A paisagista Paula Varga fala sobre como integrar o paisagismo à arquitetura

Autor: Anita Cid - Data: 04/05/2009

Paisagista Paula Varga

Paula Varga começou sua paixão pelo paisagismo em 1998 quando estudava arquitetura. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNIMEP. Logo que se formou se empenhou na empresa do avô de plantas e começou a fazer vários cursos ligados a paisagismo, entre eles um de revitalização da cidade na Faculdade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, onde aprimorou seus estudos nas praças e parques da cidade e outro na École D´Architecture de Grenoble, em qual seu trabalho final era um planejamento urbano para a cidade de Grenoble, trabalho este que lhe trouxe conhecimento e inovação para seu projeto para a cidade de Limeira, onde reside. Nesta mesma época esteve na Expo Internacional de Lisboa, onde assistiu de perto o impacto da revitalização de uma área de lixo urbano e como uma área pode ser totalmente despoluída, virando um grande parque urbano. Hoje com oito anos de profissão está com mais de 300 obras executadas em Limeira e toda a região.


AuE Soluções: Como foi a escolha pela profissão de paisagista?

Paula: Escolhi minha profissão por influencia de meu avô materno e minha mãe que sempre foram apaixonados por plantas. Me formei em Arquitetura e Urbanismo em 2001 e logo fui convidada pelo meu avô para trabalhar na Bella Flora. Daí fiz alguns cursos e nada melhor do que a prática e o ensino do meu avô para me tornar uma paisagista. Estou há 8 anos no mercado e a cada dia que passa tenho novos desafios a superar.

AuE Soluções: Sua história familiar está intimamente relacionada com Bella Flora, empresa que você atualmente dirige. Conte-nos um pouco sobre isto.

Paula: Em toda minha infância e adolescência tive muito contato com meu avô Estevam Julio Varga, que na época era um empresário do setor automobilístico e dentro de sua empresa tinha uma pequena estufa, na qual cultivava plantas da flora brasileira. Após vender sua empresa de freios, ele pôde concretizar seu sonho e montou sua própria empresa de plantas, o que veio a ser a Bella Flora hoje. Atualmente a empresa está sob o meu comando, faço projetos e execução de jardins por toda a região de Limeira.

Paisagista Paula Varga: Paisagismo para Chácara



AuE Soluções: Como você integra a arquitetura ao projeto paisagístico?

Paula: O projeto de paisagismo é a moldura da arquitetura, por isso quando vou fazer um projeto sempre entro em contato com o arquiteto para entender qual foi o partido que ele tomou para chegar naquele resultado. Daí faço uma análise para ver o que o cliente quer e com isto chego à conclusão de estilo. Estudo de acessos e viabilidade chegando a um resultado personalizado, o que me possibilita fazer esta integração entre arquitetura e paisagismo.

Paisagista Paula Varga: Paisagismo para Chácara



AuE Soluções: Como criar um projeto que reflita o gosto do cliente e atenda suas expectativas?

Paula: Para chegar a um resultado que atenda o gosto do cliente e suas expectativas tenho que conversar muito com ele e mostrar o que é viável e o que combina com o estilo de sua arquitetura. Muitas vezes o cliente tem uma arquitetura moderna e sonha em ter um jardim clássico, daí tenho que mostrar de todas as formas como deveria ser seu projeto e tentar fazer ele entender o que significa estilo e arquitetura, assim chegaremos a um resultado bom para nós dois.

Paisagista Paula Varga: Paisagismo para Chácara



AuE Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas?

Paula: Para seleção das espécies botânicas sempre analiso o estilo que vai ser o jardim. Para isso tenho que ver o estilo da arquitetura. Assim escolho as variedades de espécies sempre levando em consideração a frequência de manutenção, pois é sempre o que o cliente quer: um jardim de fácil manutenção que tenha flores o ano todo.

Paisagista Paula Varga: Paisagismo para Chácara



AuE Soluções: Atualmente, nota-se no paisagismo uma forte tendência por resultados rápidos. Desta forma, decresce o número de árvores nos projetos paisagísticos, o que é preocupante. O que fazer para mudar esta realidade?

Paula: Temos muitas espécies de árvores que tem um crescimento rápido, não vejo esta preocupação nos projetos paisagísticos, o que me preocupa é que muitos arquitetos não fazem um projeto integrando as árvores existentes no terreno com a nova arquitetura, temos terrenos com áreas verdes belíssimas que não são aproveitadas, nem vistas como partido principal do projeto arquitetônico.

