AutoLANDSCAPE e VisualPLAN:Aprenda a utilizar a ferramenta Plantação e inserir hachuras com Polyline

Autor: Carolina da Silva Basilio - Data: 11/12/2017

AutoLANDSCAPE

Capitular O AutoCAD ou IntelliCAD oferece diversas ferramentas básicas para a construção do desenho como line, rectangle, polyline, entre outras, para a utilização de algumas ferramentas de inserção de vegetações e pisos, ou seja, itens que normalmente utilizam a hachura como representação, é necessário utilizar a polyline para a construção do desenho para que o AutoLANDSCAPE reconheça a área de inserção da hachura e posteriormente o VisualPLAN reconheça o item. Neste tutorial será apresentado os procedimentos corretos para inserir hachuras utilizando a polyline como ferramenta de inserção de vegetações e pisos.

1 - Abra seu arquivo .DWG com o projeto. O exemplo abaixo tem como destaque a área que será utilizada para demonstrar as ferramentas.

Área em destaque

2 - Para o desenho deste canteiro será utilizada a ferramenta polyline. É importante ter atenção na barra de comando do AutoCAD para realizar o procedimento corretamente. Após selecionar a ferramenta polyline, o AutoCAD irá pedir para clicar no ponto inicial da polyline.

Ponto inicial da ferramenta Polyline

3 - Ao clicar no ponto inicial o comando questiona qual o tipo de ferramenta será utilizada para realizar o desenho (1), no caso será utilizado a ferramenta Arc. Digite A (2), em seguida aperte ENTER para confirmar o comando.

Selecionar Arc

4 - Para mudar a ferramenta de desenho digite a letra inicial do comando e aperte ENTER para confirmar a escolha do comando. No caso abaixo foi digitado L para acionar a ferramenta LINE.

Ferramenta Line

5 - Após ter utilizado a ferramenta Line e fechado a área, o desenho ficará como na imagem abaixo:

Desenho com Line após ser fechado

6 - Para inserir uma vegetação dentro desta POLYLINE escolha a ferramenta Preenche uma Pline/Spline existente do AutoLANDSCAPE. Para utilizá-la clique na ferramenta, selecione a Pline ou Spline que deseja inserir a vegetação e aperte ENTER.
Neste exemplo foi utilizada a vegetação ZOJA e no modo Hachura Colorida.

Inserindo vegetação na Polyline

7 - Após inserida a vegetação na Polyline, ao lado será inserida outra vegetação utilizando a ferramenta Preenche com Boundary. Para utilizá-la clique dentro da área que deseja inserir o item e logo será criado uma Polyline e a área será preenchida com a hachura selecionada.

Inserindo vegetação com Boundary

8 - Após a utilização das ferramentas as diferentes áreas deverão apresentar suas hachuras, como na imagem abaixo. Lembrando que caso tenha que modificar a vegetação ou piso é necessário que apague tanto a hachura quanto a Polyline, pois as informações dos itens estão inseridos na Polyline. É importante ter atenção sobre esta questão, caso seja necessário utilizar o CalcLANDSCAPE ou VisualPLAN para que as informações sejam transmitidas corretamente. Abaixo é apresentado o exemplo das hachuras inseridas e finalizadas.

Hachuras

9 - Para dar continuidade ao exemplo será utilizado o VisualPLAN, para visualização em 3D. Clique na ferramenta destacada na imagem abaixo.

Abrindo o VisualPLAN

10 - Em seguida será aberto o programa VisualPLAN. Abaixo está destacado as coordenadas X e Y. Para que o desenho possa ser aberto e visualizado automaticamente é importante que ele seja desenhado próximo as coordenadas 0,0 no AutoCAD ou IntelliCAD. Isto determina a visualização, considerando que o VisualPLAN sempre busca o projeto na coordenada 0,0.

Indicação da origem no VisualPLAN

11 - Para tornar a visualização das vegetações rasteiras, inseridas através de hachuras, mais real, o VisualPLAN tem disponível a ferramenta Plantação. Para utilizá-la clique na aba Formatação, selecione a vegetação e em seguida na ferramenta Plantação, destacada na imagem abaixo.

Ferramenta plantação

12 - Na imagem temos a comparação da vegetação não utilizando a ferramenta (1) Plantação e a outra utilizando, mostrando que é possível tornar o desenho mais real.

Comparativo do projeto com e sem o uso da ferramenta plantação


Veja também:

  • Conheça as hachuras exclusivas do AutoLANDSCAPE e melhore a representação de seus projetos no CAD
  • AutoLANDSCAPE aliado ao VisualPLAN: Projetos mais realísticos
  • Como utilizar a nova plataforma VisualPLAN através do AutoLANDSCAPE 2018
  • AutoLANDSCAPE 2018: Como criar platôs e taludes com o auxílio do VisualPLAN
  • AuE 2018: Integração de projeto com HydroLANDSCAPE, AutoLANDSCAPE e VisualPLAN


    Compartilhar:



  • Softwares para paisagismo e irrigação.


    ---
    Paisagismo digital: Tudo sobre paisagismo e Jardinagem
    Conheça os softwares da AuE
    Guia: Destaque-se no mercado de paisagismo
    AuE Network - descubra como usar o AutoLANDSCAPE e o PhotoLANDSCAPE como vitrine de seus produtos !
    Porque você precisa começar a utilizar um software para paisagismo agora!

    Inclua seu banner aqui

    Enquete
    Qual é o seu perfil?






     

    Todas as enquetes


    Conversar no Whatsapp