satisfação e prazer através da visão.Foi comprovado cientificamente que em um hospital, dois pacientes, um em apartamento que a janela dava para um muro e outro em que seu apartamento tinha uma vista para uma belíssima paisagem, o último teve uma recuperação mais rápida,portanto eis a necessidade de realizarmos as manutenções dos jardins e praças de forma sistemática e contínua.Parabéns pela matéria.



3 - Autor: Flavia Brasileiro - Data: 02/06/2009

Cada matéria de vocês é um aprendizado, obrigada!




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*