Consultoria técnica em paisagismo: o que é, por que contratar ou ser contratado?

Autor: Maria Cândida - Data: 13/08/2019



Para orientar a criação de um novo espaço, repaginar ambientes ou avaliar possíveis mudanças. Esses são alguns dos motivos que levam as pessoas a contratarem uma consultoria em paisagismo. Mas o que é, realmente, essa consultoria? De que forma ela será útil para você e para o seu cliente?
Continue a leitura para descobrir essas e outras respostas.


O que é consultoria técnica em paisagismo?

A consultoria técnica em paisagismo é um serviço que tem como objetivo encontrar soluções paisagísticas para ambientes internos ou externos de forma rápida e acessível. Para além das plantas, outros fatores são levados em conta, como iluminação natural e artificial, ventilação e equipamentos urbanos de lazer e esporte, caso existam.

Você que já atua no paisagismo a algum tempo, pode oferecer esse tipo de serviço para o seu cliente e aumentar a renda do seu escritório. Esse tipo de serviço gera um caixa rápido e aumenta as suas chances de aumentar o seu faturamento oferecendo outros serviços agregados, como é o caso da implantação ou manutenção do jardim.

Agora se você ainda se sente inseguro na hora de encontrar as melhores soluções paisagísticas ou na escolha da planta ideal, pode contratar por hora o serviço de consultoria tanto para ter base para criar um novo espaço quanto para reformar um ambiente.

Para qualquer tipo ou escala de projeto, a consultoria serve para lhe trazer as melhores decisões a um preço mais acessível para o seu cliente e com isso garantir a preservação do seu portfólio. E como você deve saber, portfólio garantido é sinônimo de mais clientes!

E como a consultoria vai me ajudar a me consolidar no mercado?

Para que você realmente contrate uma consultoria técnica de qualidade que irá proporcionar um resultado final de excelência para o seu cliente é fundamental que você se atente para o seguinte ponto: procure profissionais capacitados e que já tem larga experiência no mercado.

Aqui no Arquitetos da Paisagem nós oferecemos esse tipo de serviço para você que está iniciando ou já atua no mercado de Arquitetura e Paisagismo e podemos te ajudar através da Consultoria Técnica a potencializar o seu projeto de arquitetura e Paisagismo.

Por que esse ponto é tão importante?

Porque somente quem já possui anos de experiência criando e implantando jardins e que também oferece cursos voltados para a área de Paisagismo é quem vai ter um olhar mais aprofundado para o seu projeto e para o resultado dele.

Desta forma, a consultoria será bem apontada para suas necessidades, tornando a montagem ou remodelagem do seu projeto e do jardim do seu cliente mais prática e assertiva.

Por que contratar a consultoria técnica em paisagismo?

Nos tópicos anteriores você conferiu uma prévia dos motivos, mas agora vamos detalhar um pouco mais as razões para contratar uma consultoria. Basta continuar a leitura!

1) Orientação

Se este tópico parece bobagem para você, não se engane. Ser bem orientado é extremamente útil quando não se pretende perder tempo e dinheiro. Esta orientação servirá ao apontar quais espécies você deverá utilizar, levando em conta o jardim que você deseja, mas também outros aspectos relacionados ao ambiente, técnicas construtivas de preparo do solo, etc.

Por exemplo: digamos que você vai montar um jardim para o seu cliente, em uma área com bastante sol e vento. Escolher espécies que não toleram altas temperaturas ou luminosidade intensa e direta será um erro. Optar por plantas frágeis onde há muito vento é outro erro. Logo suas plantas vão murchar, morrer e você ficará frustrado e o seu cliente furioso porque investiu tempo e dinheiro em um profissional que não lhe trouxe as melhores soluções!

É neste ponto que se mostra importante conhecer não apenas as plantas, mas também avaliar outras condições do ambiente onde será desenvolvido seu jardim, no nosso site do Arquitetos da Paisagem falamos um pouco mais sobre esses aspectos relacionados à Consultoria no Planejamento da Paisagem e na escolha dos componentes que compõem a paisagem. Acessa lá!