AuE Soluções: Um dos grandes desafios deste século é tentar minimizar os prejuízos já causados ao meio ambiente. Como o paisagismo pode contribuir com isso?

Paula: O paisagismo contribui muito para conscientização da população para preservação do meio ambiente. A partir do momento em que o cliente se preocupa em fazer um projeto paisagístico ele já está se preocupando com o meio ambiente. Logo que terminamos a execução de um jardim o cliente já se sente apaixonado por plantas e muitas vezes guarda o nome delas e ensina já para seus filhos como cuidar e valorizar o verde. Cada jardim finalizado se torna uma missão cumprida deste desafio que estamos tendo de minimizar o prejuízo do meio ambiente.

Paisagista Paula Varga: Paisagismo para Chácara



AuE Soluções: Como é o paisagismo no interior de São Paulo? A profissão é valorizada?

Paula: O interior de São Paulo, principalmente a região de Campinas, está crescendo muito. A cada ano tem mais loteamentos, empresas e shoppings fazendo grandes investimentos nas cidades do interior. Além disso, hoje as empresas estão se preocupando muito na conscientização do meio ambiente. Sendo assim cresce a procura de especialistas nesta área de paisagismo.

Paisagista Paula Varga: Paisagismo para Chácara



AuE Soluções: Como você utiliza o software AutoLANDSCAPE no seu dia-a-dia profissional? Quais as vantagens de usar o programa?

Paula: O AutoLANDSCAPE me traz mais agilidade e perfeição para o projeto de paisagismo, facilitando a apresentação para o cliente. Além disso, ele oferece uma grande facilidade em obter informações sobre cada planta, não precisando fazer pesquisas e fazer planilhas sobre as características de cada espécie. O próprio programa já fornece todas essas informações.

Paisagista Paula Varga: Paisagismo para Chácara



AuE Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Paula: Destacaria um projeto de uma chácara, no qual o maior desafio era integrar uma área verde já existente com o novo paisagismo. O cliente queria algo de fácil manutenção e que os filhos pudessem usufruir de cada cantinho da chácara. Gostei muito deste projeto apesar de ter sido um desafio grande, pois não tínhamos muita área para poder plantar então fiz um projeto com muitos vasos valorizando as plantas e integrando com a arquitetura.

Veja também o projeto em AutoLANDSCAPE e outras fotos...


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: Mário Sérgio Barbosa - Data: 21/10/2014 18:43:31

Olá, tive o prazer de ler um pouco da história de seu avô Estevam Júlio Varga, o qual tenho grande admiração. Um apessoa extremamente competente. Se você carrega os bons conselhos que com certeza ele tenha te passado, deve ser uma excelente profissional. Tenho uma máquina antiga de seu avô guardada com o nome Varga, uma plaina de madeira, a qual estimo muito. Sei que meu comentário não tem muito a ver com o contexto, mais de qualquer forma, moro no sítio e tenho enorme admiração pelas plantas.



2 - Autor: CARLOS DAVINO - Data: 24/10/2013 18:48:46

meu nome é CARLOS DAVINO TRABALHEI NO COMEÇO DA BELLA FLORA NÃO TIVE PRAZER DE CONHECER ANA PAULA VARGAS



3 - Autor: manuel - Data: 26/04/2012 18:38:25

quando se trata de uma grande paisagista, como a paula conserteza seus progetos são um dos melhores de limeira que já conheci. parabens paula.



4 - Autor: mariana - Data: 16/01/2010

muito bom quando eu crescer vou ser uma arquiteta



5 - Autor: Alex Raymundo - Data: 30/09/2009

Paula Varga, Gostei da sua história de vida e a capacitação.
Claro que dentro do espaço oferecido e pelo vasto conteúdo a ser oferecido,acredito que deu pra exemplificar bem e motivar a todos nós.
Com relação à enfase ambiental,estou com vc. Estou cursando biologia e trabalho com paisagismo e jardinagem. Creio que essa interação do cliente com o meio ambiente é muito positiva! Parabéns!



6 - Autor: Claudio Bastos - Data: 12/05/2009

Bacana, mas não é qualquer jardim q contribui com o meio ambiente. Precisa mais: plantas da flora local, captação de água de chuva, baixa necessidade de manutenção, atração da fauna, etc.
Viu o Park Güell?



7 - Autor: vanja coite. - Data: 10/05/2009

Gostei muito.



8 - Autor: Udo - Data: 09/05/2009

Achei que está faltando algo !



9 - Autor: Francisco Gaiger - Data: 03/05/2009

continuem a divulgar os bons projetos




Conversar no Whatsapp

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*