Alexandre Furcolin fala sobre seus projetos

Autor: Anita Cid - Data: 04/11/2008

Alexandre Furcolin, engenheiro agrônomo, atua na área desde 1981, baliza seus conhecimentos botânicos e sua visão preservacionista; sendo seus jardins verdadeiros palcos de interação com o meio ambiente.
 
Consolidada no mercado de paisagismo e contando em sua equipe com profissionais de Arquitetura e Agronomia, a empresa tem cerca de 500 projetos desenvolvidos e executados, nos diversos segmentos, atendendo particulares, empresas, empreendimentos, restaurantes, hotéis, públicos, etc...
 
Com sede em campinas, a Empresa é bastante atuante na região contando com inúmeros projetos em outras cidades, estados, inclusive com trabalho internacional, onde elaborou/ executou o projeto para o palácio protocolar do Morro da Luz, em Luanda, capital da Angola.
 











AuE Soluções: Antes de se projetar um jardim, quais são os fatores a se considerar?

Furcolin: O estilo arquitetônico e os fatores climáticos.

AuE Soluções: Como integrar a arquitetura do local com o projeto paisagístico?

Furcolin: O paisagismo deve estar em sinergia com a arquitetura, assim seguindo o mesmo estilo e valorizando os pontos fortes da mesma e amenizando possíveis pontos fracos. A criação de espaços externos também potencializa a arquitetura criando refúgios que atraem os moradores para uma maior interação com a natureza.



AuE Soluções: Você segue algum estilo ou tendência ao projetar seus jardins?

Furcolin: A arquitetura e os fatores climáticos balizam o estilo do paisagismo.

AuE Soluções: Qual a vantagem da execução e da manutenção do jardim ser feita pela equipe do profissional que elaborou o projeto paisagístico?

Furcolin: Costumamos dizer que a cristalização de um bom projeto só ocorre com uma execução criteriosa, atenta, carinhosa e fiel ao projeto, o que invariávelmente só ocorre quando executada pelo autor do projeto. A nossa experiência até hoje confirma esta realidade. A manutenção já envolve os olhos do proprietário, que é um aliado para que o projeto não se descaracterize.

O paisagismo deve estar em sinergia com a arquitetura, assim seguindo o mesmo estilo e valorizando os pontos fortes da mesma e amenizando possíveis pontos fracos.


AuE Soluções: Como o paisagismo pode funcionar como uma ferramenta para a preservação e para a recuperação do meio ambiente?

Furcolin: Integramos constantemente espécies nativas de interesse paisagístico. Pesquisamos novas espécies que as vezes passam desapercebidas e procuramos integrá-las a futuros projetos.

AuE Soluções: Conte-nos um pouco sobre o projeto Raízes do Brasil?

Furcolin: Foi um projeto realizado em 2000 comemorando os 500 anos do Brasil que resultou no plantio de mais de 60.000 mudas de Caesalpinea echinata - Pau-Brasil. Institucionalmente mais de 1.100 escolas receberam mudas de pau-brasil para serem plantadas em seus patios, colaborando para que a triste pesquisa que indicava que 92% da população jamais tinham visto ou tocado numa muda de pau-brasil, apesar de conhecerem sua importância, pudesse ser revertida.



AuE Soluções: Quais são as ferramentas de trabalho que você utiliza em seu dia-a-dia?

Furcolin: Papel manteiga, canetas, lápis, giz de cera, pastel seco, na primeira fase do desenvolvimento do projeto. Na segunda fase Autocad, AutoLANDSCAPE, SketchUp, entre outros.

AuE Soluções: Fale-nos sobre seu projeto do Palácio Protocolar do Morro da Luz, em Luanda, capital de Angola?

Furcolin: Fazer este projeto foi uma experiência única e emocionante com todas as dificuldades inerentes à executar um jardim de 80.000 metros em outro país, récem saido de guerra civil. Na época todas as plantas partiram do Brasil via marítima em containers específicos que demoravam em média 20 a 25 dias para cruzar o Oceano Atlântico. Somadas as dificuladades com a mão de obra, irrigação e entendimento, apesar de falarem a mesma língua. Esse projeto foi executado em aproximadamente 70 a 80%. Participou junto com nosso escritório o eng. agrônomo Newton Erbolato Junior e o engenheiro agrônomo residente da obra Marcelo Macedo Lopes.



AuE Soluções: Dentre os inúmeros projetos que você realizou, qual deles você destacaria?

Furcolin: Como sou apaixonado pelo meu trabalho todos os nosso projetos tem importância especial, mas estamos dentre grandes projetos da atualidade envolvidos na criação do Parque Botânico da cidade de Campinas, em área de 800.000m2. Participam deste projeto Arq. Marina Gwyther, Enga. Agrônoma Pesquisadora Doutora Dionete Santin, o eng. agrônomo chefe da cadeira de plantas ornamentais do Instituto agrônomico de Campinas Dr. Luiz Matthes e HMK arquitetura.



Veja mais fotos deste projeto

Veja o projeto em CAD


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: ROBERTO VIEIRA CABRAL - Data: 24/02/2013 11:46:40

Olá meu nome é roberto moro no guarujá e tenho uma firma de paisagismo, atualmente fazendo o paisagismo para á prefeitura aqui da cidade do guarujá, se alguns paisagista quizerem passar mão de obra eu faço em qual quer lugar seja onde for, meu tel; 13/ 3353-6304.......13/ 9763-6304.


AuE Responde: Roberto, você pode se cadastrar gratuitamente no http://www.paisagismodigital.com e divulgar seus serviços no Forum



2 - Autor: Otávio Arantes - Data: 11/07/2011 17:58:56

Excelente



3 - Autor: Cristiane - Data: 25/12/2008

olha este projeto



4 - Autor: Cecília Gontijo - Data: 16/11/2008

poderia ter sido um pouco maior. Pois alexandre tem muito o que nos ensinar!




Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*