2) Otimize tempo e gastos


Ao ser bem orientado sobre como montar o seu projeto de paisagismo, consequentemente as coisas vão correr de forma mais simples. Esta é outra vantagem para quem quer evitar possíveis erros e transtornos com o cliente.

Recebendo os direcionamentos necessários, você vai recorrer apenas às espécies, acessórios e materiais necessários ao invés de tentar diversas plantas e flores, ou ainda fazer o seu cliente comprar um lindo vaso enorme que não terá utilidade ou espaço.

3) Mostre ao seu cliente a importância de se ter um
acompanhamento profissional


Este terceiro ponto é essencial.
Depois que você oferecer ao seu cliente a consultoria você pode também vender o serviço para acompanhar o desenvolvimento do paisagismo para qual a consultoria foi contratada. Na minha empresa, a Flora Nativa: Arquitetura da Paisagem, nossas consultorias incluem visitas periódicas de profissionais que averiguam o desenvolvimento e execução do projeto.

Esta medida é uma forma de garantir a execução correta do que foi pensado pela Flora. Como toda consultoria é oferecida a partir de uma determinada linha de raciocínio, e todas as partes com suas devidas justificativas, a execução correta é imprescindível.

Além disso, esses acompanhamentos também têm como objetivo estar a par de possíveis imprevistos que aconteçam durante a execução. Com o paisagismo devidamente executado, o cliente recebe também um manual de manutenção do paisagismo. Assim, o cliente terá todas as orientações necessárias para manter seu jardim bem cuidado e o ambiente agradável.
Mas sobre esse outro tipo de serviço eu te falo nos próximos artigos!

Se você ficou interessado em saber mais sobre como eu posso te ajudar a encantar os seus clientes através da Consultoria Individual Técnica, de Carreira ou Negócio, acesse agora o Arquitetos da Paisagem.

Nossa equipe está preparada para lhe ouvir e guiar na criação ou reforma dos seus projetos de paisagismo. Não deixe para depois, diga como podemos lhe ajudar!

Nos acompanhe também:
No Instagram @arquitetosdapaisagem @flora_nativa
No Facebook : Arquitetos da Paisagem
Ou acesse o nosso site: Arquitetos da Paisagem

Leia também:

  • Paisagismo na prática: A nova coluna da Revista AuE Paisagismo
  • Arquitetos da Paisagem : Vamos juntos transformar as paisagens!

  • Compartilhar:


    Anterior Próximo

    Veja como aliar tecnologia ao ensino de paisagismo e irrigação

    Comentar
    Nome:
    E-mail:
    Comentário:
    Avalie está matéria:



    ---
    Entrevista
    O agrônomo Pablo Henrique fala sobre os desafio da irrigação na Agricultura Urbana
    O agrônomo Pablo Henrique fala sobre os desafio da irrigação na Agricultura Urbana

    O sistema de irrigação quando bem planejado e executado, é uma das garantias de água para o futuro

    Resultado do IV Concurso Internacional de Fotomontagem AuE Software - 2019
    Resultado do IV Concurso Internacional de Fotomontagem AuE Software - 2019

    Concurso realizado durante o mês de julho para clientes que utilizam o Software Photolandscape, foram apresentados 15 projetos de fotomontagens.

    Lançamentos
    Baixe grátis o vídeo do CalcLANDSCAPE na biblioteca da AuE Software
    Baixe grátis o vídeo do CalcLANDSCAPE na biblioteca da AuE Software

    Baixe grátis na Biblioteca da AuE Software o vídeo do programa para criar orçamento de projetos de paisagismo o CalcLANDSCAPE.

    Ebook Gratuito: IV Concurso de fotomontagem com PhotoLANDSCAPE
    Ebook Gratuito: IV Concurso de fotomontagem com PhotoLANDSCAPE

    Baixe grátis o Ebook IV Concurso de fotomontagem.

    Coluna do Usuário
    Novas modalidades de cursos sobre os softwares
    Novas modalidades de cursos sobre os softwares

    Novidade sobre os cursos ofertados para nossos clientes. Faça um curso e saiba mais sobre os softwares.

    Ensino de paisagismo
    Cursos em Brasília: Escola de Paisagismo de Brasília e AuE Software promovem curso em Brasília
    Cursos em Brasília: Escola de Paisagismo de Brasília e AuE Software promovem curso em Brasília

    A AuE Software e a Escola de Paisagismo de Brasília promovem curso dos programas AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE, VisualPLAN e HydroLANDSAPE em Brasília

    Paisagismo Profissional e Consciente
    Paisagismo Profissional e Consciente

    Se formos conscientes no uso do nosso espaço já estaremos sendo sustentáveis, se conseguirmos transpor esse conceito aos nosso clientes melhor ainda.

    Consultoria técnica em paisagismo: o que é, por que contratar ou ser contratado?
    Consultoria técnica em paisagismo: o que é, por que contratar ou ser contratado?

    O que é essa consultoria? De que forma ela será útil para você e para o seu cliente? Continue a leitura para descobrir essas e outras respostas

    Cursos em Holambra: Agende-se, para aprender os programas AuE Software
    Cursos em Holambra: Agende-se, para aprender os programas AuE Software

    Veja as datas dos cursos da AuE Software em parceria com o Centro Paisagístico Gustaaf Winters em Holambra/SP para 2020.

    Dicas Técnicas
    Webinar para usuários dos softwares de paisagismo AuE
    Webinar para usuários dos softwares de paisagismo AuE

    Queremos que nosso clientes possam usufruir dos benefícios oferecidos pelos softwares, para isso iremos entregar um conteúdo exclusivo no Youtube!

    AutoLANDSCAPE 2018: Organizamos o conteúdo para você
    AutoLANDSCAPE 2018: Organizamos o conteúdo para você

    Veja o conteúdo da revista AuE Paisagismo organizado para você aprender o AutoLANDSCAPE

    HydroLANDSCAPE 2018: Organizamos o conteúdo para você
    HydroLANDSCAPE 2018: Organizamos o conteúdo para você

    A AUE está disponibilizando nesta edição um compêndio de matérias técnicas que irão auxiliar os usuários com a utilização do nosso programa.

    PhotoLANDSCAPE 2018: Organizamos o conteúdo para você
    PhotoLANDSCAPE 2018: Organizamos o conteúdo para você

    Conjunto de links de matérias técnicas para o PhotoLANDSCAPE

    Ecologia
    Quando o lixo vira luxo!
    Quando o lixo vira luxo!

    O bom exemplo de hoje vem de uma pequena cidade mineira, São Geraldo, na Zona da Mata.

    Novidades
    Brasília espera por você na  FestFlor Brasil!
    Brasília espera por você na FestFlor Brasil!

    Serão 4 dias de muita Flor, Área de Exposição, Palestras, Seminários e Workshops com alguns dos maiores profissionais da área. 

    "Jornada de Arquitetura e Urbanismo" da FAU Barão de Mauá
    "Jornada de Arquitetura e Urbanismo" da FAU Barão de Mauá

    Data 19/08/2019 Horário 19h às 22h35 Local Centro Universitário Barão de Mauá - Unidade Camilo de Matos - Rua Camilo de Mattos, 2211 / Jd. Paulista

    Notícias
    HydroLANDSCAPE, na Academia Rainbird, em Goiânia
    HydroLANDSCAPE, na Academia Rainbird, em Goiânia

    O treinamento do uso do HydroLANDSCAPE, na Academia Rainbird, em Goiânia, com grande sucesso, ocorreu em 26 de julho deste ano.

    Aue Software marca presença na Expo Paisagismo 2019
    Aue Software marca presença na Expo Paisagismo 2019

    A EXPO PAISAGISMO chega a sua 2ª edição como o evento fundamental para o mercado de paisagismo, jardinagem e arquitetura sustentável.

    Resultado - 5º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano ANP
    Resultado - 5º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano ANP

    Durante a Expo Paisagismo que aconteceu em São Paulo, a Aue participou da entrega de prêmios aos vencedores 5º Concurso Nacional de Paisagismo

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 16 No 182 / Julho de 2019

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Projeto Firenze

    Angela Cristina Herberts Haag

    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Agenda

    Agenda de Eventos de Paisagismo

    Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

    X

    Revista gratuita AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *